🔴 [NO AR] ESPECIALIZAÇÃO EM IA: PRIMEIRA AULA GRATUITA LIBERADA – ASSISTA AGORA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

efeito coronavírus

Brasil perde 1,1 milhão de empregos com carteira assinada em dois meses

Pandemia derruba vagas formais: em março, país teve 250,7 mil de saldo negativo; no mês seguinte, foram 860,5 mil empregos a menos, segundo o Caged

desemprego emprego caged fila do emprego em são paulo
A situação do emprego no país deve ser o destaque do dia, juntamente com a ata do Copom, de olho no teto de gastos - Imagem: FELIPE RAU / ESTADÃO. - Crédito:FELIPE RAU/ESTADÃO CONTEÚDO/AE

O mercado de trabalho brasileiro perdeu 1,1 milhão de vagas de emprego com carteira assinada em dois meses de crise, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado pelo Ministério da Economia nesta quarta-feira (27).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os dados se referem ao acumulado entre os meses de abril e março, quando a pandemia paralisou as atividades consideradas não essenciais em todo o país. Em abril, foram 860,5 mil vagas a menos — 598,5 mil contratações e 1,4 milhão de desligamentos. No mês anterior, o país perdeu 240,7 mil empregos formais.

Ainda segundo Caged, de janeiro a abril, houve 4,9 milhões de admissões e 5,7 milhões de demissões, resultando em um saldo negativo de 763 mil. No mês passado, todos os setores econômicos registraram saldo negativo.

Os dados desta quarta são os primeiros sobre empregos formais relativos a este ano. O Ministério da Economia havia suspendido a divulgação do Caged alegando que as empresas haviam deixado de enviar informações, após uma mudança no sistema — o que comprometeria a qualidade dos dados.

Economia paralisada

Os dados do Caged se somam a uma serie de indicadores que atestam a paralisação da economia — entre eles a produção industrial e a inflação de abril —, enquanto o instituições financeiras relatam um pessimismo cada vez maior para este ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o Focus, publicação do Banco Central que reúne estimativas de mais de 100 instituições, o Produto Interno Bruto (PIB) deve cair ao menos 5,89% em 2020. Para o governo federal, a tombo deve ser de 4,7%

Leia Também

A LISTA ESTÁ AUMENTANDO...

Depois do JP Morgan, agora é a vez do Morgan Stanley deixar de recomendar a compra de ações brasileiras

FAVORITOS DO C-LEVEL

O que os executivos ouvem? Market Makers está entre os podcasts preferidos; confira o pódio

Prevendo a deterioração do mercado de trabalho, em 1º de abril o governo editou uma Medida Provisória que prevê, entre outras coisas, a redução de jornada e a suspensão de contratos.

Com a medida, a estimativa oficial é de que 8,1 milhões de empregos tenham sido preservados desde o início da crise. Mas no primeiro trimestre deste ano o país já tinha 12,9 milhões pessoas desocupadas, segundo o IBGE — cenário fruto de uma economia que se recuperava de forma lenta desde 2017.

Na última semana, o mercado financeiro ignora a deterioração da economia doméstica. Os investidores sustentam a bolsa no campo positivo com base na retomada parcial das atividades no exterior, entre outras coisas — o Ibovespa sobe 1% nesta quarta-feira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
brasil 26 de agosto de 2026 - 9:00
Fachada da Oncoclínicas (ONCO3). 26 de agosto de 2026 - 8:53
biciletas elétricas bike 25 de agosto de 2026 - 18:00
eclipse lunar lua fenômeno (3) 25 de agosto de 2026 - 17:30
canetas emagrecedoras anvisa (1) ID da foto:2243791302 25 de agosto de 2026 - 16:30
Lotomania fez as vezes da Lotofácil como 'máquina de milionários'. 25 de agosto de 2026 - 14:45
El Niño aquecimento águas oceano 25 de agosto de 2026 - 10:50
Oscar 25 de agosto de 2026 - 10:18
Calendário BPC 2026 25 de agosto de 2026 - 5:08
china adia lançamento água na Lua (1) 24 de agosto de 2026 - 17:07
Casamento ente IA e humanos. 24 de agosto de 2026 - 16:15
simples nacional impostos pequenas empresas 24 de agosto de 2026 - 14:06
Notas de 20 e 50 reais sobre uma mesa preta e uma lâmpada em cima 24 de agosto de 2026 - 12:31
Empresário Vishal Garg 24 de agosto de 2026 - 12:30
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar