Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2020-11-23T14:44:46-03:00
Ivan Ryngelblum
Ivan Ryngelblum
Jornalista formado pela PUC-SP, com pós-graduação em Economia Brasileira e Globalização pela Fipe. Trabalhou como repórter no Valor Econômico, IstoÉ Dinheiro e Agência CMA.
DINHEIRO NO BOLSO

BB Investimentos muda carteira de dividendos após resultados do 3º trimestre

Analistas avaliam que retomada da economia fomenta a expectativa de melhores resultados, resultando no maior pagamento de proventos

23 de novembro de 2020
14:44
Imagem mostra moedas caindo de torneira
Imagem: Shutterstock

O BB Investimentos realizou quatro mudanças em sua Carteira de Dividendos Proativa, levando em conta os resultados obtidos no terceiro trimestre, as perspectivas de retomada da economia e oportunidades de mercado.

Segundo os analistas Hamilton Moreira Alves e José Roberto dos Anjos, também foi levado em consideração o momento técnico, o caixa acumulado, o histórico como pagador de proventos e a propensão futura de auferir e distribuir maiores lucros.

Com base nestes critérios, eles incluíram as seguintes ações na carteira:

  • Copel PNB (CPLE6);
  • Mahle Metal Leve ON (LEVE3);
  • Tupy ON (TUPY3) e;
  • Vale ON (VALE3)

Para o lugar delas, foram retiradas as seguintes ações:

  • Copel ON (CPLE3);
  • Engie Brasil ON (EGIE3);
  • Enauta ON (ENAT3) e;
  • AES Tietê Unit (TIET11).

Com estas mudanças, a Carteira de Dividendos Proativa do BB Investimentos passou a ser composta pelos seguintes papéis (cada um tem uma participação de 10% no portfólio):

  • Copel PNB (CPLE6);
  • Copasa ON (CSMG3);
  • Itaúsa PN (ITSA4);
  • Mahle Metal Leve ON (LEVE3);
  • Sanepar Unit (SAPR11);
  • Taesa Unit (TAEE11);
  • ISA Cteep PN (TRPL4);
  • Tupy ON (TUPY3);
  • Vale ON (VALE3) e;
  • Telefônica Brasil PN (VIVT4).

Perspectivas econômicas

Para os analistas do BB Investimentos, a expectativa é de crescimento da economia e aumento do consumo no médio prazo. A inflação deve permanecer sob controle e a taxa básica de juros (Selic) em patamares historicamente baixos “por período prolongado”.

“A percepção de melhoria econômica para 2021 fomenta a expectativa de melhores resultados para as companhias que, por sua vez, poderão distribuir mais proventos (dividendos e juros sobre capital próprio)”, diz trecho do relatório.

IDIV

O cenário também será favorável para o desempenho do índice de boas pagadoras de dividendos da B3, o IDIV, de acordo com o BB Investimentos.

Os analistas destacaram que ele mostrou boa recuperação em junho, depois do tombo provocado pela crise de covid-19. No segundo semestre, ele ensaiou continuidade de ganhos, mas foi perdendo forças e voltou em outubro praticamente ao patamar do final de junho.

“Entretanto, com as divulgações de promissores resultados de empresas do terceiro trimestre, avançou com incremento de volume”, diz trecho do relatório.

O IDIV já superou a marca de 6 mil pontos e chegou a testar a resistência dos 6,2 mil pontos. Diante da perspectiva de melhora econômica no ano que vem, os analistas do BB Investimentos acreditam que o índice poderá buscar logo o nível a partir do qual foi precificado mais incisivamente o efeito da pandemia, na casa de 6,6 mil pontos.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

Entrevista

Um dos maiores gestores de fundos imobiliários do mercado avisa: os shoppings estão baratos e o investidor ainda não percebeu

CEO da HSI, que tem R$ 11 bilhões sob gestão, diz que os shoppings estão começando a apresentar resultados como os de antes da pandemia e vê demanda de residencial alto padrão ainda forte

Casamento legal

Cade mantém aprovação de compra de fatia da BRF (BRFS3) pela Marfrig (MRFG3)

A conselheira que havia pedido a reabertura da análise da operação mudou de posição e desistiu da reavaliação

SEGURADORA EM APUROS

Vítima de ataque cibernético, Porto Seguro (PSSA3) diz ter restabelecido canais após quase uma semana de instabilidade

Corretores ouvidos pela reportagem disseram que, nos últimos dias, os sistemas da seguradora apresentaram problemas

CRYPTO NEWS

Cotação do bitcoin (BTC) bate recorde histórico — o que fazer com a criptomoeda a partir de agora?

Depois de alguns meses sendo um investimento “ruim”, porque teve 50% de queda, o bitcoin volta a ganhar os holofotes do mercado e as manchetes da mídia especializada

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Auxílio Brasil, recorde do bitcoin, balanço da Tesla e produção da Vale: confira as principais notícias do dia

Com a temporada de balanços americana trazendo resultados animadores, o empurrãozinho em direção a um dia de ganhos poderia ter sido maior, mas não tem como negar que a grande pedra no sapato do investidor brasileiro é o novo programa social pretendido pelo governo federal. O saldo final do pregão de hoje foi positivo, mas […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies