Menu
2020-05-05T09:43:06-03:00
Kaype Abreu
Kaype Abreu
Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Colaborou com Estadão, Gazeta do Povo, entre outros.
efeito da pandemia

Produção industrial tomba 9,1% e tem pior março desde 2002

Quarentena fez com que empresas interrompessem a produção, mas período de confinamento não atingiu todo o mês

5 de maio de 2020
9:13 - atualizado às 9:43
máscara indústria coronavírus
Imagem: shutterstock

A produção industrial caiu 9,1% em março, em comparação com o fevereiro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (5). O resultado é o pior para o mês desde 2002.

A queda no mês foi de 3,8% em relação ao mesmo período de 2019, ainda conforme o instituto. O setor industrial acumula baixa de 1,7% no ano e de 1% em 12 meses.

Segundo o gerente da pesquisa do IBGE, André Macedo, o resultado foi impactado pelas paralisações em plantas industriais por causa do isolamento social exigido para combater o novo coronavírus.

“O impacto da pandemia é evidente quando se compara com o mês de fevereiro: a taxa é fortemente negativa e representa a queda mais intensa desde maio de 2018, quando houve a greve dos caminhoneiros”, diz.

A redução de 9,1% na passagem de fevereiro para março foi também a mais acentuada desde maio de 2018 (-11%) e levou o patamar de produção a retornar a nível próximo ao de agosto de 2003.

A quarentena fez com que empresas interrompessem a produção, com férias coletivas ou paralisação de atividades. Mas o período de confinamento não atingiu todo o mês de março e variou de acordo com cada unidade da federação.

O impacto do isolamento social também atingiu os setores de formas diferentes. A atividade que teve o maior impacto negativo foi a de veículos automotores, reboques e carrocerias (-28%), diz o instituto.

"O principal produto afetado foi o de automóveis, mas o segmento de caminhões também apresenta perdas, assim como o de autopeças", diz Macedo.

Os dados divulgados pelo IBGE nesta terça ajudam a dimensionar o impacto da crise do coronavírus sobre a economia. O mercado financeiro já espera uma retração de 3,76% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo o Focus, do Banco Central.

A publicação aponta que a inflação medida pelo IPCA deve ter um avanço de 1,97% em 2020. O IBGE informou uma desaceleração de 0,07% do indicador em março, por causa do isolamento social.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Fechamento

Dólar sobe, Eletrobras fecha em queda no exterior e ações de tecnologia sustentam alta de índices nos EUA

Renúncia de Ferreira Junior ao cargo de presidente da estatal brasileira afeta confiança dos investidores na privatização; S&P 500 e Nasdaq fecham em alta

SD PREMIUM

Segredos da bolsa: Ata do Copom é destaque em meio à preocupação com covid-19 e cenário fiscal

A queda do EWZ, o principal fundo de índice com ações brasileiras em Nova York, indica uma reabertura no vermelho para o Ibovespa na volta do feriado

Futuro da estatal

‘Temos dentro da Eletrobras profissionais capazes de me suceder’, diz Wilson Ferreira

Após deixar presidência, Wilson Ferreira responde se há conflito de interesse ao se manter no conselho da Eletrobras e, ao mesmo tempo, presidir a BR Distribuidora

Expectativas

Novo presidente da Eletrobras (ELET3) deve dar prioridade à privatização, diz Caio Megale

Após saída de Wilson Ferreira, analista afirma que ‘a privatização da Eletrobras tem sua importância pela sua situação atual e pelo seu grau de maturidade (para ser privatizada)’

Reformas

‘Vamos limpar a pauta, destravando o horizonte de investimentos’, diz Paulo Guedes

Ministro prometeu que o governo não irá aumentar impostos e reforçou que a atividade está se recuperando em ‘V’

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies