🔴 NO AR: ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO – CONFIRA MAIS DE 30 RECOMENDAÇÕES – VEJA AQUI

3 passos para sobreviver à crise atual no mercado

Um investidor inteligente com educação financeira se concentra menos no que não pode ser controlado — o preço, por exemplo — e mais no que pode ser controlado, como as taxas de juros fixas e as taxas de retorno.

30 de maio de 2020
5:50 - atualizado às 14:15
Imagem conceitual de coronavírus barrando alta dos mercados
Imagem: Shutterstock

A última depressão teve um impacto profundo na vida do meu pai pobre. Ele foi para a universidade, estudou muito e realizou seu conto de fadas, conseguiu um emprego estável como professor. Ele se sentiu seguro no quadrante E (Empregado). O problema é que seu conto de fadas se transformou em um pesadelo quando ele perdeu o emprego e depois perdeu suas economias da aposentadoria ao seguir conselhos financeiros ruins. Se não fosse o Seguro Social, ele teria ficado com sérios problemas financeiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A última depressão também teve um impacto profundo na vida do meu pai rico. Ele sabia que seu futuro estava nos quadrantes D (Dono) e I (Investidor) e, embora nunca tenha sido um estudante acadêmico de destaque, ele era um aluno muito astuto de educação financeira. Quando a economia se recuperou, seu QI financeiro estava bem preparado e sua vida e negócios decolaram. Seus sonhos se tornaram realidade.

Então, como uma pessoa comum como você sobrevive a essa crise? Aqui estão três coisas que você pode fazer agora para estar protegido lá na frente.

Você trabalha por qual tipo de receita?

Quando criança, sempre achei interessante que o meu pai rico não gostasse da renda tradicional — a renda obtida via trabalho assalariado. Ele costumava dizer: "O pior conselho que você pode dar ao seu filho é de estudar para conseguir um emprego bem remunerado".

A razão pela qual ele dizia isso não era porque ele era contra os estudos — ele era contra ensinar seus filhos a passar a vida trabalhando por uma renda tradicional, comum. A maioria das pessoas que eu conhecia sonhava com empregos bem remunerados e com muita renda tradicional. Meu pai rico dizia: "Ensinar as pessoas a passar a vida trabalhando para obter renda comum é como ensinar alguém a ser um escravo muito bem pago por toda a vida".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que permitiu que eu e Kim fôssemos capazes de nos aposentar cedo foi o fato de termos trabalhado duro para criar negócios e comprar imóveis. Esse plano nos permitiu trabalhar cada vez menos e ganhar cada vez mais. Não trabalhamos por dinheiro. Trabalhamos duro para construir, comprar ou criar ativos, como meu pai rico havia aconselhado. Não estávamos interessados ​​em empregos bem remunerados ou aumentos salariais. Não estávamos interessados ​​em trabalhar em um emprego sem muita capacidade de alavancagem ou trabalhar por um dinheiro que teve sua alavancagem reduzida em 50%. Para nós, isso não era inteligente e, a longo prazo, era muito mais arriscado.

Leia Também

Quando o mercado entrou em crise em 2008, nós estávamos preparados porque tínhamos criado um negócio e tínhamos ativos geradores de fluxo de caixa positivo. Nossa receita não estava atrelada a um emprego sobre o qual não tínhamos controle algum.

Você vai precisar de renda passiva e de um portfólio para sobreviver a uma crise no mercado. Quanto antes você aprender a adquirir renda passiva e um portfólio, mais adiantado você estará na sua trajetória para a liberdade financeira.

São esses pontos que ensino no meu Programa de Renda Passiva Semanal, que você pode conhecer acessando esta página exclusiva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mercado imobiliário

Com todas essas más notícias, pode ser difícil imaginar que existam boas notícias por aí. Mas existem sim, como por exemplo as taxas de juros atuais nos Estados Unidos sobre imóveis. No Brasil, a taxa Selic, definida pelo Banco Central, também está em patamares historicamente baixos — no início de maio, o BC reduziu os juros para 3% ao ano.

Muitas pessoas me perguntam no que eu estou investindo e fico feliz em informar que eu e Kim estamos investindo em imóveis. O motivo? Taxa de juros.

As taxas de hipoteca mantiveram-se estáveis, ​​perto de níveis historicamente baixos, em grande parte devido a "preocupações contínuas de mercado e emprego". Traduzindo: a maioria das pessoas tem medo, então a demanda é baixa. Em um esforço para impulsionar a demanda, os bancos estão praticamente distribuindo dinheiro para atrair compradores.

A maioria das pessoas tem medo de comprar imóveis, apesar das baixas taxas de juros, por causa da incerteza dos impactos econômicos devido ao coronavírus e à volatilidade do mercado acionário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas é tolice basear seu investimento nos caprichos dos preços de mercado, especialmente quando ele é tão imprevisível. Pessoalmente, gosto de obter o preço mais baixo possível, mas o que mais me preocupa não é o preço, mas o retorno. Com as taxas de juros tão baixas, há toneladas de grandes negócios nessa economia.

Um investidor inteligente com educação financeira se concentra menos no que não pode ser controlado — o preço, por exemplo — e mais no que pode ser controlado, como as taxas de juros fixas e as taxas de retorno.

É prudente que os investidores aproveitem as taxas baixas e de longo prazo nos investimentos e se preocupem menos com os ajustes temporários de preço. Se o acordo estiver acertado, atender aos seus requisitos de retorno e você tiver a capacidade de acionar o gatilho,  agora é a hora.

Não invista em ganhos de capital. Invista no fluxo de caixa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouro e prata

Por que economizar dinheiro quando o governo está imprimindo moeda e reduzindo as taxas de juros, no caso dos EUA para zero ou menos? Décadas atrás, a história era diferente, mas, hoje, economizar dinheiro é uma idéia obsoleta, porque os poupadores são perdedores. Uma estratégia melhor é focar em maneiras de fazer o seu dinheiro trabalhar para você.

Uma opção: coloque-se no seu próprio padrão ouro ou prata. Mantenha moedas e barras de ouro e prata reais escondidas (legalmente) e fora do alcance do sistema bancário. Em outras palavras, não economize dinheiro "de mentira" e não invista em ativos "de mentira".

Como já disse antes, o dólar perdeu 95% de seu poder de compra desde 1971. Toda vez que o Fed faz suas manobras — relacionadas ao afrouxamento quantitativo e à política de taxa de juros zero — meu ouro e prata aumentam em valor.

Muitos acreditam que o dólar não sobreviverá. Espero que, em alguns anos, haja outra reunião global e o dinheiro mude. Então todos esses dólares que você está economizando podem se tornar inúteis. Lembre-se que o ouro e a prata estavam aqui quando a Terra foi formada e ainda estarão aqui muito tempo depois que os humanos — e nosso dinheiro "de mentira" e nossos sistemas bancários "de mentira" — se forem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Seu maior ativo é o seu cérebro

Há uma crescente pilha de evidências de que aprendemos melhor fazendo (como participando de jogos) do que ouvindo ou lendo (palestras e livros).

Esta é a razão pela qual eu e Kim desenvolvemos nosso jogo de tabuleiro CASHFLOW®. Acreditávamos tanto no poder do jogo, na forma de aprendizagem e na demanda por esse modelo que decidimos criar um produto que atendesse a essa necessidade.

Com o CASHFLOW, adotamos as regras simples do jogo Banco Imobiliário e aplicamos as complexidades dos cenários de investimento e os efeitos dos mercados. No Banco Imobiliário, você joga apenas contra outros jogadores. No CASHFLOW, você joga contra outros jogadores, os mercados e até a natureza.

O objetivo do jogo é simples: escapar da roda dos hamsters que é o seu trabalho diário, das 9h às 18h, usando uma variedade de estratégias de investimento para criar um arsenal de ativos para ajudar a impulsioná-lo para o caminho mais rápido, onde a riqueza real é construída. Cada vez que você joga, há diferentes cenários de investimento e você aprende algo novo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No processo, você aprende as lições valiosas que meu pai rico me ensinou sobre dinheiro, bem como as lições que aprendi ao longo de uma carreira de investimento e criação de grande riqueza.

Se você quer sobreviver na economia de hoje, precisa jogar o jogo.

Abraço!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Mais empresas no nó do Master e Vorcaro, a escolha do Fed e o que move as bolsas hoje

2 de dezembro de 2025 - 8:16

Titan Capital surge como peça-chave no emaranhado de negócios de Daniel Vorcaro, envolvendo mais de 30 empresas; qual o risco da perda da independência do Fed, e o que mais o investidor precisa saber hoje

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A sucessão no Fed: o risco silencioso por trás da queda dos juros

2 de dezembro de 2025 - 7:08

A simples possibilidade de mudança no comando do BC dos EUA já começou a mexer na curva de juros, refletindo a percepção de que o “jogo” da política monetária em 2026 será bem diferente do atual

EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: Bolhas não acabam assim

1 de dezembro de 2025 - 19:55

Wall Street vivencia hoje uma bolha especulativa no mercado de ações? Entenda o que está acontecendo nas bolsas norte-americanas, e o que a inteligência artificial tem a ver com isso

DÉCIMO ANDAR

As lições da Black Friday para o universo dos fundos imobiliários e uma indicação de FII que realmente vale a pena agora

30 de novembro de 2025 - 8:00

Descontos na bolsa, retorno com dividendos elevados, movimentos de consolidação: que tipo de investimento realmente compensa na Black Friday dos FIIs?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os futuros dividendos da Estapar (ALPK3), o plano da Petrobras (PETR3), as falas de Galípolo e o que mais move o mercado

28 de novembro de 2025 - 8:25

Com mudanças contábeis, Estapar antecipa pagamentos de dividendos. Petrobras divulga seu plano estratégico, e presidente do BC se mantém duro em sua política de juros

SEXTOU COM O RUY

Jogada de mestre: proposta da Estapar (ALPK3) reduz a espera por dividendos em até 8 anos, ações disparam e esse pode ser só o começo

28 de novembro de 2025 - 6:01

A companhia possui um prejuízo acumulado bilionário e precisaria de mais 8 anos para conseguir zerar esse saldo para distribuir dividendos. Essa espera, porém, pode cair drasticamente se duas propostas forem aprovadas na AGE de dezembro.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A decisão de Natal do Fed, os títulos incentivados e o que mais move o mercado hoje

27 de novembro de 2025 - 8:23

Veja qual o impacto da decisão de dezembro do banco central dos EUA para os mercados brasileiros e o que deve acontecer com as debêntures incentivadas, isentas de IR

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Corte de juros em dezembro? O Fed diz talvez, o mercado jura que sim

27 de novembro de 2025 - 7:49

Embora a maioria do mercado espere um corte de 25 pontos-base, as declarações do Fed revelam divisão interna: há quem considere a inflação o maior risco e há quem veja a fragilidade do mercado de trabalho como a principal preocupação

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O mercado realmente subestima a Selic?

26 de novembro de 2025 - 19:30

Dentro do arcabouço de metas de inflação, nosso Bacen dá mais cavalos de pau do que a média global. E o custo de se voltar atrás para um formulador de política monetária é quase que proibitivo. Logo, faz sentido para o mercado cobrar um seguro diante de viradas possíveis.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As projeções para a economia em 2026, inflação no Brasil e o que mais move os mercados hoje

26 de novembro de 2025 - 8:36

Seu Dinheiro mostra as projeções do Itaú para os juros, inflação e dólar para 2026; veja o que você precisa saber sobre a bolsa hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os planos e dividendos da Petrobras (PETR3), a guerra entre Rússia e Ucrânia, acordo entre Mercosul e UE e o que mais move o mercado

25 de novembro de 2025 - 8:20

Seu Dinheiro conversou com analistas para entender o que esperar do novo plano de investimentos da Petrobras; a bolsa brasileira também reflete notícias do cenário econômico internacional

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: O paradoxo do banqueiro central

24 de novembro de 2025 - 19:59

Se você é explicitamente “o menino de ouro” do presidente da República e próximo ao ministério da Fazenda, é natural desconfiar de sua eventual subserviência ao poder Executivo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Hapvida decepciona mais uma vez, dados da Europa e dos EUA e o que mais move a bolsa hoje

24 de novembro de 2025 - 7:58

Operadora de saúde enfrenta mais uma vez os mesmos problemas que a fizeram despencar na bolsa há mais dois anos; investidores aguardam discurso da presidente do Banco Central Europeu (BCE) e dados da economia dos EUA

BOMBOU NO SD

CDBs do Master, Oncoclínicas (ONCO3), o ‘terror dos vendidos’ e mais: as matérias mais lidas do Seu Dinheiro na semana

23 de novembro de 2025 - 17:13

Matéria sobre a exposição da Oncoclínicas aos CDBs do Banco Master foi a mais lida da semana; veja os destaques do SD

MERCADOS HOJE

A debandada da bolsa, pessimismo global e tarifas de Trump: veja o que move os mercados hoje

21 de novembro de 2025 - 9:27

Nos últimos anos, diversas empresas deixaram a B3; veja o que está por trás desse movimento e o que mais pode afetar o seu bolso

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Planejamento, pé no chão e consciência de que a realidade pode ser dura são alguns dos requisitos mais importantes de quem quer ser dono da própria empresa

20 de novembro de 2025 - 8:36

Milhões de brasileiros sonham em abrir um negócio, mas especialistas alertam que a realidade envolve insegurança financeira, mais trabalho e falta de planejamento

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Será que o Fed já pode usar AI para cortar juros?

19 de novembro de 2025 - 20:00

Chegamos à situação contemporânea nos EUA em que o mercado de trabalho começa a dar sinais em prol de cortes nos juros, enquanto a inflação (acima da meta) sugere insistência no aperto

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A nova estratégia dos FIIs para crescer, a espera pelo balanço da Nvidia e o que mais mexe com seu bolso hoje

19 de novembro de 2025 - 8:01

Para continuarem entregando bons retornos, os Fundos de Investimento Imobiliários adaptaram sua estratégia; veja se há riscos para o investidor comum. Balanço da Nvidia e dados de emprego dos EUA também movem os mercados hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O recado das eleições chilenas para o Brasil, prisão de dono e liquidação do Banco Master e o que mais move os mercados hoje

18 de novembro de 2025 - 8:29

Resultado do primeiro turno mostra que o Chile segue tendência de virada à direita já vista em outros países da América do Sul; BC decide liquidar o Banco Master, poucas horas depois que o banco recebeu uma proposta de compra da holding Fictor

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Eleição no Chile confirma a guinada política da América do Sul para a direita; o Brasil será o próximo?

18 de novembro de 2025 - 6:03

Após a vitória de Javier Milei na Argentina em 2023 e o avanço da direita na Bolívia em 2025, o Chile agora caminha para um segundo turno amplamente favorável ao campo conservador

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar