Menu
2020-03-09T11:01:00-03:00
Victor Aguiar
Victor Aguiar
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e com MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pelo Instituto Educacional BM&FBovespa e UBS Escola de Negócios. Trabalhou nas principais redações de economia do país, como Bloomberg, Agência CMA, Agência Estado/Broadcast e Valor Econômico.

O que é o circuit breaker? Entenda como funciona o botão do pânico da bolsa

O Ibovespa caiu 10,02% nesta segunda-feira, acionando o circuit breaker pela primeira vez desde o Joesley Day. Saiba como funciona o mecanismo de defesa da bolsa

9 de março de 2020
11:00 - atualizado às 11:01
Ibovespa mercados queda
Imagem: Shutterstock

Às 10h32 desta segunda-feira (9), o Ibovespa bateu a marca de 10,02% de queda, chegando aos 88.178,33 pontos. Quando o principal índice da bolsa brasileira cai 10%, automaticamente é acionado o circuit breaker, um mecanismo que interrompe as negociações por 30 minutos, para tentar conter a derrocada da bolsa.

Obviamente, essa é uma medida dramática. O 'botão do pânico' foi pressionado pela última vez em 18 de maio de 2017, dia que ficou conhecido como 'Joesley Day' — na ocasião, o mercado despencou com a notícia de que o empresário Joesley Batista teria gravado conversas potencialmente bombásticas com o então presidente Michel Temer.

A ideia do circuit breaker é criar um período de pausa para que os operadores "esfriem a cabeça" e consigam equilibrar melhor a oferta e a demanda de ações. Passados os 30 minutos, as negociações voltam a funcionar normalmente.

Ibovespa desaba 10,02%, acionand o circuit breaker

Mas, caso o desempenho do Ibovespa continue piorando, há outros gatilhos que podem ser disparados:

  • Queda de 15%: pausa de uma hora no pregão;
  • Queda de 20%: as negociações são suspensas por tempo indeterminado — a B3 pode, inclusive, encerrar o pregão de maneira definitiva.

Antes do Joesley Day, a última vez que o circuit breaker tinha sido acionado foi em 2008, durante a crise do subprime nos Estados Unidos. Na ocasião, o botão do pânico foi apertado seis vezes, entre setembro e outubro daquele ano.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

QUE CRISE?

Weg surpreende mais uma vez o mercado, com alta de 54% do lucro no 3º trimestre

Resultado vem muito acima das expectativas, diante da retomada da demanda por equipamentos

Esquenta dos mercados

Ibovespa tem pregão crucial depois de recuperar a marca dos 100 mil pontos

Investidores temem que riscos internos e externos limitem recuperação a um ‘bear market rally’

AINDA EM DIFICULDADES

IRB Brasil fecha agosto com prejuízo de R$ 65,4 milhões

Excluindo os efeitos de negócios descontinuados, a companhia apresentou lucro de R$ 73,8 milhões

EM ALTA

Petrobras: Produção média em 2020 deve superar expectativas

Crescimento da produção de petróleo e gás natural acima do esperado não tem resultado em estoques excessivos, diz companhia

Gestão na crise

Com BR Distribuidora, Via Varejo e Vale nos fundos, Opportunity vê bolsa barata se país superar risco fiscal

Ações têm espaço para subir se o governo encontrar uma solução para encaixar o Renda Cidadã no orçamento sem “chutar o balde”, diz Luiz Felipe Constantino, sócio e gestor do Opportunity

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies