Menu
2019-04-20T15:18:03-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
RESPOSTA DO TESOURO NACIONAL

Outro lado: O spread no Tesouro Direto protege os investidores e o próprio Tesouro

Colunista criticou cobrança do Tesouro nas operações de venda antecipadas de títulos públicos

10 de janeiro de 2019
5:50 - atualizado às 15:18

O Tesouro Nacional enviou um comunicado ao Seu Dinheiro para explicar o motivo da cobrança de um spread na operação de venda antecipada de títulos públicos no Tesouro Direto. O valor cobrado foi criticado pelo colunista Luiz Rogé neste artigo.

Segundo o Tesouro, o mecanismo é necessário para proteger a instituição e os próprios investidores. Se a taxa fosse menor, haveria mais interrupções na plataforma de negociações. Leia a seguir a resposta do Tesouro:

"Os preços dos títulos negociados no Tesouro Direto (TD) são atualizados, regularmente, três vezes ao dia. A definição das taxas do TD busca dar maior previsibilidade e estabilidade aos investidores, ao mesmo tempo em que mantém relação com os preços e oscilações do mercado secundário. Desse modo, os parâmetros de negociação são definidos para minimizar o número de interrupções de negociação durante o dia e proteger os investidores e o Tesouro Nacional de negociações com preços significativamente diferentes dos praticados no secundário.

Para que essas condições sejam mantidas, ao final de 2016 foram implementadas mudanças nas diferenças das taxas de compra e venda dos títulos. Isso permitiu, para níveis semelhantes de oscilações de mercado, redução significativa das suspensões do TD. Ressalta-se também que as diferenças das taxas de compra e venda são compatíveis com as taxas praticadas em mercado e similares para todos os títulos com parcela da rentabilidade prefixada (Tesouro IPCA+ e Tesouro Prefixado – com ou sem juros semestrais) visando não influir na escolha do investidor.

O objetivo do spread não é proporcionar ganho ao Tesouro, mas sim dar estabilidade ao programa. Se não houvesse o spread, ou se ele fosse muito baixo, haveria mais interrupções. Ou, caso não houvesse as interrupções necessárias, o preço dos títulos no mercado secundário poderia se alterar de maneira desfavorável e gerar prejuízo ao Tesouro. Em suma, o mecanismo de spread protege os investidores e o próprio Tesouro. Na prática, caso haja uma situação de ganho para o Tesouro, a diferença entre os preços de compra e venda se traduz em redução da dívida pública.

O Tesouro Nacional, de todo modo, está atento a essa questão e avalia permanentemente as condições para reduzir o spread."

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

pandemia

Covid-19: Brasil passa das 210 mil mortes causadas pela pandemia

Nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde registraram 452 óbitos pela covid-19

seu dinheiro na sua noite

Antes tarde do que mais tarde

Com o uso emergencial de duas vacinas contra o coronavírus aprovado no Brasil, ainda que com muito atraso em relação a outros países (incluindo emergentes), o brasileiro pode enfim vislumbrar a possibilidade de um retorno à vida normal. Está certo que ainda vai demorar, e provavelmente veremos o resto do mundo voltar à normalidade, enquanto […]

Fechamento

Vacina empolga, mas incertezas ainda são muitas e limitam os ganhos do Ibovespa; dólar fica estável

Embora o início da vacinação tenha criado um princípio de euforia, as incertezas ainda são muitas e nublam o cenário

atenção, acionista

Itaúsa anuncia o pagamento de juros sobre capital próprio adicionais

Base do pagamento é a posição acionária final do dia 22 de janeiro; provento tem retenção de 15% de imposto de renda na fonte, resultando em juros líquidos de R$ 0,01768 por ação

insatisfações com a estatal

Petrobras sai em defesa de sua política de preços

Estatal listou uma série de respostas para justificar eventuais aumentos concedidos ou que possam vir a ser feitos este ano, diante de preços de petróleo em franca recuperação

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies