Howard Marks, “guru” de Warren Buffett, diz por que saiu às compras no meio do pânico nos mercados
O dinheiro grande em investimentos vem quando você faz coisas que as outras pessoas estão com medo de fazer, o que inclui investir em períodos de estresse, disse o lendário gestor

Assim como boa parte da população mundial, o lendário investidor Howard Marks está recolhido em casa nas últimas semanas. O que não o impediu de sair às compras de ativos no mercado no meio do choque global provocado pela disseminação do coronavírus.
O gestor da Oaktree Capital, uma das referências para o lendário investidor Warren Buffett, disse que as compras se concentraram nas primeiras semanas de março, justamente quando se concentrou a queda no valor dos ativos.
“Quanto mais baixo [o preço], mais agressivos compramos”, afirmou Marks, que participou de uma transmissão na internet promovida pela XP Investimentos.
Os investimentos de Marks no olho do furacão da crise aconteceram principalmente nos mercados de crédito, que sofreram com o temor de um calote das empresas emissoras.
Questionado sobre os setores nos quais investiu, ele mencionou o de petróleo, um dos mais atingidos, tanto pelo choque do coronavírus como pela disputa envolvendo Arábia Saudita e Rússia que derrubou as cotações da commodity.
Leia Também
“As pessoas querem ficar fora desse setor porque ninguém sabe a perspectiva para o petróleo, o que é compreensível. Mas trata-se de uma barganha para pessoas como nós.”
O gestor afirmou que desde 1988 passou por três grandes crises – em 1991, 2001 e 2008 – e em todos os períodos obteve retornos de dois dígitos altos.
Isso não significa que ele esteja otimista com uma reversão da crise no curto prazo “Há muita dor esperando para acontecer”, disse ao citar as grandes perdas esperadas tanto na economia como nas empresas listadas na bolsa norte-americana.
Por outro lado, considera que o momento é o ideal para investir, fazendo, é claro, uma boa seleção.
“O dinheiro grande em investimentos vem quando você faz coisas que as outras pessoas estão com medo de fazer, o que inclui investir em períodos de estresse.” – Howard Marks, Oaktree Capital
Economia em coma
Marks comparou o atual estado da economia ao de um paciente que é colocado propositalmente em coma para suportar o tratamento de uma doença.
“Para parar o contágio do coronavírus, dissemos para as pessoas ficarem em casa e, com isso, não participar da economia. Enquanto isso, o Fed [BC dos EUA] e o Tesouro dão suporte para manter a economia viva enquanto ela estiver no coma.”
Confira a íntegra da transmissão que aconteceu na noite desta segunda-feira.
*Conteúdo em atualização
SD ENTREVISTA
Dólar dispara, bolsa cai e Itaú muda a estratégia: chefe de recomendações do banco diz onde investir após as eleições
3 de novembro de 2026 - 13:29REDUÇÃO DA ALAVANCAGEM
Alívio na dívida? CSN (CSNA3) sobe 4% com avanço na venda da divisão de cimentos — mas ainda há desafios no radar
3 de novembro de 2026 - 12:49EX-PACMAN DOS FIIS?
Após onda de compras, ‘Pacman dos FIIs’ coloca imóveis à venda por R$ 530 milhões; veja lucro por cota
3 de novembro de 2026 - 9:39FIM DA GUERRA?
Petróleo fecha em queda de mais de 7% com expectativa de acordo para encerrar guerra no Oriente Médio
2 de novembro de 2026 - 16:19TOUROS E URSOS
Como será o amanhã? As perspectivas para seus investimentos após a eleição e a sangria dos mercados
2 de novembro de 2026 - 13:05CONFIRA
Atenção, investidor: B3 amplia horário de negociação a partir de terça-feira (3)
31 de outubro de 2026 - 18:07ENTENDA O CENÁRIO
JP Morgan faz alerta sobre o Banco do Brasil (BBAS3) e aponta desafio para o próximo trimestre
31 de outubro de 2026 - 13:15ENTRE MORTOS E FERIDOS
Sangria na bolsa deixa varejo e construção civil entre os setores mais castigados, mostra EQI
31 de outubro de 2026 - 9:15SANGRIA NOS MERCADOS
Ibovespa tem pior semana desde março de 2020 e arrasta desempenho mensal para vermelho, com um feito inesperado
30 de outubro de 2026 - 18:23ZERO A ZERO?
Uma semana muda tudo: BTG (BPAC11) devolve ganhos do ano e tem recomendação rebaixada — vale comprar após o tombo?
30 de outubro de 2026 - 13:11FUTURO NEBULOSO
Usiminas (USIM5) tem a maior baixa do Ibovespa com balanço aquém do esperado; o que pesou nos números do 3T26?
30 de outubro de 2026 - 12:40FÓRMULA MILIONÁRIA
De inquilina a dona: Coca-Cola compra imóvel do ALZR11 por R$ 140 milhões; veja ganho por cota
30 de outubro de 2026 - 11:52A CONTA CHEGOU
Casas Bahia (BHIA3) coloca aluguéis em dia, mas FII reduz projeção de dividendos; entenda o porquê
30 de outubro de 2026 - 10:19PESSIMISMO CONTINUA
Ibovespa tem 4º pregão seguido de baixa, com queda de 17% desde a eleição; em NY, dia também foi tingido de vermelho
29 de outubro de 2026 - 18:17Conteúdo Empiricus
Enquanto muitos investidores focam nos dividendos, este mercado bilionário bate recordes de crescimento na B3 em 2026
29 de outubro de 2026 - 14:00DE OLHO NO GRINGO
Um fundo imobiliário, duas versões: o que falta para os FIIs ‘falarem a língua’ do investidor estrangeiro?
29 de outubro de 2026 - 7:30SANGRIA ESTANCOU?
Vale investir na Bolsa depois da ‘segunda-feira sangrenta’? Estrategista da Monte Bravo diz quais setores olhar, mas tem um ativo preferido
27 de outubro de 2026 - 18:40PECHINCHAS NA BOLSA
Tombo da Bolsa após as eleições abre oportunidades, e Itaú BBA lista 7 ações para incluir na carteira agora
27 de outubro de 2026 - 16:08A RAZÃO DA QUEDA
A derrocada da bolsa: estudo mostra que crises globais estão por trás dos maiores tombos do Ibovespa
26 de outubro de 2026 - 18:15RESSACA ELEITORAL