Menu
2020-08-19T16:16:43-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
Dúvidas no mercado

Doria anuncia nova rodada de capitalização da Sabesp e ações da companhia caem na B3

A reação negativa do mercado se deu devido a percepção de que a possível privatização da companhia – muito aguardada desde a aprovação do novo marco legal do saneamento – pode não acontecer

19 de agosto de 2020
13:13 - atualizado às 16:16
Sabesp
Imagem: Shutterstock

As ações da Sabesp (SBSP3) amargam um pregão negativo nesta quarta-feira (19). Os papéis da companhia de saneamento básico do Estado de São Paulo chegaram a apresentar queda superior a 10% após o governador João Doria declarar que a empresa terá uma nova etapa de capitalização a partir deste mês. A fala foi proferida em evento virtual promovido pelo banco Santander durante a manhã.

Segundo Doria, após a aprovação do Novo Marco do Saneamento, a Sabesp passará a disputar licitações em outros estados para o oferecimento de serviços na área de saneamento, distribuição e tratamento de água e lixo.

A reação negativa do mercado se deu devido a percepção de que a possível privatização da companhia - muito aguardada desde a aprovação do novo marco legal do saneamento - pode não acontecer. Por volta das 16h, os papéis da Sabesp apresentavam queda de 3,71%, aos R$ 53,49.

O novo marco do sanemento básico foi sancionado no mês passado pelo presidente Jair Bolsonaro. A medida tem como objetivo a universalização dos serviços de água e esgoto até 2033, estimulando a livre concorrência e competitividade do setor.

Nos meses que antecederam a aprovação da nova lei, as empresas de saneamento listadas na bolsa tiveram um bom desempenho. O governador de São Paulo relembrou que a companhia acompanhou o movimento mesmo antes da aprovação da regulamentação.

"Ela terá um crescimento exponencial e o seu valor colocado em bolsa em um amplo programa de capitalização que muito em breve Henrique Meirelles, Benedito Braga e eu teremos oportunidade de anunciar.”

Privatização não está descartada

Em nota, a Sabesp informou ao Seu Dinheiro que busca se posicionar frente ao novo marco do saneamento “que trouxe oportunidades que permitem à empresa ampliar sua atuação no mercado de saneamento e também investir em novos negócios, como o tratamento de resíduos e a geração de energia”.

A Sabesp afirma também que fortaleceu os contratos de programas com 375 municípios do Estado de São Paulo com vistas à universalização. “Tais ações permitiram o crescimento, a qualificação e o fortalecimento da empresa, de modo a prepará-la para as melhores soluções que ainda serão definidas pelo Governo, incluindo a privatização.”

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Mercado imobiliário

BofA está otimista com a construção civil e considera a Cyrela sua ação preferida do setor

Em relatório, analistas da instituição se mostraram otimistas com construtoras brasileiras e disseram que mercado imobiliário está apenas no começo de uma recuperação de vários anos

ANO PERDIDO

Iata piora projeção para demanda por viagens aéreas em 2020

Demanda global deve cair 66% em 2020; estimativa anterior era de queda de 63%

Aquisição

Bradesco reforça carteira digital Bitz com aquisição da fintech DinDin

Os atuais clientes da DinDin vão migrar para o aplicativo do Bitz, em um plano de transição que será elaborado após o fechamento do negócio, cujo valor não foi revelado

POTENCIAL DE ALTA DE 26,5%

Credit Suisse eleva preço-alvo de Gerdau diante do bom momento do mercado de aço

Analistas de banco suíço esperam recuperação do mercado de aço e espaço para ajustes positivos de preços

Títulos públicos

Veja os preços e as taxas do Tesouro Direto nesta terça-feira

Confira os preços e taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra e resgate

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements