🔴 META: ‘CAÇAR’ AS CRIPTOMOEDAS MAIS PROMISSORAS DO MERCADO DE FORMA AUTOMÁTICA – SAIBA COMO

A noite dos cristais: a infeliz comparação de Abraham Weintraub com o episódio nazista

se o caro amigo leitor, ou a cara amiga leitora, quiser ganhar dinheiro nas bolsas de valores ou nos mercados futuros, guarde suas paixões políticas no armário.

30 de maio de 2020
11:00 - atualizado às 14:28
(Brasília - DF, 29/05/2019) Ministro da Educação Abraham Weintraub. - Imagem: Carolina Antunes/PR

Numa de suas atitudes infelizes (para não usar adjetivo mais contundente), na quinta-feira o ministro da Educação, Abraham Weintraub, declarou, se referindo ao cumprimento de mandados de busca e apreensão executados pela Polícia Federal contra aliados de Jair Bolsonaro em inquérito sobre ameaças a ministros do STF e disseminação de fake news:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Hoje foi o dia da infâmia, vergonha nacional, e será lembrado como a Noite dos Cristais brasileira. Profanaram nossos lares e estão nos sufocando. Sabem o que a grande imprensa oligarca/socialista dirá? SIEG HEIL”.

Em 1938, na Alemanha nazista, a perseguição aos judeus seguia sua escalada odiosa. No dia 7 de novembro, Herschel Grynszpan, de 17 anos, judeu que se refugiara em Paris, após seu pai ter sido enviado para um campo de concentração, foi até a embaixada alemã na capital francesa e matou a tiros o terceiro-secretário Ernst von Rath.

Em represália, na noite de 9 para 10, partidários de Hitler, em sua maioria integrantes das tropas de assalto SA (Sturmabteilung), saíram pelas ruas das principais cidades alemãs, espancando e matando judeus e incendiando suas casas, lojas e sinagogas.

No dia seguinte, o marechal do Reich, Hermann Göring, detalhou preliminarmente os acontecimentos a seu companheiro de partido, Reinhard Heydrich, diretor da Gestapo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O relatório aparece na página 569 de Ascensão e queda do Terceiro Reich – Triunfo e consolidação 1933-1939, escrito pelo jornalista americano William L. Shirer, que durante anos fora correspondente de imprensa em Berlim:

Leia Também

“A extensão da destruição das lojas e casas judias ainda não pode ser calculada em números (...) 815 lojas destruídas, 171 residências incendiadas ou destruídas indicam somente uma fração do dano real quanto aos incêndios previstos (...) 119 sinagogas foram incendiadas, e mais 76 completamente destruídas (...) 20 mil judeus presos, 36 mortes confirmadas, e o número de feridos graves atingiu também 36. Os mortos e feridos são judeus (...)”

Na própria Alemanha, e História adiante, o episódio ficou conhecido como A Noite dos Cristais.

Weintraub comparar a execução de mandados de busca e apreensão executados pela Polícia Federal brasileira com A Noite dos Cristais hitlerista é um atentado ao bom senso e cria nova frente de atrito para Bolsonaro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se agora do governo de Israel, que tanto apoiou o capitão-presidente. A ponto do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu ter sido o único chefe de governo importante a comparecer à sua posse em 1º de janeiro de 2019.

O curioso é que, na véspera da operação policial contra aliados bolsonaristas, estes, inclusive o presidente, se regozijaram publicamente com o mesmo tipo de ação, só que contra o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, desafeto do Planalto, e sua mulher.

Esquerda ou direita? Nenhum. Olhe para os mercados

Para aqueles leitores que me escrevem pedindo para não falar sobre política, explico que faço isso porque ela sempre influencia o comportamento do mercado, principalmente as cotações da Bolsa e do dólar.

Já para os que me rotulam de socialista, esquerdopata ou petralha, gostaria de explicar que sempre fui favorável às privatizações e ao enxugamento da paquidérmica máquina governamental.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aliás, socialismo não é crime. Muito menos, defeito. É apenas uma corrente política que, entre outras coisas, defende o controle da economia e dos bens de produção nas mãos do Estado. Corrente essa da qual divirjo e sempre divergi, desde os tempos de João Goulart.

Em minha opinião, nos governos Lula e Dilma não houve socialismo. Houve sim, divisão de renda, ficando os petistas com a maior parte e criando programas de distribuição de dinheiro, alimentos e casas populares em troca de votos, no que obtiveram êxito. Só que a fatia dos governantes e seus asseclas era roubada, como ficou provado na operação Lava Jato.

Ao longo de minha vida, me acostumei com o fato de ser chamado de comunista pelo pessoal da direita e de fascista pelo da esquerda. E nem de centro posso dizer que sou pois isso pode ser confundido com Centrão, de melancólica folha corrida.

Pois bem, o mercado não gostou dos conflitos (até agora verbais) políticos desta semana. Mas não houve nenhum pânico. Acho que os investidores e especuladores já estão se acostumando.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos dias em que Bolsa, dólar e taxas de juros estão sendo influenciados pela pandemia de Covid-19, este é meu assunto.

Hoje (estou escrevendo este texto após o fechamento do pregão de quinta-feira, 28 de maio) o mercado está olhando para a contenda Planalto/STF. Amanhã poderá ser o conflito sino-americano. No dia seguinte, para as decisões do FED ou do nosso BC.

Só para completar: se o caro amigo leitor, ou a cara amiga leitora, quiser ganhar dinheiro nas bolsas de valores ou nos mercados futuros, guarde suas paixões políticas no armário. E só as tire de lá quando estiver de férias.

Essa é uma das verdades que o investidor precisa saber. Eu falo de outras delas no meu novo livro "IVAN: 30 LIÇÕES DE MERCADO", que está disponível neste link.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Claro, se for de seu gosto, saia às ruas (após o fim da pandemia, por favor) enrolado na bandeira verde e amarela ou na vermelha e grite à vontade a favor de suas teses.

O artigo quinto da Constituição brasileira lhe garante isso.

Um grande abraço!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
SEXTOU COM O RUY

Dividendos na casa de R$ 10 bilhões? Mesmo depois de uma ótima prévia, a Petrobras (PETR4) pode surpreender o mercado

31 de outubro de 2025 - 6:07

A visão positiva não vem apenas da prévia do terceiro trimestre — na verdade, o mercado pode estar subestimando o potencial de produção da companhia nos próximos anos, e olha que eu nem estou considerando a Margem Equatorial

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Vale puxa ferro, Trump se reúne com Xi, e bolsa bateu recordes: veja o que esperar do mercado hoje

30 de outubro de 2025 - 7:34

A mineradora divulga seus resultados hoje depois do fechamento do mercado; analistas também digerem encontro entre os presidentes dos EUA e da China, fala do presidente do Fed sobre juros e recordes na bolsa brasileira

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O silêncio entre as notas

29 de outubro de 2025 - 20:00

Vácuos acumulados funcionaram de maneira exemplar para apaziguar o ambiente doméstico, reforçando o contexto para um ciclo confiável de queda de juros a partir de 2026

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A corrida para investir em ouro, o resultado surpreendente do Santander, e o que mais mexe com os mercados hoje

29 de outubro de 2025 - 8:10

Especialistas avaliam os investimentos em ouro depois do apetite dos bancos centrais por aumentar suas reservas no metal, e resultado do Santander Brasil veio acima das expectativas; veja o que mais vai afetar a bolsa hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O que a motosserra de Milei significa para a América Latina, e o que mais mexe com seu bolso hoje

28 de outubro de 2025 - 7:50

A Argentina surpreendeu nesta semana ao dar vitória ao partido do presidente Milei nas eleições legislativas; resultado pode ser sinal de uma mudança política em rumo na América Latina, mais liberal e pró-mercado

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A maré liberal avança: Milei consolida poder e reacende o espírito pró-mercado na América do Sul

28 de outubro de 2025 - 7:31

Mais do que um evento isolado, o avanço de Milei se insere em um movimento mais amplo de realinhamento político na região

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os balanços dos bancos vêm aí, e mercado quer saber se BB pode cair mais; veja o que mais mexe com a bolsa hoje

27 de outubro de 2025 - 8:09

Santander e Bradesco divulgam resultados nesta semana, e mercado aguarda números do BB para saber se há um alçapão no fundo do poço

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Só um susto: as ações desta small cap foram do céu ao inferno e voltaram em 3 dias, mas este analista vê motivos para otimismo

24 de outubro de 2025 - 8:03

Entenda o que aconteceu com os papéis da Desktop (DESK3) e por que eles ainda podem subir mais; veja ainda o que mexe com os mercados hoje

SEXTOU COM O RUY

Por que o tombo de Desktop (DESK3) foi exagerado — e ainda vejo boas chances de o negócio com a Claro sair do papel

24 de outubro de 2025 - 6:01

Nesta semana os acionistas tomaram um baita susto: as ações DESK3 desabaram 26% após a divulgação de um estudo da Anatel, sugerindo que a compra da Desktop pela Claro levaria a concentração de mercado para níveis “moderadamente elevados”. Eu discordo dessa interpretação, e mostro o motivo.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Títulos de Ambipar, Braskem e Raízen “foram de Americanas”? Como crises abalam mercado de crédito, e o que mais movimenta a bolsa hoje

23 de outubro de 2025 - 8:21

Com crises das companhias, investir em títulos de dívidas de empresas ficou mais complexo; veja o que pode acontecer com quem mantém o título até o vencimento

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: As ações da Ambipar (AMBP3) e as ambivalências de uma participação cruzada

22 de outubro de 2025 - 20:00

A ambição não funciona bem quando o assunto é ação, e o caso da Ambipar ensina muito sobre o momento de comprar e o de vender um ativo na bolsa

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Caça ao Tesouro amaldiçoado? Saiba se Tesouro IPCA+ com taxa de 8% vale a pena e o que mais mexe com seu bolso hoje

22 de outubro de 2025 - 7:58

Entenda os riscos de investir no título público cuja remuneração está nas máximas históricas e saiba quando rendem R$ 10 mil aplicados nesses papéis e levados ao vencimento

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Crônica de uma tragédia anunciada: a recuperação judicial da Ambipar, a briga dos bancos pelo seu dinheiro e o que mexe com o mercado hoje

21 de outubro de 2025 - 8:00

Empresa de gestão ambiental finalmente entra com pedido de reestruturação. Na reportagem especial de hoje, a estratégia dos bancões para atrair os clientes de alta renda

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Entre o populismo e o colapso fiscal: Brasília segue improvisando com o dinheiro que não tem

21 de outubro de 2025 - 7:35

O governo avança na implementação de programas com apelo eleitoral, reforçando a percepção de que o foco da política econômica começa a se deslocar para o calendário de 2026

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Um portfólio para qualquer clima ideológico

20 de outubro de 2025 - 19:58

Em tempos de guerra, os generais não apenas são os últimos a morrer, mas saem condecorados e com mais estrelas estampadas no peito. A boa notícia é que a correção de outubro nos permite comprar alguns deles a preços bastante convidativos.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A temporada de balanços já começa quente: confira o calendário completo e tudo que mexe com os mercados hoje

20 de outubro de 2025 - 7:52

Liberamos o cronograma completo dos balanços do terceiro trimestre, que começam a ser divulgados nesta semana

BOMBOU NO SD

CNH sem autoescola, CDBs do Banco Master e loteria +Milionária: confira as mais lidas do Seu Dinheiro na semana

19 de outubro de 2025 - 15:02

Matérias sobre o fechamento de capital da Gol e a opinião do ex-BC Arminio Fraga sobre os investimentos isentos de IR também integram a lista das mais lidas

VISAO 360

Como nasceu a ideia de R$ 60 milhões que mudou a história do Seu Dinheiro — e quais as próximas apostas

19 de outubro de 2025 - 8:00

Em 2016, quando o Seu Dinheiro ainda nem existia, vi um gráfico em uma palestra que mudou minha carreira e a história do SD

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A Eletrobras se livrou de uma… os benefícios da venda da Eletronuclear, os temores de crise de crédito nos EUA e mais

17 de outubro de 2025 - 7:55

O colunista Ruy Hungria está otimista com Eletrobras; mercados internacionais operam no vermelho após fraudes reveladas por bancos regionais dos EUA. Veja o que mexe com seu bolso hoje

SEXTOU COM O RUY

Venda da Eletronuclear é motivo de alegria — e mais dividendos — para os acionistas da Eletrobras (ELET6)

17 de outubro de 2025 - 6:07

Em um único movimento a companhia liberou bilhões para investir em outros segmentos que têm se mostrado bem mais rentáveis e menos problemáticos, além de melhorar o potencial de pagamento de dividendos neste e nos próximos anos

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar