Menu
2020-07-20T16:48:06-03:00
Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Bolsa e dólar hoje

Ibovespa supera os 104 mil pontos em reação a notícias positivas sobre vacinas

Bolsa vai acima dos 104 mil pontos com notícia animadora sobre vacina da Pfizer; vacina da AstraZeneca também mostrou bons resultados

20 de julho de 2020
10:37 - atualizado às 16:48
Selo Mercados AGORA Ibovespa dólar
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Notícias de avanço nas pesquisas de vacinas contra o coronavírus animam os investidores nesta segunda-feira (20) e levam o Ibovespa a superar os 104 mil pontos. Às 16h30, o índice subia 1,32%, aos 104.244,56 pontos.

O mercado reage a boas notícias divulgadas pela Pfizer, que pesquisa uma vacina junto à BioNTech, e pela AstraZeneca, que desenvolve uma vacina junto à universidade de Oxford.

De acordo com a Pfizer, foram verificadas respostas imunes "fortes" nos estudos alemães da vacina, em velocidade superior ao prazo estimado. A pesquisa também não registrou efeitos colaterais graves nos indivíduos que receberam a dose.

A revista científica The Lancet divulgou um estudo da AstraZeneca em parceria com a universidade de Oxford que mostrou resposta imunológica dos participantes para a vacina, também sem efeitos colaterais graves.

No início da tarde, as bolsas americanas aceleraram os ganhos, e o Dow Jones, que recuava durante a manhã, passou a subir. Às 16h30, o Dow Jones avançava 0,26%, o S&P 500 subia 1,00% e o Nasdaq tinha alta de 2,54%.

As bolsas europeias fecharam com sinais mistos, mas a maioria manteve o tom positivo com os avanços das pesquisas para a vacina. O Índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,76%.

Mais cedo, as bolsas asiáticas terminaram o pregão sem direção definida, na expectativa das negociações de um pacote orçamentário de 1,85 trilhão de euros entre os líderes da União Europeia.

O pacote inclui um fundo de 750 bilhões de euros destinado a ajudar o bloco a se recuperar da crise gerada pela pandemia de covid-19. Os líderes europeus voltaram a se reunir nesta segunda-feira para discutir as medidas.

Há pouco, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, disse no Twitter que enviará a todos os líderes europeus sua nova proposta sobre o fundo, cujo valor vem sendo o principal ponto de discórdia entre as lideranças. Ele disse estar otimista com a aprovação, e o pronunciamento "deu um gás" nos mercados no início da tarde.

Reforma tributária nesta semana

Os investidores brasileiros estão, nesta semana, de olho nos avanços da reforma tributária. A expectativa é de que o Ministério da Economia finalmente apresente a sua proposta amanhã.

O otimismo com o avanço da agenda de reformas contribui para alívio no dólar à vista e nos juros. A moeda americana alternou altas e quedas pela manhã, mas se firmou em baixa, e agora recua 0,81%, aos R$ 5,3367. Já os juros futuros fecharam em leve queda, com exceção daqueles com vencimento em janeiro de 2021:

  • Janeiro/2021: de 2,025% para 2,03%;
  • Janeiro/2022: de 2,95% para 2,92%;
  • Janeiro/2023: de 4,03% para 4,01%;
  • Janeiro/2025: de 5,48% para 5,47%.

Oi e Ser em disparada

A telefônica Oi (OIBR3), em recuperação judicial, disparava 19,01% na abertura após a notícia, no fim de semana, de que Tim, Claro e Telefônica fizeram proposta conjunta vinculante pela área de telefonia móvel da companhia. Às 16h32, porém, o papel subia "apenas" 9,92%.

As ações da Tim (TIMP3) e da Telefônica (VIVT4) estão entre as maiores altas do Ibovespa. No mesmo horário, avançavam, respectivamente, 5,87% e 5,76%.

Para analistas do Credit Suisse, a mais beneficiada pela transação seria a Tim, que ficaria com a maior parte dos ativos de telefonia móvel da Oi.

As ações da Ser Educacional (SEER3) também disparam nesta segunda. No mesmo horário, subiam 14,49%, embaladas pelo anúncio de que a companhia avalia a compra de ativos envolvendo o Grupo Laureate no Brasil.

O 'mistério' do Twitter da Via Varejo

Outra ação que figura entre as maiores altas do Ibovespa nesta segunda é a da Via Varejo (VVAR3), que passou a disparar depois que uma conta de Twitter atribuída à companhia divulgou dados operacionais fortes. No entanto, a sequência de tuítes foi posteriormente apagada sem maiores explicações. Às 16h32, os papéis subiam 7,35%.

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

seu dinheiro na sua noite

Fidelidade em baixa com a pandemia

Não, não estou falando da fidelidade entre casais. Até porque, por mais que a convivência excessiva em família na quarentena tenha abalado alguns casamentos, o momento não anda muito propício às puladas de cerca. Estou falando do setor de fidelidade, que abarca as empresas de programas de pontos e milhagem, sobretudo aqueles ligados às companhias […]

Empresa ligada à Vale

Justiça aprova pedido de Recuperação Judicial da Samarco

RJ não terá impacto nas atividades operacionais da mineradora, nem nas ações de reparação e compensação pela tragédia de Mariana

FECHAMENTO

Ibovespa ignora tensão em Brasília e NY no vermelho e avança 1%; dólar também sobe

Enquanto as blue chips garantiram o bom desempenho do Ibovespa, o dólar avançou 0,84%, pressionado pelo noticiário em Brasília

Exaltou integração

Presidente do Banco Central não enxerga competição entre bancos e fintechs

Segundo Campos Neto, a integração entre as mídias sociais e o sistema financeiro é maior inovação que existe no momento

Menos pontos e milhas

Setor de empresas de fidelidade encolhe quase 30% em 2020

O segmento de fidelidade movimentou R$ 5,3 bilhões em 2020, segundo a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF)

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies