🔴 HERANÇA EM VIDA? NOVO EPISÓDIO DE A DINHEIRISTA! VEJA AQUI

Ethereum, principal concorrente do Bitcoin, e o dilema de um projeto nascente

No boom dos ICOs (Initial Coin Offering) o Ethereum foi a rede na qual grande parte dos projetos emitiram seus tokens e fizeram captação

11 de junho de 2020
8:00
Ethereum
Imagem: Shutterstock

Em uma startup os empreendedores enfrentam uma longa jornada para encontrar um produto que se encaixe no mercado e tenha sucesso, o tal do “product-market fit”.

São longos períodos de testes iterativos até achar aquilo que é o desejo do mercado e então chegar à fase de escalar o negócio.

Muitas vezes o empreendedor precisa basicamente pagar para ter o seu primeiro grande cliente, que pode em certos momentos ser gerador de prejuízo, e não de lucro.

Pode ser estranho para uma companhia madura, mas, para algo que está começando, ter clientes de peso agrega credibilidade ao negócio.

Gustavo Caetano, fundador da Samba Tech, empresa de serviços de vídeo semelhante ao YouTube, teve como um dos seus primeiros grandes clientes a Band e só então conseguiu atrair outras emissoras como Globo, SBT e Record.

No entanto, no processo de ter novos clientes além da Band, a Samba Tech ficou “refém” de uma única grande conta que deveria consumir grandes partes dos recursos da empresa e que também deixava a startup com o rótulo de ser apenas fornecedora da Band.

É o processo natural de uma startup que está crescendo.

No universo descentralizado dos criptoativos temos coisas semelhantes às do mundo corporativo, e quem está passando por esse momento novamente é a rede do Ethereum.

No boom dos ICOs (Initial Coin Offering) o Ethereum foi a rede na qual grande parte dos projetos emitiram seus tokens e fizeram captação.

Isso fez com que a narrativa de uma plataforma para criação de tokens ficasse muito forte em 2017 e 2018, como mostra o gráfico abaixo.

Tamanho em captação e número dos ICOs em 2017 e 2018
Fonte: ICO Tracker da Coindesk

No entanto, depois de 2018 esse mercado minguou e outras narrativas passaram a ser relacionadas ao ether.

Atualmente a que vejo tomando conta com mais força das liquidações diárias do protocolo é a das stablecoins, que se refere à tokenização de moedas fiduciárias, em sua maioria do dólar.

Distribuição de liquidações diárias por segmento
Fonte: Messari

Se, por um lado, isso é bom porque o protocolo passa a ter uma utilidade clara que não apenas uma tendência anterior dos ICOs, já enfraquecida, por outro, servir apenas para uma finalidade está longe de ser a proposta inicial do Ethereum — a de ser um supercomputador descentralizado.

Mas, assim como no mundo corporativo, os rótulos para uma rede vão mudando ao longo do tempo, até haver a sobreposição de vários deles, e então essas múltiplas visões formam a figura de algo maior que as funções individualmente.

No caso do mundo tradicional, uma startup vira uma grande empresa; no mundo dos criptoativos, uma plataforma se consolida.

É uma questão de tempo até as narrativas do Ethereum passarem a coexistir e a rede se consolidar como principal plataforma do mercado cripto. 

Compartilhe

CRYPTO NEWS

Bitcoin é legal. Qual a sua opinião?

23 de fevereiro de 2022 - 18:20

Sim, eu acho o bitcoin super legal, mas, no título, me referia à legalidade da moeda

CRYPTO NEWS

Por que o sorteio de US$ 3 milhões em bitcoin da Coinbase foi a melhor campanha de marketing do ano

16 de fevereiro de 2022 - 18:52

O anúncio da Coinbase deu tão certo que gerou 20 milhões de acessos em um único minuto

CRYPTO NEWS

O que o sumiço de US$ 3,5 bilhões em bitcoin (BTC) pode te ensinar sobre criptomoedas?

9 de fevereiro de 2022 - 17:57

Bitcoin não é privado. Sem o uso de artifícios que tentam esconder movimentações, é relativamente fácil ligar a posse dos ativos à identidade

CRYPTO NEWS

De desacreditado a queridinho: ativo escolhido por Neymar pode repetir história do Bitcoin

2 de fevereiro de 2022 - 19:46

NFTs são a nova forma de propriedade digital. Podem ser as obras de arte que teremos em nossas paredes virtuais, por exemplo

CRYPTO NEWS

O bitcoin está em um bear market? Fique por dentro do que vem por aí no mercado de criptomoedas

26 de janeiro de 2022 - 17:59

O mercado de cripto se mexe rápido. Às vezes até demais. Pensei no título desta edição da coluna ontem, enquanto pendurava as roupas no varal (um dos melhores momentos para insights) e hoje parece estranho escrever isso enquanto vários ativos estão subindo 10% ou mais. Pode ficar ainda mais estranho se, quando esta coluna chegar […]

CRYPTO NEWS

Cada vez mais países devem formar reservas de bitcoin ao longo de 2022; entenda como você pode aproveitar

19 de janeiro de 2022 - 19:06

Você provavelmente já viu uma imagem similar a esta abaixo. Ela mostra o conceito da curva de adoção, em S, de uma nova tecnologia ou produto. A curva em formato de sino é um reflexo da curva em S, mostrando o tamanho, ao longo do tempo, dos públicos que aderem a tal inovação. Malcolm Gladwell […]

CRYPTO NEWS

Por que o bitcoin (BTC) e outras criptomoedas são a chave para você lucrar com a web 3.0

5 de janeiro de 2022 - 19:31

Para lucrar com a evolução da internet, é necessário comprar e acumular criptos que representam o valor de um sistema com desenvolvimento sustentável

CRYPTO NEWS

O bitcoin deveria proteger seu patrimônio da inflação, mas a alta dos preços também afeta as criptomoedas; entenda

15 de dezembro de 2021 - 18:28

A principal moeda digital do mercado e outros membros do criptouniverso
sofrem com a realidade de curto prazo nos Estados Unidos

CRYPTO NEWS

Guia prático para ter sucesso investindo em bitcoin e outras criptomoedas

8 de dezembro de 2021 - 18:34

Veja dicas das quais sempre me lembro durante os momentos mais complexos. Sugestão: anote-os em um caderno e os releia antes de abrir o site da corretora e decidir fazer uma operação

CRYPTO NEWS

Aprenda com o bitcoin: não perca o timing com a próxima promessa cripto

1 de dezembro de 2021 - 18:47

O mercado de criptomoedas tem colocado alguns sorrisos nos rostos de quem vem investindo nessa classe de ativos

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar