Menu
2020-01-13T18:39:12-03:00
Victor Aguiar
Victor Aguiar
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e com MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pelo Instituto Educacional BM&FBovespa e UBS Escola de Negócios. Trabalhou nas principais redações de economia do país, como Bloomberg, Agência CMA, Agência Estado/Broadcast e Valor Econômico.
Altas e baixas

Vale, siderúrgicas, Sabesp e Petrobras: os destaques do Ibovespa nesta segunda-feira

As ações ligadas ao setor de commodities, como Vale, CSN e Suzano, operam em alta forte nesta segunda-feira. Sabesp ON também desponta entre os maiores ganhos do índice

13 de janeiro de 2020
15:35 - atualizado às 18:39
Vale minério mineração
Imagem: Shutterstock

As ações da Vale, das siderúrgicas e do setor de papel e celulose fecharam em alta firme nesta segunda-feira (13), dando força ao Ibovespa como um todo. Os papéis da Petrobras e da Sabesp também apresentaram movimentações relevantes, reagindo ao noticiário corporativo referente às empresas.

As companhias exportadoras de commodities tiveram uma sessão bastante positiva, impulsionadas pelo otimismo em relação às negociações comerciais entre EUA e China — está previsto para a próxima quarta (15) a assinatura da primeira fase do acordo comercial entre os países.

Por mais que a formalização do acerto não ponha um fim à guerra comercial, trata-se de um passo importante para acalmar os ânimos no mercado nesse front no curto prazo. Há a leitura de que, com a assinatura, a desaceleração da economia da China será interrompida.

O desempenho do gigante asiático é especialmente importante para o setor de commodities, uma vez que a China é a grande consumidora global de minério de ferro, produtos siderúrgicos e celulose. Assim, a aceleração da economia do país implica num crescimento da demanda por esses produtos.

E, de fato, o mercado já reagiu positivamente à perspectiva de conclusão do acordo: o minério de ferro negociado no porto chinês de Qingdao fechou em alta de 2,14% nesta segunda-feira.

Como resultado, Vale ON (VALE3) avançou 3,64%, CSN ON (CSNA3) teve ganho de 6,05%, Gerdau PN (GGBR4) valorizou 4,30% e Usiminas PNA (USIM5) fechou em alta de 4,38%. Bradespar PN (BRAP4) subiu 4,20% — a empresa possui participação relevante na Vale.

No setor de papel e celulose, Suzano ON (SUZB3) e as units da Klabin (KLBN11) tiveram ganhos de ,69% e 4,76%, respectivamente.

Petrobras dividida

Os papéis da Petrobras, por outro lado, ficaram perto da estabilidade, contrastando com o tom amplamente positivo do Ibovespa nesta segunda-feira. As ações ON (PETR3) caíram 0,03%, enquanto as PNs (PETR4) subiram 0,20%.

No exterior, o petróleo seguiu em trajetória de baixa, reagindo à despressurização das tensões geopolíticas no Oriente Médio: o WTI caiu 1,63% e o Brent recuou 1,20%.

Além disso, o mercado também digere a informação de que a estatal reduzirá em 3% o preço da gasolina e do diesel a partir desta terça-fera (14), em resposta à desvalorização do petróleo lá fora.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter
Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter

Sabesp reage

Outra ação que se destacou na ponta positiva do índice foi Sabesp ON (SBSP3), com ganhos de 4,35%. No último fim de semana, o jornal O Estado de S. Paulo revelou que o grupo China Railway Construction está em conversas para comprar uma fatia relevante da estatal paulista.

Top 5

Veja os cinco papéis de melhor desempenho do Ibovespa nesta segunda-feira:

  • Via Varejo ON (VVAR3): +8,55%
  • CSN ON (CSNA3): +6,05%
  • Metalúrgica Gerdau PN (GOAU4): +5,26%
  • Klabin units (KLBN11): +4,76%
  • Magazine Luiza ON (MGLU3): +4,69%

Confira também as maiores baixas do índice hoje:

  • SulAmérica units (SULA11): -2,27%
  • Braskem PNA (BRKM5): -1,31%
  • GPA PN (PCAR4): -1,09%
  • CVC ON (CVCB3): -1,05%
  • Carrefour Brasil ON (CRFB3): -0,89%
Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

DE OLHO NA CORRUPÇÃO

Brasil piora no ranking de corrupção

O índice é calculado com base nos níveis percebidos de corrupção no setor público por especialistas e empresários – quanto menor a nota maior é a percepção de corrupção no país

ficou para depois

Odebrecht adia assembleia de credores para aprovar plano de recuperação judicial

BNDES exige que o grupo abra mão do controle da Atvos, empresa de açúcar e etanol, para aprovar o plano; instituição é a maior credor entre os bancos públicos

conversa vai avançar

União Europeia visita EUA em fevereiro para negociar acordo, diz presidente do BCE

Trump chegou a ameaçar tarifar carros e outros produtos da UE se os dois lados não conseguirem fechar um novo acordo

na agenda americana

EUA começaram a trabalhar no corte de impostos ‘2.0’, diz secretário

Casa Branca planeja implementar um segundo corte de impostos para a classe média e “outros incentivos” para impulsionar o crescimento da economia

dados da receita

Arrecadação federal de impostos em 2019 é a maior em cinco anos

Crescimento é explicado pelo comportamento dos principais indicadores macroeconômicos, especialmente os relacionados com o consumo, produção industrial e importações

SIGA O 'BUY AND HOLD'

A estratégia de comprar ações para acelerar sua aposentadoria; entenda

Um dos maiores erros dos investidores que poupam para a aposentadoria é colocar todo o seu dinheiro na renda fixa. O investimento em ações é o gás que você precisa para acelerar o seu plano. O Seu Dinheiro lançou nesta semana o curso “Aposente-se aos 40 (ou o quanto antes)” para ajudar os leitores a […]

Títulos públicos

Veja os preços e as taxas do Tesouro Direto nesta quinta-feira

Confira os preços e taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra e resgate

Alívio no caixa?

Ações da Oi sobem forte com notícia de venda da Unitel

A participação da Oi na tele angolana foi vendida para a Sonangol por US$ 1 bilhão, de acordo com notícia publicada pelo colunista Lauro Jardim, de O Globo

solução?

Decreto sobre contratação de militares para INSS deve sair esta semana, diz Bolsonaro

TCU já avisou o governo de que terá de ser elaborada uma solução ampla para o recrutamento de pessoal, abrindo a possibilidade de contratação também para civis

primeira reunião do ano

BCE mantém política monetária inalterada, mas lança revisão de estratégia

Como previam analistas, o BCE manteve a taxa de refinanciamento em 0% e a de depósito em -0,50%

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements