Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2020-11-03T08:32:19-03:00
Jasmine Olga
Jasmine Olga
É repórter do Seu Dinheiro. Cursa jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP), já passou pelo Centro de Cidadania Fiscal (CCiF) e o setor de comunicação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
esquenta dos mercados

Lockdowns ficam em segundo plano e otimismo prevalece antes das eleições nos EUA

Além do pleito nos EUA, os agentes do mercado também seguem repercutindo indicadores industrial que mostram o aquecimento das economias chinesas e americanas. No Brasil, a ata do Copom é o grande destaque do dia.

3 de novembro de 2020
8:10 - atualizado às 8:32
Biden Trump eleições 2020 Estados Unidos
Imagem: Shutterstock

A volta do feriado deve ser agitada e cheia de expectativas para os investidores brasileiros. A situação do coronavírus na Europa e a instalação de novos lockdowns ainda preocupam, mas ficam em segundo plano - pelo menos por hoje.

É que o dia da eleição presidencial americana finalmente chegou e o mercado aguarda com ansiedade o resultado. Trump ou Biden? Quem chefiará a maior economia do mundo pelos próximos quatro anos?

Além do pleito nos EUA, os agentes do mercado também seguem repercutindo indicadores industriais que mostram o aquecimento das economias chinesa e americana. No Brasil, a ata do Copom é o grande destaque do dia.

Voltando do feriado

Enquanto a bolsa brasileira estava fechada, em celebração ao feriado do Dia de Finados, as bolsas europeias e americanas tiveram um dia de recuperação.

Na sexta-feira (30), o principal índice da bolsa brasileira teve mais um dia complicado, caindo 2,72%, aos 93.952,40 pontos. No mês que o Ibovespa retomou o patamar dos 100 mil pontos - e o perdeu -, o principal índice brasileiro terminou outubro com queda de 0,7%.

Não se esqueça

Com o fim do horário de verão nos Estados Unidos, a partir de hoje o pregão da B3 terá uma hora a mais de duração.

Dia de decisão

A partir de hoje, diversos países europeus voltam a operar em sistema de lockdown. A medida é uma tentativa dos governos de combater a segunda onda do coronavírus no continente.

Se na semana passada a notícia foi a responsável pela sangria dos mercados, hoje ela fica em segundo plano e os mercados seguem em busca de uma recuperação.

As eleições presidenciais americanas são o grande destaque do dia. O cenário que se desenha é de uma possível vitória do democrata Joe Biden. Caso a previsão se confirme, é possível que tenhamos uma boa dose de drama no horizonte, já que o atual presidente, Donald Trump indicou que pode contestar o resultado. As urnas fecham às 21h e a apuração deve seguir madrugada a dentro. Confira aqui o que está em jogo no pleito americano.

Enquanto aguardam o resultado, os investidores seguem repercutindo indicadores que mostram que a indústria dos Estados Unidos e China estão no caminho da recuperação após superado o pior da crise do coronavírus.

Ontem, o índice de atividade industrial dos EUA subiu de 55,4 em setembro para 59,3 em outubro. O índice de gerentes de compras (PMI) industrial chinês subiu de 53 em setembro para 53,6 em outubro.

Assim, as bolsas asiáticas fecharam em alta durante a madrugada.

Na Europa, as bolsas operam em forte alta nesta manhã, com os novos lockdowns tendo impacto limitado nos negócios.

Nos EUA, a cautela também fica de lado, com os índices futuros em Wall Street subindo mais de 1%.

Agenda

Embora a eleição americana seja o principal evento do dia, a agenda ainda conta com outras divulgações de peso.

Pela manhã, o Banco Central divulga a ata da última reunião do Copom (8h). A expectativa dos investidores é que o documento explique melhor a sua visão para a alta da inflação observada nos últimos meses.

Às 10h, será conhecido o PMI da indústria de outubro, medido pela IHS Markit. Durante a noite, é a vez do PMI Composto da China (22h45).

A temporada de balanços promete uma agenda cheia durante a semana e a bateria de resultados começa nesta terça-feira com os números do Itaú Unibanco, após o fechamento do mercado.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

praticidade

Empiricus lança em aplicativo função de compra e venda de ações e outros ativos negociados em Bolsa

Desenvolvido em parceria com a Vitreo, o serviço já está disponível a todos os investidores – não somente aos assinantes da casa de research; saiba mais

Acionistas felizes

Sextou com dividendos: Copel (CPLE6) anuncia mais de R$ 1 bilhão em proventos; veja quem tem direito

Os valores aprovados pelo conselho de administração da empresa serão pagos aos acionistas em 30 de novembro

BLINK!

O que rolou nessa semana? Onde aprender Valuation? Vale (VALE3) caindo novamente? Felipe Miranda responde seus seguidores neste BLINK!

A chegada do final de semana é marcada pela sexta-feira e pelo BLINK! Felipe Miranda, estrategista-chefe da Empiricus, respondeu algumas perguntas feitas pelos seus seguidores. Confira

avaliando riscos

‘Papa’ do valuation vê inflação subestimada e diz que alta de preços é seu maior medo

Em evento, o professor da NYU Aswath Damodaran disse que gostaria de ver o banco central norte-americano agindo mais do que minimizando a alta de preços

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

O Ibovespa em queda livre e outros destaques desta sexta

Com a queda de 2,07% desta sexta-feira, aos 111.439 pontos, o Ibovespa emplacou o seu quarto pregão seguido de baixa e, agora, acumula um retorno negativo de mais de 6% em 2021. É um desempenho decepcionante para um índice que começou o ano renovando máximas e atingiu o seu nível recorde há apenas três meses; […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies