Em comunicado divulgado hoje (18), a companhia mexicana América Móvil, que é controladora da operadora Claro, anunciou oferta para a aquisição da empresa Nextel Brasil.
O preço de compra acordado foi de US$ 905 milhões. Mas o fechamento do acordo está sujeito a determinadas condições de fechamento habituais, como a aprovação regulamentar da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Conselho de Administração de Defesa Econômica (Cade). O acordo envolve a NII Holdings e afiliadas, assim como a AI Brazil Holdings.
A operação também está sujeita à aprovação, em assembleia, dos acionistas da NII titulares da maioria das ações em circulação da companhia.
Em nota, a empresa destacou que "com essa aquisição, a Claro, subsidiária da América Móvil, consolida sua posição como uma das principais prestadoras de serviços de telecomunicações no Brasil, fortalecendo a sua rede móvel, portfólio de espectro, base de assinantes, cobertura e qualidade, particularmente nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, os principais mercados do Brasil".
De acordo os dados divulgados pela Anatel até dezembro de 2018, a Nextel é a quinta maior operadora do país, com 3,3 milhões de linhas móveis ativas, o que representa um pouco mais de 1% do mercado brasileiro de telefonia celular. Já a operadora Claro é a segunda maior do país e possui participação de mercado de 24,6%, ficando atrás apenas da Telefônica Vivo (31,9%).