As ações da Vale, das siderúrgicas e do setor de papel e celulose fecharam em alta firme nesta segunda-feira (13), dando força ao Ibovespa como um todo. Os papéis da Petrobras e da Sabesp também apresentaram movimentações relevantes, reagindo ao noticiário corporativo referente às empresas.
- Leia também [Patrocinado]: as três melhores ações para 2020
As companhias exportadoras de commodities tiveram uma sessão bastante positiva, impulsionadas pelo otimismo em relação às negociações comerciais entre EUA e China — está previsto para a próxima quarta (15) a assinatura da primeira fase do acordo comercial entre os países.
Por mais que a formalização do acerto não ponha um fim à guerra comercial, trata-se de um passo importante para acalmar os ânimos no mercado nesse front no curto prazo. Há a leitura de que, com a assinatura, a desaceleração da economia da China será interrompida.
O desempenho do gigante asiático é especialmente importante para o setor de commodities, uma vez que a China é a grande consumidora global de minério de ferro, produtos siderúrgicos e celulose. Assim, a aceleração da economia do país implica num crescimento da demanda por esses produtos.
E, de fato, o mercado já reagiu positivamente à perspectiva de conclusão do acordo: o minério de ferro negociado no porto chinês de Qingdao fechou em alta de 2,14% nesta segunda-feira.
Como resultado, Vale ON (VALE3) avançou 3,64%, CSN ON (CSNA3) teve ganho de 6,05%, Gerdau PN (GGBR4) valorizou 4,30% e Usiminas PNA (USIM5) fechou em alta de 4,38%. Bradespar PN (BRAP4) subiu 4,20% — a empresa possui participação relevante na Vale.
No setor de papel e celulose, Suzano ON (SUZB3) e as units da Klabin (KLBN11) tiveram ganhos de ,69% e 4,76%, respectivamente.
Petrobras dividida
Os papéis da Petrobras, por outro lado, ficaram perto da estabilidade, contrastando com o tom amplamente positivo do Ibovespa nesta segunda-feira. As ações ON (PETR3) caíram 0,03%, enquanto as PNs (PETR4) subiram 0,20%.
No exterior, o petróleo seguiu em trajetória de baixa, reagindo à despressurização das tensões geopolíticas no Oriente Médio: o WTI caiu 1,63% e o Brent recuou 1,20%.
Além disso, o mercado também digere a informação de que a estatal reduzirá em 3% o preço da gasolina e do diesel a partir desta terça-fera (14), em resposta à desvalorização do petróleo lá fora.
Sabesp reage
Outra ação que se destacou na ponta positiva do índice foi Sabesp ON (SBSP3), com ganhos de 4,35%. No último fim de semana, o jornal O Estado de S. Paulo revelou que o grupo China Railway Construction está em conversas para comprar uma fatia relevante da estatal paulista.
Top 5
Veja os cinco papéis de melhor desempenho do Ibovespa nesta segunda-feira:
- Via Varejo ON (VVAR3): +8,55%
- CSN ON (CSNA3): +6,05%
- Metalúrgica Gerdau PN (GOAU4): +5,26%
- Klabin units (KLBN11): +4,76%
- Magazine Luiza ON (MGLU3): +4,69%
Confira também as maiores baixas do índice hoje:
- SulAmérica units (SULA11): -2,27%
- Braskem PNA (BRKM5): -1,31%
- GPA PN (PCAR4): -1,09%
- CVC ON (CVCB3): -1,05%
- Carrefour Brasil ON (CRFB3): -0,89%