Menu
2020-03-25T17:42:55-03:00
Projeções difíceis

Prever PIB vai ser igual prever câmbio, diz secretário de política econômica

Secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida que o setor público “não tem tanta liberdade” para revisar projeções do PIB

25 de março de 2020
17:42
Adolfo Sachsida
Adolfo Sachsida, secretário de Política Econômica do Ministério da Economia - Imagem: Reprodução

O secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, afirmou nesta quarta-feira, 25, que o setor público "não tem tanta liberdade" para ficar revisando projeções de Produto Interno Bruto (PIB) com a mesma frequência dos analistas do mercado financeiro, porque as estimativas do governo são usadas como referência para o Orçamento. A atual projeção do governo para o PIB de 2020 é de expansão de 0,02%.

Sachsida, no entanto, que participou de conferência promovida pela Necton Investimentos, ressaltou que a incerteza resultante da crise do coronavírus dificultou a realização de estimativas para o desempenho do PIB.

"Prever o PIB em 2020 será como prever o câmbio", brincou o secretário, em referência à dificuldade que historicamente os economistas têm para acertar o nível do câmbio.

O secretário comentou ainda possíveis medidas para o sistema financeiro.

Ele ressaltou que o Banco Central (BC) tem cuidado bem disso, mas disse que a Secretária de Política Econômica tem uma área para o mercado financeiro na qual algumas medidas podem ser trabalhadas. "Temos entraves para fundos de pensão, seguradoras e mercados de capitais que podem ser melhorados", afirmou.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

REFLEXOS DA CRISE

Pedidos de seguro-desemprego somam 653.160 em junho (-32% em relação a maio)

O número de pedidos de seguro-desemprego chegou a 653.160 em junho, uma queda de 32% em relação a maio, quando foram registrados 960.309 requerimentos. De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pelo Ministério da Economia, os pedidos do beneficio feitos no mês passado representam um aumento de 28,4%, quando comparados com julho de 2019. De […]

NÃO COMPARECE BANANAS E MAÇÃS

Anomalias de um mercado em ebulição

Especulações sobre varejistas dominam o mercado e podem indicar futura bolha a frente: no final, a “mão forte” tende a vencer.

mercado de trabalho

Pedidos de auxílio-desemprego nos EUA caem 99 mil na semana, a 1,314 milhão

O resultado surpreendeu analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam 1,388 milhão de solicitações.

MERCADOS

Ibovespa volta aos 100 mil pontos, mas ‘felicidade’ dura pouco

O Ibovespa começou a quinta-feira (9) em alta e superou pela primeira vez a marca de 100 mil pontos desde que o coronavírus desembarcou no Brasil. Na máxima intradia, o índice atingiu 100.191 pontos. A última vez que ele ficou acima deste patamar foi em 6 de março deste ano. A onda de otimismo, no […]

REFORÇO DE CAIXA

IRB fará aumento de capital de até R$ 2,3 bilhões com garantias de Itaú e Bradesco

Segundo o comunicado, o Bradesco e Itaú, que são acionistas da empresa, se comprometeram a acompanhar o aumento de capital com investimento somado de, no mínimo, R$ 615 milhões.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements