Menu
2020-04-17T18:19:26-03:00
Felipe Saturnino
Felipe Saturnino
Efeitos da pandemia

Vendas do varejo caem 11,7% em março com coronavírus, diz Cielo

Em termos nominais, as vendas no varejo brasileiro recuaram 9,7% no mês em relação a igual mês de 2019, mostra índice

17 de abril de 2020
15:04 - atualizado às 18:19
varejo eua
Imagem: Shutterstock

Com a propagação do novo coronavírus, a receita de vendas observadas pelos varejistas em março apresentou queda de 11,7%, se descontada a inflação, em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).

Em termos nominais, as vendas no varejo brasileiro recuaram 9,7% no mês, na mesma base de comparação, mostram os dados. Foi o resultado mais negativo apurado pelo índice desde sua criação, em janeiro de 2014, disse a Cielo.

As vendas de março ainda foram beneficiadas pelo calendário, diz a Cielo, citando que o Carnaval de 2019 foi celebrado em março, o que reduziu a base de comparação. Com o ajuste do calendário, a queda foi ainda maior: 12,5% pelo ICVA deflacionado e 10,5% em termos nominais.

Os segmentos de turismo e vestuário foram os mais prejudicados, de acordo os dados do índice. Enquanto isso, artigos de primeira necessidade, como supermercados e farmácias, apresentaram crescimento de vendas.

“A queda foi resultado tanto da diminuição da demanda, já que os consumidores saíram menos às ruas, quanto da oferta, uma vez que muitos lojistas fecharam as portas", disse o diretor de Inteligência da Cielo, Gabriel Mariotto.

No trimestre, as vendas no varejo, descontada a inflação, caíram 2,3%. Na composição do resultado, o bloco de bens não duráveis registrou leve alta, enquanto o de serviços e bens duráveis, queda.

Comentários
Leia também
INVISTA COMO UM MILIONÁRIO

Sirva-se no banquete de investimentos dos ricaços

Você sabe como ter acesso aos craques que montam as carteiras dos ricaços com aplicações mínimas de R$ 30? A Pi nasceu para colocar esses bons investimentos ao seu alcance

UM PORTO SEGURO PARA SEUS INVESTIMENTOS

A economia está morrendo… O que você pode fazer para se salvar?

A impressão de dinheiro nunca gerou prosperidade sustentável. A impressão de dinheiro sempre causou pobreza para os que trabalham por dinheiro. É por isso que eu sugiro que você compre…

coronavírus no brasil

Brasil passa da marca de 1,5 milhão de casos confirmados de covid-19

Do total de infectados até o momento, 868.372 já se recuperaram

ministro da Economia

Presidente está determinado a seguir em frente com reformas, diz Guedes

Guedes voltou a traçar um prognóstico positivo para a recuperação da atividade econômica após o momento mais dramático dos efeitos da pandemia do novo coronavírus

seu dinheiro na sua noite

Aqui, ali, em qualquer lugar

Os protestos surgiram logo no primeiro dia da quarentena aqui em casa. O André, meu filho mais velho, reclamou de tédio, e não demorou até ganhar a adesão da Helena. A situação se acalmou depois que a escola adotou as aulas virtuais. Mas com as férias a partir desta semana já começo a temer por novas “manifestações”. […]

gigante estatal

Petrobras aguarda autorização da ANP para avançar com diesel vegetal

A Petrobras está em fase final de desenvolvimento da tecnologia que permitirá a produção de óleo diesel de origem vegetal em suas refinarias, afirmou o diretor de Relacionamento Institucional da estatal, Roberto Ardenghy

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements