Menu
André Franco
Crypto News
André Franco
É engenheiro e especialista em criptomoedas da Empiricus
2020-06-11T08:00:55-03:00
Crypto News

Ethereum, principal concorrente do Bitcoin, e o dilema de um projeto nascente

No boom dos ICOs (Initial Coin Offering) o Ethereum foi a rede na qual grande parte dos projetos emitiram seus tokens e fizeram captação

11 de junho de 2020
8:00
Ethereum
Imagem: Shutterstock

Em uma startup os empreendedores enfrentam uma longa jornada para encontrar um produto que se encaixe no mercado e tenha sucesso, o tal do “product-market fit”.

São longos períodos de testes iterativos até achar aquilo que é o desejo do mercado e então chegar à fase de escalar o negócio.

Muitas vezes o empreendedor precisa basicamente pagar para ter o seu primeiro grande cliente, que pode em certos momentos ser gerador de prejuízo, e não de lucro.

Pode ser estranho para uma companhia madura, mas, para algo que está começando, ter clientes de peso agrega credibilidade ao negócio.

Gustavo Caetano, fundador da Samba Tech, empresa de serviços de vídeo semelhante ao YouTube, teve como um dos seus primeiros grandes clientes a Band e só então conseguiu atrair outras emissoras como Globo, SBT e Record.

No entanto, no processo de ter novos clientes além da Band, a Samba Tech ficou “refém” de uma única grande conta que deveria consumir grandes partes dos recursos da empresa e que também deixava a startup com o rótulo de ser apenas fornecedora da Band.

É o processo natural de uma startup que está crescendo.

No universo descentralizado dos criptoativos temos coisas semelhantes às do mundo corporativo, e quem está passando por esse momento novamente é a rede do Ethereum.

No boom dos ICOs (Initial Coin Offering) o Ethereum foi a rede na qual grande parte dos projetos emitiram seus tokens e fizeram captação.

Isso fez com que a narrativa de uma plataforma para criação de tokens ficasse muito forte em 2017 e 2018, como mostra o gráfico abaixo.

Tamanho em captação e número dos ICOs em 2017 e 2018
Fonte: ICO Tracker da Coindesk

No entanto, depois de 2018 esse mercado minguou e outras narrativas passaram a ser relacionadas ao ether.

Atualmente a que vejo tomando conta com mais força das liquidações diárias do protocolo é a das stablecoins, que se refere à tokenização de moedas fiduciárias, em sua maioria do dólar.

Distribuição de liquidações diárias por segmento
Fonte: Messari

Se, por um lado, isso é bom porque o protocolo passa a ter uma utilidade clara que não apenas uma tendência anterior dos ICOs, já enfraquecida, por outro, servir apenas para uma finalidade está longe de ser a proposta inicial do Ethereum — a de ser um supercomputador descentralizado.

Mas, assim como no mundo corporativo, os rótulos para uma rede vão mudando ao longo do tempo, até haver a sobreposição de vários deles, e então essas múltiplas visões formam a figura de algo maior que as funções individualmente.

No caso do mundo tradicional, uma startup vira uma grande empresa; no mundo dos criptoativos, uma plataforma se consolida.

É uma questão de tempo até as narrativas do Ethereum passarem a coexistir e a rede se consolidar como principal plataforma do mercado cripto. 

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Análise

Como ficam as peças do xadrez da política após as eleições municipais

A eleição marcou a conquista de peças importantes, vitórias que serviram apenas para demarcar território e derrotas claras. Mas houve também avanços importantes mesmo de quem perdeu nas urnas

Barroso cita Shakespeare ao falar sobre 2º turno: “vai bem quando tudo acaba bem”

Barroso disse que o TSE conseguiu “neutralizar” as tentativas de cancelamento das eleições por causa da covid-19, o que, segundo o ministro, teria impactos negativos para a democracia

Eleições 2020

Doria comemora vitória de Bruno Covas com recado a Bolsonaro

Na visão do governador, o PSDB foi o grande vencedor destas eleições no Estado de São Paulo, sabe conjugar união e não foi negacionista no combate à pandemia

eleição em sp

‘Não foi nesta eleição, mas a gente vai ganhar’, diz Boulos

O psolista, que recebeu 40,62% dos votos na cidade de São Paulo, termina a eleição como um dos principais nomes do campo progressista

termômetro online

Covas cresce em buscas no Google, mas Boulos lidera ranking

Candidato do PSOL foi o mais buscado nacionalmente entre os 34 candidatos de capitais brasileiras concorrendo neste domingo

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies