Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2020-03-11T20:09:09-03:00
Bruna Furlani
Bruna Furlani
Jornalista formada pela Universidade de Brasília (UnB). Fez curso de jornalismo econômico oferecido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tem passagem pelas editorias de economia, política e negócios de veículos como O Estado de S.Paulo, SBT e Correio Braziliense.
DE OLHO NA VALE

Após desastres, Vale anuncia instalação de comitê de auditoria e proposta para criar diretoria de compliance

A companhia informou também que o comitê será composto por, no mínimo, três membros, sendo que dois deles nomeados hoje pelo Conselho de Administração

11 de março de 2020
20:09
Navio da Vale
Imagem: Agência Vale

Depois dos desastres de Brumadinho e de Mariana, a Vale (VALE3) anunciou hoje (11) ao mercado que vai instalar um comitê de auditoria e que vai submeter proposta para criar também uma diretoria de compliance. No caso do comitê, a ideia é que ele ajude a supervisionar a auditoria interna, além da área de controles internos e a área de elaboração de demonstrações financeiras da mineradora.

No documento, a companhia informou que o comitê será composto por, no mínimo, três membros, sendo que dois deles nomeados hoje pelo Conselho de Administração. Os nomes escolhidos foram Isabella Saboya de Albuquerque e Luciana Pires Dias.

A primeira é conselheira de administração independente da Vale e da companhia Wiz Soluções. E já atuou nas instituições Jardim Botânico Investimentos, Investidor Profissional, Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Banco Icatu.

Já Dias é advogada, com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) e 23 anos de experiência profissional nas iniciativas pública e privada, tendo se especializado em regulação de mercado de capitais, direito societário e governança corporativa ao longo dos anos. Ela também teve passagens pela CVM e por escritórios de advocacia no Brasil e nos Estados Unidos.

A diretoria de compliance, por sua vez, deverá responder pelas áreas de integridade e auditoria interna, além da gestão do canal de denúncias. Mas a sua criação ainda depende da aprovação em Assembléia Geral dos Acionistas que será feita em 30 de abril deste ano.

No momento, apenas houve a deliberação do Conselho de Administração para que seja revisado o Estatuto Social da Vale e que seja feita a inclusão de uma diretoria de compliance na proposta. Por essa razão, a mineradora ainda não anunciou nenhum nome para a diretoria.

"A criação do CCO reforçará o modelo de gestão de riscos da Vale em sua terceira linha de defesa, supervisionando a integridade corporativa da organização e corroborando com o cumprimento das leis, regulamentos, políticas e procedimentos, com autonomia e independência da gestão", disse a empresa no documento.

No ano, os papéis da companhia apresentam desvalorização de 24,20%. Hoje (11), as ações da Vale terminaram o dia cotadas em R$ 40,74, o que representa uma queda de 9,08%.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

ATENÇÃO, ACIONISTA

Hapvida (HAPV3) vai recomprar até 100 milhões de ações; papéis acumulam queda de 17% no ano

A operadora de saúde anunciou hoje que dará início a um programa de recompra de papéis com duração de até 18 meses

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Ibovespa fecha semana no azul, Nubank valendo bilhões a menos e primeiro ETF cripto dos EUA: veja as principais notícias desta sexta

Em uma limousine brilhante, o Ibovespa chegou atrasado para a festa das bolsas globais — mas chegou.  Os balanços das empresas europeias e americanas abriram as portas do salão de baile: com o bom resultado das companhias, dados mistos da economia e um desenho mais nítido da retirada de estímulos monetários, Wall Street brilhou.  O […]

CRIPTOMOEDAS

Quais as dificuldades na regulamentação do Bitcoin e demais criptomoedas?

Analista de criptomoedas, Valter Rebêlo, comenta sobre o processo de regulamentação das criptomoedas ao redor do mundo

FECHAMENTO DO DIA

Ibovespa tira uma lasquinha da festa das bolsas globais e sobe mais de 1% na semana; dólar recua após atuações do BC

Com uma bolsa descontada após as turbulências recentes, o Ibovespa tinha tudo para chegar cedo nessa festa, mas foi preciso que o Banco Central assumisse a condução para que a B3 tivesse uma chance.

ALGUNS BILHÕES A MENOS

Nubank prepara IPO com listagem na Nasdaq e na B3 até o fim deste ano, mas deve baixar a pedida no valuation

Meses atrás, a startup buscava ir a mercado avaliada em cerca de US$ 100 bilhões; veja o novo valor de mercado segundo o Broadcast

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies