O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
2020 foi um ano para se esquecer - ou talvez para lembrarmos e não cometermos novamente os mesmos erros. Mas, pelo menos na bolsa, até agora, estamos sendo agraciados com um rali de fim de ano antecipado que quase zerou as perdas do ano.
Terminamos mais uma semana de Ibovespa em alta, desta vez de 4%. No mês, o principal índice da B3 acumula ganhos de nada menos do que 17,69%, com uma perda de apenas 4,38% no ano. Mal dá para acreditar.
Essa valorização estrondosa foi impulsionada sobretudo pelas boas notícias sobre as pesquisas de vacinas contra o coronavírus que saíram ao longo do mês. Em testes avançados, três imunizantes mostraram elevadas eficácias, dois deles num nível surpreendente.
O mercado, que tenta antecipar tudo, já vislumbra a retomada econômica com o mundo voltando ao normal lá na frente - o “velho normal” ou, como eu prefiro chamar, o normal de fato.
Além do Ibovespa no azul, a semana também foi marcada pela repercussão, no mercado e no mundo corporativo, da morte de João Alberto Silveira Freitas, homem negro espancado por seguranças de uma loja do Carrefour em Porto Alegre.
A semana termina com a Black Friday e o segundo turno das eleições municipais, a ser realizado amanhã, e o principal mercado imobiliário do país está de olho no resultado do pleito em São Paulo.
Leia Também
A seguir, eu selecionei para você as matérias publicadas no Seu Dinheiro nesta semana sobre os principais temas dos últimos dias.
A cidade de São Paulo escolhe, neste domingo, quem ocupará a prefeitura nos próximos quatro anos. O pleito é municipal, mas interessa a todos os brasileiros que invistam, ainda que indiretamente, no principal mercado imobiliário do país, via ações de construtoras ou fundos imobiliários.
O poder municipal tem a capacidade de dificultar ou facilitar a vida das empresas do setor, e no ano que vem, São Paulo revisará o seu Plano Diretor, válido até 2030. Além disso, um dos candidatos, que ainda tem chances de virar na disputa, tem um histórico ligado à militância em movimentos de moradia e tem, na habitação, um dos seus principais temas de campanha.
Eu conversei sobre o assunto com o CEO da Mitre Realty, empresa com forte atuação na cidade de São Paulo, um advogado especializado em direito imobiliário que atua na estruturação de FII e um gestor de FII para entender como o setor imobiliário poderia ser afetado, dependendo de quem vença. Está tudo nesta reportagem.
Nesse movimento recente de disparada das bolsas, só se fala nele: o “rotation trade” ou rotação de carteiras. Investidores vêm realizando lucros com as ações mais valorizadas no ano, aquelas que se beneficiaram das medidas de distanciamento social, e retornando para os papéis que mais apanharam, mais voltados para a chamada “velha economia”.
Também observamos um movimento de realocação geográfica. O maior apetite ao risco leva os investidores estrangeiros para os mercados emergentes, como o brasileiro, onde a entrada massiva de dólares tem contribuído para impulsionar a bolsa.
Nossos colunistas falaram bastante sobre esses rebalanceamentos de carteiras nesta semana. O Matheus Spiess, por exemplo, explicou por que os mercados emergentes devem ser a bola da vez em 2021; o Ruy Hungria situou a pessoa física no contexto do rotation trade para esclarecer se é, afinal, para o pequeno investidor seguir esse movimento; já o Alexandre Mastrocinque escolheu um fundo imobiliário que ganha em qualquer cenário: tanto com o Fique em Casa quanto com o advento das vacinas.
O conteúdo do Mastrocinque está disponível apenas para leitores Premium. Saiba como destravar 30 dias grátis de degustação.
A morte do cliente negro João Alberto Silveira Freitas chocou o país e rendeu, ao Carrefour, campanhas de boicote e uma série de protestos, inclusive violentos. Mas o efeito demorou a aparecer nos preços das ações, evidenciando o quanto a relevância das boas práticas ESG - ambientais, sociais e de governança - ainda engatinha no país.
O Kaype Abreu conversou, nesta semana, com Fabio Alperowitch, gestor especialista em ESG, para quem o mercado brasileiro ainda demora a entender como a falta de atenção a essas questões é nociva aos negócios e aos preços dos ativos.
Acionista do Carrefour, o empresário Abilio Diniz também se pronunciou a respeito do caso, e disse que irá fazer pressão para que a varejista se torne referência mundial em combate ao racismo.
O Kaype também bateu um papo com Pedro Bartelle, CEO da calçadista Vulcabras para falar sobre a nova fase da companhia, focada em artigos esportivos. Depois de repassar a Azaleia à Grendene e comprar a Mizuno no Brasil, a companhia quer deixar a crise para trás.
No ano em que o e-commerce brasileiro mais brilhou, por força da necessidade, a Black Friday testou os modelos das varejistas on-line que atuam no Brasil. Magalu, Via Varejo, B2W, Mercado Livre, Amazon… Alguma delas sairá campeã desta história? Ou há espaço para todas? Confira nesta matéria.
Entenda como a entrada de capital estrangeiro nos FIIs pode ajudar os cotistas locais, e como investir por meio de ETFs
Confira qual é o investimento que pode proteger a carteira de choques cada vez mais comuns no petróleo, com o acirramento das tensões globais
Fundo oferece exposição direta às principais empresas brasileiras ligadas ao setor de commodities, permitindo ao investidor, em um único ativo listado em bolsa, acessar uma carteira diversificada de companhias exportadoras e geradoras de caixa
Conheça a história da Gelato Borelli, com faturamento de R$ 500 milhões por ano e 240 lojas no país
Existem muitos “segredos” que eu gostaria de sair contando por aí, especialmente para quem está começando uma nova fase da vida, como a chegada de um filho
Cerveja alemã passa a ser produzida no Brasil, mas mantém a tradição
Reinvestir os dividendos recebidos pode dobrar o seu patrimônio ao longo do tempo. Mas cuidado, essa estratégia não serve para qualquer empresa
Antes de sair reinvestindo dividendos de qualquer ação, é importante esclarecer que a estratégia de reinvestimento só deve ser aplicada em teses com boas perspectivas de retorno
Saiba como analisar as classificações de risco das agências de rating diante de tantas empresas em dificuldades e fazer as melhores escolhas com o seu dinheiro
Em meio a ruídos geopolíticos e fiscais, uma provocação: e se o maior risco ainda nem estiver no radar do mercado?
A fintech Nubank tem desenvolvido sua operação de telefonia, que já está aparecendo nos números do setor; entenda também o que esperar dos mercados hoje, após o anúncio de cessar-fogo na guerra do Oriente Médio
Sem previsibilidade na economia, é difícil saber quais os próximos passos do Banco Central, que mal começou um ciclo de cortes da Selic
Há risco de pressão adicional sobre as contas públicas brasileiras, aumento das expectativas de inflação e maior dificuldade no cumprimento das metas fiscais
O TRX Real Estate (TRXF11) é o FII de destaque para investir em abril; veja por que a diversificação deste fundo de tijolo é o seu grande trunfo
Por que uma cultura organizacional forte é um ativo de longo prazo — para empresas e carreiras
Axia Energia (AXIA6) e Copel (CPLE3) disputam o topo do pódio das mais citadas por bancos e corretoras; entenda quais as vantagens de ter esses papéis na carteira
Com inflação no radar e guerra no pano de fundo, veja como os próximos dados do mercado de trabalho podem influenciar o rumo da Selic
A fabricante de sementes está saindo de uma fase de expansão intensa para aumentar a rentabilidade do seu negócio. Confira os planos da companhia
Entenda como o prolongamento da guerra pode alterar de forma permanente os mercados, e o que mais deve afetar a bolsa de valores hoje
Curiosamente, EUA e Israel enfrentam ciclos eleitorais neste ano, mas o impacto político do conflito se manifesta de forma bastante distinta