O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Está com saudades dos tempos em que a renda fixa garantia retornos de 1% ao mês? E se eu lhe dissesse que havia uma aplicação no mercado que dava uma rentabilidade mensal de 5%, e com risco praticamente zero?
Eu sei, está com cara daquelas pirâmides financeiras, mas os ganhos eram bem reais. Essa era a taxa que as empresas de maquininhas de cartão chegaram a cobrar dos lojistas para antecipar o dinheiro das vendas realizadas no cartão de crédito, que normalmente demoram 30 dias para cair na conta.
A taxa da antecipação de recebíveis era alta porque os comerciantes em geral estavam com a corda no pescoço e não tinham outra opção a não ser aceitar o desconto. E o risco para a maquininha era mínimo porque o devedor na outra ponta é o banco emissor do cartão que aprovou a venda.
Quem quisesse participar dessa festa podia comprar as ações das empresas de maquininhas na bolsa e ganhar com os dividendos. Escrevo isso no pretérito imperfeito porque a mina de ouro do negócio da antecipação de recebíveis sofreu um baque com a decisão da Rede, empresa da maquininhas do Itaú Unibanco, de zerar a taxa para antecipar nas vendas realizadas nas compras com cartão de crédito à vista.
O banco não fez isso porque é bonzinho, mas porque foi forçado a isso diante do aumento da competição no setor. Ou seja, a música da festa já vinha diminuindo de volume, e agora parou de tocar.
O movimento da Rede foi um duro golpe na guerra das maquininhas e fez estrago nas ações da Cielo, Stone e PagSeguro hoje aqui e em Nova York, como eu mostro nesta matéria.
Leia Também
Mesmo com toda a cautela dos investidores em meio à demora na tramitação da reforma da Previdência, a bolsa subiu mais de 1% no pregão pré-Páscoa. Para resumir a história, o Ibovespa foi puxado pela forte alta nas ações da Petrobras, que voltou às boas com o mercado após anunciar que sua política de preços está viva. O Victor Aguiar também acompanhou outros movimentos da bolsa e conta tudo para você.
Nada como uma semana após a outra. Depois de ser acusado de “Dilmar” ao barrar o reajuste no preço do diesel pela Petrobras, Bolsonaro parece que não só mudou de ideia como pode ter ido além na sua compreensão sobre o papel da estatal. Em uma entrevista hoje mais cedo à GloboNews, o ministro Paulo Guedes deixou escapar uma informação que, no mínimo, vai aguçar os instintos dos investidores. Confira o que disse o posto Ipiranga e tire suas próprias conclusões sobre o “levantar de sobrancelha” do presidente.
A Usiminas abriu hoje pela manhã o calendário de balanços do primeiro trimestre. Segundo a siderúrgica, os indicadores recentes da atividade econômica apontaram um ritmo abaixo do esperado, com a indústria operando com alto nível de ociosidade e baixa utilização de capacidade. Apesar da queda no lucro diante do cenário desfavorável, as ações da Usiminas fecharam em alta de mais de 2%. Saiba mais sobre os números da siderúrgica nesta matéria.
A situação pode ficar complicada no Cade para alguns dos principais bancos do Brasil. O conselho deve julgar uma série de processos contra seis instituições financeiras. Elas são acusadas de cometer infrações dentro do mercado de crédito consignado. Os bancos teriam exigido exclusividade para ofertar e fechar contratos de crédito a servidores de entes públicos. Entenda a história lá no Seu Dinheiro.
O dinheiro anda curto pra você? Pois saiba que hoje os bancos e empresas possuem algo como R$ 1,5 trilhão parados em operações compromissadas em títulos do governo. Essa montanha de recursos que poderia estar movimentando a economia deve seguir “empoçada” enquanto não houver uma definição sobre o futuro da economia (leia-se reforma da Previdência). Afinal, como bem lembra a nossa colunista Angela Bittencourt, banqueiro sabe como ganhar e, principalmente, como não perder dinheiro.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
O destaque entre os imóveis do leilão do Santander é um apartamento no bairro Paraíso, bairro nobre de São Paulo
Processo do time vencedor do Super Bowl de 2026 tem o potencial de se transformar na maior venda da história da NFL
Todas as joias furtadas eram de ouro com diamantes; joalheria não possui seguro das peças
Os ganhadores do concurso 3615 da Lotofácil efetuaram suas apostas por meio dos canais eletrônicos da Caixa Econômica Federal.
Até o momento, apenas 15 dos 50 estados dos Estados Unidos podem receber o módulo que ficou conhecido como a “casa da Tesla”
Menino da Malásia comprou domínio com as iniciais de seu nome em 1993; anos depois ganhou milhões com o investimento
Segundo o FGC, cerca de 160 mil credores poderão ser ressarcidos após a liquidação do Banco Pleno; veja os próximos passos
Como a Mega-Sena só corre amanhã, a +Milionária é a loteria da Caixa com o maior prêmio em jogo na noite desta quarta-feira (28), mas outras modalidades também prometem prêmios milionários hoje. Confira os valores.
Sem acordo entre EUA e Irã, Brent pode seguir firme; com diplomacia, banco projeta queda e reação da Opep+
Pode ser que você conheça alguém que é milionário e nem percebeu por causa dos hábitos dessas pessoas
Com declaração pré-preenchida ou sem, o indicado é reunir todos os documentos e revisar as informações antes de submetê-las ao Fisco
Linha subsidiada pelo Tesouro busca dar fôlego ao agronegócio e reduzir risco de retração na produção
Não tem o menor problema conversar com uma planta. Isso só é um problema se você ouvir uma resposta, diria um psiquiatra. Mas não se você estiver no Jardim Botânico da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Pode até parecer mentira, mas visitantes do jardim podem conversar com o total de 20 plantas e, o mais […]
A tormenta do Banco do Brasil, a fatura da crise do Banco Master e o Pé-de-Meia foram destaque no Seu Dinheiro; veja as matérias mais lidas dos últimos dias
A Receita Federal mantém uma fiscalização forte sobre as operações de crédito, que obriga as instituições financeiras a reportarem movimentações que ultrapassem R$ 2 mil mensais
Enquanto a Quina e a Mega-Sena acumularam, a Lotofácil fez três vencedores ontem. Confira os números sorteados nas principais loterias da Caixa Econômica Federal
Segundo Alexandre de Moraes, o Supremo decidiu, em 2019, que guardas municipais não têm direito à aposentadoria especial por atividade de risco, e vigilantes não poderiam ter mais benefícios
Exército se prepara para a possibilidade de operações prolongadas caso o presidente Donald Trump ordene um ataque contra o Irã
Banco Central informa que 5.290 chaves Pix do Agibank tiveram dados cadastrais expostos após falha pontual no sistema da instituição
O mundo rico deveria temer as consequências de juros altos para a economia, de olho nos problemas que essas taxas geram no Brasil