Menu
2020-08-19T16:16:43-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
Dúvidas no mercado

Doria anuncia nova rodada de capitalização da Sabesp e ações da companhia caem na B3

A reação negativa do mercado se deu devido a percepção de que a possível privatização da companhia – muito aguardada desde a aprovação do novo marco legal do saneamento – pode não acontecer

19 de agosto de 2020
13:13 - atualizado às 16:16
Sabesp
Imagem: Shutterstock

As ações da Sabesp (SBSP3) amargam um pregão negativo nesta quarta-feira (19). Os papéis da companhia de saneamento básico do Estado de São Paulo chegaram a apresentar queda superior a 10% após o governador João Doria declarar que a empresa terá uma nova etapa de capitalização a partir deste mês. A fala foi proferida em evento virtual promovido pelo banco Santander durante a manhã.

Segundo Doria, após a aprovação do Novo Marco do Saneamento, a Sabesp passará a disputar licitações em outros estados para o oferecimento de serviços na área de saneamento, distribuição e tratamento de água e lixo.

A reação negativa do mercado se deu devido a percepção de que a possível privatização da companhia - muito aguardada desde a aprovação do novo marco legal do saneamento - pode não acontecer. Por volta das 16h, os papéis da Sabesp apresentavam queda de 3,71%, aos R$ 53,49.

O novo marco do sanemento básico foi sancionado no mês passado pelo presidente Jair Bolsonaro. A medida tem como objetivo a universalização dos serviços de água e esgoto até 2033, estimulando a livre concorrência e competitividade do setor.

Nos meses que antecederam a aprovação da nova lei, as empresas de saneamento listadas na bolsa tiveram um bom desempenho. O governador de São Paulo relembrou que a companhia acompanhou o movimento mesmo antes da aprovação da regulamentação.

"Ela terá um crescimento exponencial e o seu valor colocado em bolsa em um amplo programa de capitalização que muito em breve Henrique Meirelles, Benedito Braga e eu teremos oportunidade de anunciar.”

Privatização não está descartada

Em nota, a Sabesp informou ao Seu Dinheiro que busca se posicionar frente ao novo marco do saneamento “que trouxe oportunidades que permitem à empresa ampliar sua atuação no mercado de saneamento e também investir em novos negócios, como o tratamento de resíduos e a geração de energia”.

A Sabesp afirma também que fortaleceu os contratos de programas com 375 municípios do Estado de São Paulo com vistas à universalização. “Tais ações permitiram o crescimento, a qualificação e o fortalecimento da empresa, de modo a prepará-la para as melhores soluções que ainda serão definidas pelo Governo, incluindo a privatização.”

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

Ninguém escapa

Cenário turbulento afeta até mesmo os IPOs da saúde, um dos setores preferidos dos investidores

Empresas com ofertas ambiciosas tiveram de reduzir suas estimativas de preços ou adiar datas para seguir com as operações

Disparada

No embalo do recorde do bitcoin, ações da Coinbase disparam mais de 70% na estreia na Nasdaq

O CEO da empresa, Brian Armstrong, comentou mais cedo sobre a abertura de capital da Coinbase ao portal CNBC

Fura-teto?

Criticado, governo vai rever PEC que livra obras do teto

O texto não caiu bem entre economistas, parlamentares e membros do próprio governo federal

Relembre a história

Crime e castigo: Bernie Madoff, responsável pela maior pirâmide financeira da história, morre na cadeia

Condenado a 150 anos de prisão, financista que fraudou US$ 20 bilhões e enganou milhares de investidores morreu em desgraça aos 82 anos. Conheça sua história e relembre seus crimes.

Atividade em queda

Indicador da FGV mostra contração da economia em março com agravamento da pandemia

A queda nas expectativas dos consumidores foi um dos destaques negativos entre os componentes do indicador

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies