🔴 TOUROS E URSOS: PETRÓLEO EM DISPUTA: VENEZUELA, IRÃ E OS RISCOS PARA A PETROBRAS – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Que venha a concorrência

11 de junho de 2019
19:05
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Durante a greve dos caminhoneiros no ano passado, boa parte da população se colocou a favor do movimento, e por um motivo justo: o preço dos combustíveis é muito alto no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas você já parou para pensar no caminho que a gasolina (ou o diesel, no caso) faz até chegar à bomba dos postos?

Embora o monopólio da Petrobras na produção de combustíveis tenha caído há mais de duas décadas, na prática a estatal continua no domínio dessa atividade. E mercados com baixa ou nenhuma concorrência não costumam funcionar bem.

Em governos anteriores, a solução para esse problema foi simplesmente intervir na Petrobras, com o controle do preço praticado nas refinarias. Como sabemos, o resultado dessa política foi desastroso.

O presidente Jair Bolsonaro chegou a ensaiar uma repetição da estratégia, mas parece que foi convencido a adotar outra saída que, pelo menos no meu modo de entender, pode ser bem mais eficiente: estimular a concorrência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Petrobras anunciou no fim de abril a intenção de vender oito de suas 13 refinarias, responsáveis por quase metade da produção do país.

Leia Também

Mas esse plano criou um novo problema. E se um único grupo privado assumisse o controle da maior parte das refinarias, não estaríamos apenas substituindo um monopólio público por um privado?

O Cade, órgão de defesa da concorrência, já estava de olho nesse mercado e hoje fechou um acordo com a Petrobras que deve agilizar o processo de venda das refinarias. Ao mesmo tempo, prevê algumas salvaguardas para evitar uma nova concentração dos ativos.

Os investidores gostaram da notícia, e o melhor termômetro desse sentimento está nas ações da estatal hoje na bolsa. A Bruna Furlani conta nesta matéria os detalhes do acordo fechado entre a Petrobras e o Cade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

100 mil (de novo) à vista

A alta das ações da Petrobras ajudou o Ibovespa a ficar a apenas 1.040 pontos da marca histórica de 100 mil. Esse também é o maior patamar do principal índice da bolsa desde 19 de março. Além da estatal, a Vale foi destaque de alta hoje graças a notícias vindas da China. O andamento de votações no Congresso e a perspectiva de que o vazamento das mensagens do ministro Sergio Moro fiquem restritas ao plano político também levaram os investidores às compras na B3 hoje. Saiba os detalhes de todos as notícias que movimentaram os mercados na cobertura do Victor Aguiar.

Sua aposentadoria (por enquanto) não está em risco

Lembra quando eu escrevi aqui na newsletter que poderia faltar dinheiro para o pagamento das aposentadorias e outros benefícios? Isso aconteceria se o Congresso não liberasse o governo de um dos compromissos da chamada “regra de ouro” das finanças públicas. Pois bem, hoje a comissão de parlamentares que tratou do assunto deu sinal verde para o governo tomar R$ 248,9 bilhões em crédito para o pagamento de despesas com Previdência, Bolsa Família e Plano Safra. Confira como foi costurado esse acordo na reportagem do Eduardo Campos.

Moro x Lula no STF

Um novo embate entre Sergio Moro e o ex-presidente Lula, o primeiro após a divulgação de conversas do ministro, está marcado no STF. O ministro Gilmar Mendes confirmou que a segunda turma do Supremo deve analisar um novo pedido de habeas corpus do ex-presidente, dessa vez alegando suspeição de Moro para julgar o caso. Gilmar também deixou alguns sinais sobre como essa avaliação da Corte deve ser conduzida, como você confere nesta matéria.

Como fica o lucrão?

