Menu
2020-11-09T09:43:28-03:00
Estadão Conteúdo
Expansão

Amazon lança novos centros de distribuição no País

Centros logísticos foram inaugurados em Minas, no Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. De 2019, Amazon passou de um a nova CDs no Brasil

9 de novembro de 2020
9:39 - atualizado às 9:43
Caixas da Amazon
Amazon - Imagem: shutterstock

A Amazon anuncia nesta segunda-feira o lançamento de três novos Centros de Distribuição (CDs), localizados na cidade de Betim (MG), Santa Maria (DF) e Nova Santa Rita (RS). De 2019 para cá, a companhia passou de um para oito centros logísticos no País.

"Até mês passado entregávamos em dois dias em mais ou menos 400 cidades. Agora são cerca de 500 cidades", diz o presidente da Amazon no Brasil, Alex Szapiro. Ele diz que já consegue cumprir esse prazo para os assinantes Prime em mais locais, mas não muda a "promessa" para o cliente enquanto a empresa não atingir um nível de cerca de 98% das entregas nesse prazo por semanas recorrentes.

A empresa não deixa claro o porquê da escolha destes Estados nem o quanto foi investido nos lançamentos. Os governadores de cada um dos três Estados, porém, celebraram a vinda dos empreendimentos. O presidente afirma apenas que a escolha não foi pautada por benefícios fiscais e, sim por questões estratégicas. Sobre o centro de distribuição do DF, ele pontua que da cidade é possível servir a regiões como Norte e Nordeste por meio da malha aérea da região. "Nossa estratégia não é regional, é nacional", complementa. Ao todo, a companhia deve gerar 1.500 empregos diretos por meio das novas instalações.

Sobre a estratégia de Black Friday da companhia, Szapiro reafirma que para a Amazon o mais importante é a entrega rápida e a experiência de compra do cliente. De fato, a maior quantidade de CDs é fundamental para a empresa acelerar suas entregas no País, já que seu modelo de negócios no Brasil não envolve lojas físicas.

No País, modelos de negócios multicanais no varejo têm se mostrado eficientes em regiões com mais dificuldades logísticas, com as lojas funcionando como mini centros de distribuição. Sem esse artifício, a Amazon avança de outras formas, fazendo o produto viajar mais, do CD até a casa do cliente.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Ruim, mas nem tanto?

“É um dos países que menos caíram no mundo”, afirma Bolsonaro, sobre queda de 4% no PIB

Para Bolsonaro a queda do PIB só não foi maior devido a movimentação da economia gerada pelo auxílio emergencial.

Queda bilionária

BC tem perda de R$ 5,081 bi com swap cambial em fevereiro

O BC obteve ainda um ganho de R$ 9,699 bilhões com a rentabilidade na administração das reservas internacionais no mês passado.

pandemia em alta

Alta de casos de covid-19 e restrições em SP derrubam ações de varejistas e shopping centers

Governo paulista decide fechar comércio não essencial após estado bater recorde no número diário de mortes

via de mão dupla

PEC do auxílio tem de ter contrapartida, diz Funchal

“Se essa PEC não andar com as contrapartidas, o vulnerável que vai ter o benefício hoje será o desempregado dos próximos anos”, diz Funchal.

Mudanças a caminho

Se PEC for aprovada, 14 Estados já podem congelar salário de servidor

Pela proposta, as medidas de ajuste seriam acionadas sempre que as despesas obrigatórias primárias excedessem 95% das receitas correntes.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies