Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

O Ibovespa é “descolado”. E isso não é um elogio

Antes de começar a escrever esta newsletter, perguntei aos meus filhos o significado da gíria “descolado”. Nem o André nem a Helena souberam responder, mas chutaram que devia ser uma pessoa que não ia à escola. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE No meu tempo — eu já cheguei naquela idade em que […]

Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Antes de começar a escrever esta newsletter, perguntei aos meus filhos o significado da gíria “descolado”. Nem o André nem a Helena souberam responder, mas chutaram que devia ser uma pessoa que não ia à escola.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No meu tempo — eu já cheguei naquela idade em que posso falar “no meu tempo” —, alguém  descolado era esperto e descontraído. Em uma forma menos usual, “descolar” também podia ser o equivalente a pedir algo, mas de um jeito “descolado” (me descola uma cerveja?).

O mercado financeiro adota o termo no sentido mais literal. Ou seja, a bolsa está descolada quando reage de modo diferente dos demais mercados. Isso pode ser bom quando as ações lá fora estão caindo e aqui o sinal é de alta.

Mas quando falamos e escrevemos nas reportagens aqui do Seu Dinheiro que o Ibovespa está descolado do desempenho no exterior, geralmente essa é uma má notícia.

No acumulado deste ano, o principal índice da bolsa acumula queda de 15,7%. Em dólar, o tombo é ainda maior e beira os 40%, o que coloca o Brasil na lanterna entre os principais mercados de ações globais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No pregão desta sexta-feira, o Ibovespa ficou novamente no vermelho enquanto as bolsas em Nova York tiveram mais um dia de alta. Mas apesar de mais um descolamento, o saldo da semana até que foi positivo para o mercado brasileiro, como mostra o Felipe Saturnino.

Leia Também

IA NA PRÁTICA

ChatGPT, Claude, Gemini… Qual a melhor ferramenta de IA gratuita para cada tipo de uso?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Onde investir na renda fixa, o aviso da Opep em relação ao petróleo e o que mais você deve ler hoje

MERCADOS

 Depois de Toro e Rico, o BTG Pactual também aderiu à corretagem zero. O banco anunciou que zerou as taxas de corretagem para operações de ações no módulo "Day Trade" e que vai reduzir custos para todos os clientes. 

 O momento mais difícil para empresas com planos de abrir capital na B3 foi assunto da edição de hoje do podcast Touros e Ursos. Eu e Julia Wiltgen comentamos ainda a complicada equação em torno do financiamento do Renda Cidadã. Você pode assistir no YouTube ou ouvir no Spotify.

ECONOMIA

 O governo quer abrir um cardápio de opções para a privatização dos Correios por meio de um projeto de lei. Mas a ideia é seguir um modelo “filé com osso”, segundo Martha Seillier, do Ministério da Economia. Veja o que a secretária quis dizer nesta entrevista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 A inflação acelerou em setembro e atingiu o maior resultado para o período desde 2003. O IPCA subiu 0,64% no mês passado, segundo o IBGE, ficando acima das projeções do mercado. Confira o que pesou no indicador.

EMPRESAS

 O céu ainda não é de brigadeiro, mas as condições de voo estão melhorando para a Gol. A companhia aérea tem se sentido confiante após ampliar a sua oferta de voos para outubro. As ações da empresa reagiram bem ao anúncio.

 As mudanças no plano de recuperação da Oi levaram a agência de risco S&P a considerar a empresa “caloteira". A nota de crédito da operadora foi rebaixada de “CC” para “SD”, o equivalente a um calote seletivo.

 A Linx rebateu as críticas da Totvs por decidir submeter apenas a proposta de compra feita pela Stone aos acionistas. Para a administração da Linx, a oferta da Totvs não atende aos interesses da companhia. Entenda a troca de farpas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 Velocidade máxima? O bilionário Elon Musk quer lançar um foguete capaz de entregar armas e munições em qualquer lugar do mundo para o exército norte-americano em até uma hora. Os testes devem começar em 2021.

COLUNISTAS 

 Na newsletter da manhã, a Marina Gazzoni informou você da criação da holding Universa, que reúne a Empiricus e a gestora e corretora Vitreo. Mas será que esse negócio é bom mesmo? O próprio Felipe Miranda traz para você todos os detalhes da parceria.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um desenho do centro do campo de futebol traz a metade de uma bola e a metade de um mapa mundi. Da fenda entre elas saem cédulas. 3 de julho de 2026 - 7:04
Thumb do primeiro dia do evento Onde Investir no Segundo Semestre de 2026, do Seu Dinheiro 2 de julho de 2026 - 9:27
Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022 1 de julho de 2026 - 19:29

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Qual é o gênero do novo ciclo eleitoral?

1 de julho de 2026 - 19:29
30 de junho de 2026 - 7:23
29 de junho de 2026 - 8:24
Elenco de Barrados no Baile e novo sistema de entrada e saída da União Europeia 27 de junho de 2026 - 9:02
Imagem mostra uma zebra dentro do espaço da B3, a bolsa de valores brasileira. Há gráficos de ações e símbolos da B3 ao fundo 26 de junho de 2026 - 8:27
Imagem mostra uma bola de futebol entrando na rede de um gol, com gráficos de ações e mercado financeiro na frente 26 de junho de 2026 - 6:04
Vini Jr da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2026 - Imagem: Rafael Ribeiro/CBF 25 de junho de 2026 - 8:49
Imagem de moedas e uma calculadora com setas representando alta 24 de junho de 2026 - 20:00

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: tudo em renda fixa e nada em variável?

24 de junho de 2026 - 20:00
bolsa de valores bolsa brasileira B3 (1) 24 de junho de 2026 - 9:13
ID da foto:2232370416 Eleição na Colômbia. Mão do homem que põe seu voto na urna e na bandeira da Colômbia no fundo 23 de junho de 2026 - 7:14

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A virada da Colômbia e a nova aposta dos mercados na América do Sul

23 de junho de 2026 - 7:14
estágio-trainee-vagas-trabalho-escritório 22 de junho de 2026 - 8:20
Hotel Delano, emblema das megafestas de South Miami, reabre com foco em wellness e gastronomia 20 de junho de 2026 - 8:58
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar