Flávio Day nos lembra a importância de ter proteção e investir em boas empresas
O evento mostra que ainda não chegou a hora de colocar qualquer ação na carteira. Por enquanto, vamos apenas com aquelas empresas boas, segundo a definição de André Esteves: que vão bem em qualquer cenário

“Se você já entendeu como as opções funcionam, sabe que é justamente nos momentos de euforia que o mercado costuma ser pego desprevenido e as puts se tornam especialmente importantes.”
Esse parágrafo encerrou o relatório de opções da Empiricus na terça-feira da semana passada, que trazia junto a recomendação de duas puts para o caso de algum evento realmente impactante acontecer: SMALM114 e AZZAM287.

Poucos dias depois, o anúncio da pré-candidatura de Flávio Bolsonaro fez o mercado desabar.
Cenário ruim para a maioria dos investidores, que perderam bastante dinheiro na semana, mas não para quem tinha comprado algumas opções de venda para se proteger. Nesta semana, fechamos aquela mesma carteira com +33% de lucro — destaque justamente para as puts de SMAL11 e AZZA3.

Leia Também
A ideia da coluna de hoje não é ficar contando vantagem sobre o desempenho da carteira do Flash Trader na semana, mas lembrar que proteções são sempre importantes, especialmente quando o mercado está subindo. Lembre-se que há poucas semanas estávamos falando em máximas históricas e sequência recorde de pregões positivos.
É nesse ambiente que os investidores começam a ficar otimistas demais e esquecem dos riscos. Também é nesses momentos que acontecem as quedas exacerbadas — ou você acha que a bolsa teria caído -4% naquela sexta-feira se todo mundo já estivesse desanimado?
Mas o que importa agora é saber se ainda há esperança para as ações.
- Leia também: Tsunami de dividendos extraordinários: como a taxação abre uma janela rara para os amantes de proventos
Acabou o sonho para a bolsa brasileira?
Depois da forte queda, é natural se perguntar se é melhor desistir de uma vez por todas das ações brasileiras ou se chegou a hora de ir para o tudo ou nada. A resposta parece estar no meio.
Para o mercado, o problema é que o sobrenome Bolsonaro possui ampla rejeição, o que tende a empurrar votos de eleitores do centro para a esquerda no segundo turno, uma dinâmica parecida com a que aconteceu em 2022.
Em outras palavras, a entrada na disputa daqueles que se consideram os maiores rivais de Lula aumentam as chances do próprio Lula.
Honestamente, eu não sei se Flávio Bolsonaro continuará na corrida até o fim ou se tudo isso não passa de um blefe.
O que eu sei é que aquelas empresas que tinham marca forte, boa gestão, geração de caixa e eram pagadoras de dividendos seguirão com suas marcas, boa gestão e dividendos, independente de quem estiver no poder em 2027.
Elas não deixaram de ser boas apenas pelo fato de Flávio Bolsonaro ter entrado na disputa, e nem deixarão de ser boas se Lula voltar a ser reeleito.
Claro, no pior cenário haverá maior dificuldade, as taxas de juros provavelmente ficarão elevadas por mais tempo, o dólar não vai cair e o velho problema fiscal não vai deixar o Ibovespa chegar tão cedo nos 200 mil pontos.
Mas lembre-se que nada disso impediu Itaú e Vivo (para citar apenas dois nomes que gosto muito) de entregarem ótimas valorizações nos últimos anos.

Para essas empresas, o macro até influencia, mas não é determinante para o sucesso. Como costuma dizer André Esteves, chairman do BTG, “empresa ruim é que precisa de governo bom; empresa boa vai com governo ruim mesmo”.
Hora de ter empresa boa
Se a sua dúvida é se ainda vale a pena investir na bolsa brasileira depois do “Flávio Day”, a resposta é sim, pois o Ibovespa segue barato e a perspectiva de queda da Selic em 2026 será um grande vento a favor para os ativos.
O que o evento nos lembra é que ainda não chegou a hora de colocar ação de qualquer empresa na carteira. Por enquanto, vamos apenas com aquelas empresas boas segundo a definição do Esteves, que vão bem em qualquer cenário.
Foi com essa estratégia que a carteira do Vacas Leiteiras se valorizou 50% até aqui no ano, bem acima dos 32% do Ibovespa.
Se quiser conferir um pouco mais sobre essa estratégia que, além do ganho de capital, ainda pode te ajudar a receber um salário extra com dividendos, deixo aqui o convite.
Ah, e quando o Ibovespa voltar a renovar recordes, não se esqueça de ter algumas puts na carteira porque… bem, acho que você já entendeu.
Um abraço e até a próxima!
Ruy
O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A tempestade sobre o Banco Central e o Fed, a crise no STF e o que mais move os mercados hoje
16 de setembro de 2026 - 8:22O MELHOR DO SEU DINHEIRO
As PMEs na disputa com gigantes no marketplace, o sobe e desce dos juros no Brasil e nos EUA e o que mais move os mercados
15 de setembro de 2026 - 8:22O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Como os grandes investidores buscam ganhar com o trade eleitoral, o império de bolos de R$ 800 milhões, e a última pesquisa eleitoral: o que ler hoje
14 de setembro de 2026 - 8:06TRILHAS DE CARREIRA
O fim da carreira em 3 fases: por que a transição profissional está se tornando a norma no mercado
13 de setembro de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Como resolver briga por aluguel em uma fração do tempo e do custo, as oportunidades na bolsa de valores e o que mais agita o mercado hoje
11 de setembro de 2026 - 8:15SEXTOU COM O RUY
Ainda vale comprar ações? Histórico indica que a bolsa brasileira pode não estar tão cara quanto parece
11 de setembro de 2026 - 7:31O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Como calcular o valor justo do IPTU ou ITBI, o futuro da Selic e a crise no STF: o que move os mercados hoje
10 de setembro de 2026 - 8:31EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: De agora em diante, o trade eleitoral é com emoção
9 de setembro de 2026 - 19:55O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O retorno da Petz Cobasi (AUAU3), a crise no STF e o que mais movimenta os mercados hoje
9 de setembro de 2026 - 8:13O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Imposto sobre herança e doações pode ficar mais caro, payroll afeta juros nos EUA e qual o risco do IPCA +8%: os mercados hoje
8 de setembro de 2026 - 8:14INSIGHTS ASSIMÉTRICOS
O CPI virou o voto de Minerva do Fed: o que o dado pode revelar sobre os próximos passos dos juros nos EUA?
8 de setembro de 2026 - 8:13O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O Brasil pode dar calote na dívida, a agenda de inflação e o que mais mexe com seu bolso hoje
7 de setembro de 2026 - 8:19O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O FII do mês com desconto e qualidade, as oportunidades de investimento em bancos, o caso Master no STF: o que ler hoje
4 de setembro de 2026 - 8:19SEXTOU COM O RUY
O cenário está cada vez mais difícil para os bancos, mas ainda existem boas oportunidades para investir
4 de setembro de 2026 - 7:02O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O back to basics na bolsa, o quebra-quebra corporativo e o que mais mexe com o mercado hoje
3 de setembro de 2026 - 8:18EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Quem está por cima, e quem está por baixo?
2 de setembro de 2026 - 20:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Como a IA mexe com o futuro da Vale, a guerra no Oriente Médio e a relação entre Moraes e Vorcaro: o que mexe com seu bolso hoje
2 de setembro de 2026 - 8:06O MELHOR DO SEU DINHEIRO