Menu
2020-10-13T11:25:50-03:00
Ivan Ryngelblum
Ivan Ryngelblum
Jornalista formado pela PUC-SP, com pós-graduação em Economia Brasileira e Globalização pela Fipe. Trabalhou como repórter no Valor Econômico, IstoÉ Dinheiro e Agência CMA.
APOSTAS

Credit Suisse prefere siderurgia e mineração a papel e celulose, de olho no 3º trimestre

CSN deve apresentar o melhor desempenho entre as companhias do universo de cobertura do banco

13 de outubro de 2020
11:25
siderurgia-siderúrgica
Imagem: Shuttertstock

Se você investe, ou está de olho, em empresas do setor de commodities, o Credit Suisse recomenda que você esteja comprado em nomes do setor de siderurgia e mineração, considerando as expectativas para os resultados do terceiro trimestre.

Para os analistas Caio Ribeiro e Gabriel Galvão, o segmento deve apresentar um robusto crescimento entre o segundo e terceiro trimestre, puxado pela retomada do mercado interno e os ajustes de preços feitos nos últimos meses.

Eles acreditam que a CSN deve apresentar o melhor desempenho entre as companhias de seu universo de cobertura, graças à valorização do minério de ferro no trimestre, aumento das vendas da commodity e do aço, além dos resultados positivos no mercado interno.

“Nós também esperamos que Gerdau e Usiminas apresentem resultados robustos, ajudadas pela melhora sequencial nos volumes de aço e nos preços. Os resultados da Usiminas também devem ser impulsionados por um bom desempenho da divisão de minério de ferro”, diz trecho do relatório do Credit Suisse.

A expectativa para a Vale também é positiva, com a combinação de maiores vendas, minério de ferro valorizado e redução de custos provocando um crescimento do lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) no terceiro trimestre.

Fuja de papel e celulose

Já o segmento de papel e celulose deve continuar tendo desempenho fraco, na comparação trimestral, segundo o Credi Suisse, porque os preços da celulose permanecem baixos e as compras no período foram fracas, afetadas pelas férias de verão no hemisfério norte, que acabam reduzindo as compras.

Com isto, Klabin e Suzano devem registrar desempenho fraco no período, segundo os analistas do Credit Suisse.

A exceção deve ficar por conta da Irani Papel e Embalagem, com estabilidade do Ebitda entre o segundo e terceiro trimestre, graças à boa demanda por papelão no período.

Mas o período ruim para o segmento deve ficar para trás. “Acreditamos que esta pressão sobre o preço da celulose no trimestre está basicamente precificada e, em nossa visão, o mercado neste momento está mais concentrado em se o preço da celulose vai se recuperar no quatro trimestre (que esperamos ser o caso)”, diz trecho do relatório do Credit Suisse.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Triste marca

Brasil registra mais de 500 mil mortos por covid-19

Em 24 horas foram 2.301 óbitos e 82.288 novos casos. Em nota, Conass ressalta que o Brasil tem 2,7% da população mundial, e é responsável por 12,8% das mortes

Here comes the sun

Energia solar ruma para liderança no País até 2050

O sol será responsável por 32% da geração, ao mesmo tempo em que a participação das hidrelétricas deve cair para cerca de 30%

ESTRADA DO FUTURO

Os três setores mais lucrativos em tecnologia, e por que você deve investir neles

Integração entre softwares e Inteligência Artificial são dois dos segmentos que devem fazer parte de qualquer portfólio de investimentos vencedor

Ano de eleição

Promessas de Bolsonaro estouram “folga” do Orçamento em 2022

A ampliação do Bolsa Família e um eventual aumento de 5% nos salários do funcionalismo público já superam o espaço adicional de R$ 25 bilhões para o próximo ano

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies