Menu
2020-08-12T16:41:06-03:00
Mercados hoje

Ibovespa cai e dólar sobe com ‘debandada’ falando mais alto que exterior positivo

Bolsa iniciou o dia em alta, mas as baixas na equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, acabam falando mais alto que a alta das ações lá fora

12 de agosto de 2020
10:52 - atualizado às 16:41
Selo Mercados AGORA Ibovespa dólar
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

O Ibovespa iniciou o dia em alta na esteira da possibilidade de um acordo para um pacote de estímulo econômico nos Estados Unidos. Mas no início da tarde o cenário pesado em Brasília, com a "debandada" nos quadros do Ministério da Economia, acabou pesando mais sobre o humor dos investidores e o mercado brasileiro de ações passou a cair.

Nos EUA, a notícia de que o governo norte-americano alcançou um acordo com a Moderna para a compra de milhões de doses de uma futura vacina contra a covid-19 levou os índices em Nova York subirem forte, o que repercutiu imediatamente no Ibovespa no início da sessão.

Com o passar das horas, porém, a perspectiva de deterioração do cenário fiscal começou a falar mais alto. Por volta das 16h40, o Ibovespa operava em queda de 0,3%, aos 101.869 pontos.

O peso da "debandada"

A equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, sofreu duas importantes baixas na noite de ontem. Pediram demissão o secretário especial de Desestatização e Privatização, Salim Mattar, e o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel.

Mattar tocava um eixo considerado importante pelos agentes do mercado financeiro, enquanto Uebel defendia a realização de uma reforma administrativa ainda neste ano.

Sob a alegação de motivos pessoais, também deixou o governo o diretor do programa de desburocratização, José Ziebarth.

Com isso, já são seis as baixas registradas na equipe econômica de Guedes no decorrer das últimas semanas. Em julho, Mansueto Almeida deixou o Tesouro Nacional, Caio Megale saiu da diretoria de programas da Secretaria Especial da Fazenda e foi anunciado que Rubem Novaes deixará a presidência do Banco do Brasil.

O próprio ministro referiu-se às demissões como "debandada". Enquanto alguns analistas aventam temores com uma possível saída do próprio Guedes e outros observam uma pressão do ministro para usar a "debandada" a favor de sua agenda, o Ibovespa amarga perdas, na contramão dos mercados financeiros internacionais.

A notícia pesa principalmente sobre ações de empresas estatais incluídas nos planos de privatização do governo, em especial a Eletrobras, cujos papéis ON e PN (ELET3 E ELET6) recuam cerca de 4%.

Dólar e juro

Já o dólar opera em alta repercutindo a notícia da "debandada" no governo em meio a temores de aprofundamento da crise fiscal agravada pela pandemia.

Por volta das 16h40, a moeda norte-americana era cotada em alta de 0,8%, a R$ 5,458.

Enquanto isso, os contratos de juros futuros fecharam em alta, especialmente nos vencimentos mais longos, acompanhando a alta do dólar.

Confira as taxas negociadas de alguns dos principais contratos negociados na B3:

  • Janeiro/2021: de 1,870% para 1,875%;
  • Janeiro/2022: de 2,680% para 2,770%;
  • Janeiro/2023: de 3,820% para 3,950%;
  • Janeiro/2025: de 5,570% para 5,700%.
Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

Exile on Wall Street

Contágio

O Banco Central tentou acalmar o mercado e encontrou como resposta ainda mais estresse e preocupação.

de olho na expansão

Após queda de 40% desde IPO, XP vê potencial para que ações de novata da bolsa dobrem de valor

Para a XP Investimentos, o comprometimento da rede de farmácias com a expansão e melhoria operacional nos próximos anos abre possibilidade para que as ações se valorizem 105% em um ano

novidade na bolsa

Ações da Cury, da Cyrela, têm forte queda em estreia na B3

Papéis da construtora começam a ser negociados em dia de forte aversão ao risco nos mercados globais

Decisão do Supremo

Marco Aurélio libera meio bilhão da Andrade Gutierrez que TCU havia bloqueado

Indisponibilidade de bens foi decretada pela Corte de Contas em maio de 2018 no âmbito de auditoria que fiscalizou as obras civis da Usina Termonuclear de Angra 3, pelo prazo de um ano.

Títulos públicos

Veja os preços e as taxas do Tesouro Direto nesta segunda-feira

Confira os preços e taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra e resgate

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements