O presidente da XP, Guilherme Benchimol, deu um voto de confiança à responsabilidade fiscal do governo nesta quinta-feira (1º), dizendo que o Brasil conseguirá manter as contas públicas saudáveis, mesmo em meio a dificuldades.
"Tenho certeza de que o Brasil vai conseguir manter as contas públicas nos trilhos", disse Benchimol. A declaração foi dada em um painel da XP Alternative Week, em que também estavam presentes o empresário e bilionário Jorge Paulo Lemann e o fundador da Stone, André Street.
Benchimol reconhece que a situação fiscal atualmente oferece um "desafio", mas que ele vai ser superado.
A fala ocorreu em meio a uma discussão sobre os investimentos de private equity no Brasil, especificamente em relação a um fundo oferecido a uma base mais ampla de investidores, não apenas aos clientes de grandes fortunas, aproveitando a rede construída pela XP, em 2019.
Com aplicação mínima de R$ 150 mil, o fundo acabou captando R$ 1,3 bilhão de 5,4 mil pessoas físicas, em um processo que levou duas semanas.
Benchimol elogiou a iniciativa, dizendo que ela "ajuda a economia real".
O empresário também disse que a economia brasileira está se tornando mais como a do resto do mundo, com juros mais baixos, e que o país está aprendendo agora a investir, uma vez que anteriormente tratava-se de um país de "rentistas".
"O empreendedorismo pode salvar o Brasil", disse Benchimol, no painel.