Caso você seja novo nesse mercado, a semana que passou foi a da sua iniciação. Queria te dar os parabéns, mas sei que isso não cabe aqui.
Seria como se no seu aniversário eu te desse os parabéns e o seu presente fosse um tapa na cara, e uma coisa não conversa com a outra.Mesmo assim, quero que você entenda que quedas como a que vimos vão ser normais neste jogo chamado cripto.
Se você quiser estar exposto ao mercado mais assimétrico e acessível da atualidade, quedas como a da semana passada serão o seu pedágio.
Desde o topo mais recente, o bitcoin caiu quase 17% em reais, e quero deixar bem claro que poderia ter sido bem pior.
Toda vez que você decidir alocar dinheiro em bitcoin ou em outras criptomoedas, tenha uma pergunta bem respondida na cabeça: “Com esse dinheiro eu topo ver uma queda de 50% e não me desesperar?”.
Se a resposta for “não”, é necessário repensar o valor que será investido.
O mesmo vale para o caso de você já ter um capital investido nessa classe de ativos. Tenha em mente que quedas de 50% vão acontecer, inclusive em bull markets.

Fonte: Trading View
Dito isso, tenha em mente que ainda considero este um bom momento para comprar. O bonde do bitcoin está passando na sua frente novamente, mais uma vez e de novo.
Ainda guarda o seu potencial assimétrico que é compartilhado e amplificado nos demais ativos desse mercado.
Mas se acha que posso estar conflitado para falar do assunto, ouça as baleias.
É sério.
Baleias são como chamamos os investidores de bitcoin com mais de 1.000 BTCs.
E o número de baleias só cresce nos últimos 12 meses.

Fonte: Glassnode
Outra métrica interessante de se olhar é a quantidade que não se move. Atualmente, mais de 44% de todos os bitcoins minerados não se movem a pelo menos dois anos.

Fonte: Glassnode
Esses são os sinais de um mercado saudável e que se encontra em um meio de ciclo.