Tem muita gente que resolve investir em ações de grandes bancos porque enxerga nelas lucro garantido mesmo nos momentos de crise. Mas com a queda dos juros, o crescimento desses resultados bilionários passou a depender mais da concessão de crédito. O problema é que, como a economia não tem ajudado, alguns analistas que cobrem o setor financeiro já começaram a ficar preocupados. Mas o que os bancos dizem sobre isso? Se você também é acionista ou pretende comprar ações de bancos na bolsa, recomendo a leitura desta matéria com o presidente do Bradesco, Octavio de Lazari.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E por falar em bancos…

Hoje foi a vez do Banco Inter dar mais um grande passo na bolsa de valores. A diretoria da instituição anunciou que fará uma emissão de ações ordinárias e dará início a um programa de emissão de certificados de depósitos de ações para a formação de units. O objetivo do Inter por trás dessas medidas é muito claro: ampliar a governança corporativa do banco, cujas ações quadruplicaram de valor nos últimos 12 meses. Confira os detalhes dos planos do banco digital que já atraiu mais de 2 milhões de clientes.

Pare, pense e compre (ou venda)

Já comentamos por aqui que um dos grandes segredos do mercado de ações é saber a hora certa de agir. O bom investidor da renda variável é aquele que acompanha e controla os passos dos ativos na carteira. Mas como alcançar esse objetivo? O Fausto Botelho traz nesta semana algumas dicas para administrar bem suas posições, diminuir os riscos e, principalmente, aumentar seus rendimentos, sempre com base na análise gráfica.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ALGO NÃO CHEIRA BEM

Delegados da PF estão ‘perplexos’ e apontam cenário ‘atípico’ em inquérito do STF sobre Master

18 de janeiro de 2026 - 14:14

Em nota divulgada neste sábado (17), a classe reage ao cenário “manifestamente atípico” na investigação, sob relatoria do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o grupo, tal contexto causa “legítima perplexidade institucional”

ENVOLVIMENTO PESSOAL

Caso Master: Transparência Internacional diz que PGR deveria pedir impedimento de Toffoli

18 de janeiro de 2026 - 13:07

O cunhado do banqueiro Daniel Vorcaro é o dono dos fundos de investimento que compraram parte da participação dos irmãos de Toffoli no resort Tayayá, no interior do Paraná

FLORESTA NO DESERTO?

A Grande Muralha Verde: China planta floresta em um dos desertos mais inóspitos do planeta

18 de janeiro de 2026 - 12:12

China combate a desertificação do Deserto de Taklamakan com uma mistura improvável de árvores, ciência e megaprojetos de energia solar

COMPRA DA ILHA

Tarifaço pela Groenlândia: Trump anuncia tarifas de 25% para oito países europeus

18 de janeiro de 2026 - 11:02

O presidente norte-americano tem dito repetidamente que a Groenlândia é vital para a segurança dos EUA devido à sua localização estratégica e aos grandes depósitos minerais, e não descartou o uso da força para tomá-la

MERCADO DE TRABALHO

Quando o anúncio de uma vaga de trabalho é uma roubada? Esses sinais servem de alerta

18 de janeiro de 2026 - 10:15

Antes de se inscrever para centenas de processos seletivos, conheça quais pontos de atenção que podem evitar problemas no futuro

OS DESTAQUES DA SEMANA

Vamos (VAMO3) lidera os ganhos do Ibovespa, enquanto Hapvida (HAPV3) é a ação com pior desempenho; veja os destaques da semana

17 de janeiro de 2026 - 17:23

Os investidores acompanharam os novos desdobramentos do caso Master, as atualizações da corrida eleitoral e as publicações de indicadores econômicos

O SOM DO SILÊNCIO

Silêncio! O show está prestes a começar: Cidade do interior de São Paulo é a mais silenciosa do Brasil

17 de janeiro de 2026 - 16:02

Município com pouco menos de 15 mil habitantes segue à risca o limite de 55 decibéis, estabelecido por lei

26 ANOS DE NEGOCIAÇÕES

Mercosul e União Europeia assinam acordo comercial sem a presença de Lula; entenda o que falta para o tratado valer na prática

17 de janeiro de 2026 - 12:04

A assinatura, no entanto, não faz o acordo valer imediatamente. Após o evento, o texto será submetido à ratificação do Parlamento Europeu e dos congressos nacionais de cada país do Mercosul

DINHEIRO DE VOLTA

FGC vai começar a pagar CDBs do Master na próxima semana; veja como solicitar os valores e evitar golpes

17 de janeiro de 2026 - 11:12

Para fugir de criminosos, o FGC alerta que não solicita o pagamento de qualquer taxa ou o depósito prévio de valores

LOTERIAS

Máquina de milionários emperrada? Mega-Sena 2960 acumula e prêmio sobe para R$ 41 milhões; confira os sorteios do fim de semana

17 de janeiro de 2026 - 10:03

Enquanto os apostadores se preparam para o sorteio da Mega-Sena, outras quatro loterias também voltam a correr neste sábado

ENTRE POLÊMICAS, RUMORES E INVESTIGAÇÕES

Caso Master: o mapa das conexões entre Nelson Tanure e o banco de Daniel Vorcaro — e o que o empresário nega

16 de janeiro de 2026 - 12:50

Entenda os pontos sob investigação e o que o empresário diz sobre sua relação com o banco

SURPRESA

IBC-Br: Prévia do PIB brasileiro interrompe queda e sobe 0,70% em novembro, acima da expectativa

16 de janeiro de 2026 - 10:19

O indicador da atividade industrial foi um dos que registrou as maiores altas; veja como a divulgação movimenta o mercado hoje

CIÊNCIA

O “sol artificial” da China ajuda a responder uma antiga questão: afinal, entre fusão e fissão nuclear, qual é mais segura?

16 de janeiro de 2026 - 9:49

Entenda como a China está mudando a percepção sobre energia nuclear e explorando novas tecnologias com seu ‘sol artificial’

ONDA DE CALOR

Para fugir do calor: Esses destinos de viagem proporcionam um clima mais ameno, mesmo durante o verão, sem precisar sair do Brasil

16 de janeiro de 2026 - 9:15

Confira os 6 melhores locais para se refugiar das altas temperaturas da estação mais quente do ano

MÁQUINA EMPERRADA

Loterias em manutenção: Lotofácil, Quina, Mega-Sena e demais modalidades emperram; prêmios sobem

16 de janeiro de 2026 - 7:07

Mega-Sena não sai desde a Mega da Virada. Lotofácil acumula pela segunda vez na semana. Com isso, a Quina promete o maior prêmio desta sexta-feira (16).

FORA DO IBOVESPA

IA, robôs, biotecnologia e energia nuclear: como investir nas teses que definirão a economia e o futuro a partir de 2026

15 de janeiro de 2026 - 12:04

Relatório da Global X compilou as tendências globais dos próximos anos e fala como os ETFs podem viabilizar a participação nesses investimentos

LEGADO

Otto Baumgart, o herdeiro discreto que deixou uma cidade como legado na Zona Norte de São Paulo

15 de janeiro de 2026 - 10:55

Avesso aos holofotes, o empresário morreu aos 45 anos após lutar contra um câncer e deixou como último grande projeto a Cidade Center Norte 

ENTRE METAS E VETOS

Lula sanciona Orçamento de R$ 6,54 trilhões para 2026 e corta milhões em emendas parlamentares

15 de janeiro de 2026 - 10:55

O Orçamento aprovado no Congresso prevê aproximadamente de R$ 61 bilhões em emendas parlamentares

‘GRAVES VIOLAÇÕES’

Banco Central determina a liquidação extrajudicial da Advanced Corretora; veja o que se sabe até agora

15 de janeiro de 2026 - 10:42

A corretora atua no setor financeiro e de câmbio desde 1999 e possui filial nos Estados Unidos

MÁQUINA DE MILIONÁRIOS VIRTUAL

Lotofácil 3587 brilha sozinha e faz dois milionários pela internet; Mega-Sena pode pagar R$ 35 milhões hoje

15 de janeiro de 2026 - 7:28

Os ganhadores do concurso 3587 da Lotofácil efetuaram suas apostas por meio dos canais eletrônicos da Caixa Econômica Federal

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar