Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2019-05-07T18:53:58-03:00
Seu Dinheiro na sua noite

Missão dada é missão cumprida (com atraso)

7 de maio de 2019
18:53
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Quando a Hapvida entrou no ano passado com pedido para fazer uma oferta de ações na bolsa, nenhum dos colegas na redação do jornal onde eu trabalhava que conheciam a empresa de planos de saúde com sede em Fortaleza.

Deve ser uma síndrome de moradores das grandes cidades como São Paulo, que acreditam que tudo acontece ao seu redor, ainda mais quando se trata de economia.

Mas reconheço que nem mesmo eu sabia sobre a companhia, que conta com mais de 4 milhões de beneficiários. E olha que eu tenho família na capital cearense.

Bairrismos à parte, o IPO (sigla em inglês para oferta pública inicial de ações) da Hapvida foi um sucesso e movimentou R$ 2,8 bilhões. Com o caixa forrado, a empresa estabeleceu uma missão clara: crescer por meio de aquisições.

O problema é que a empresa demorou para cumprir a promessa. E, ao contrário dos políticos, cujo mandato é colocado à prova a cada quatro anos, na bolsa a cobrança acontece em tempo real.

Não por acaso, as ações da empresa ficaram para trás na comparação com a NotreDame Intermédica, que estreou na bolsa na mesma época e saiu na frente da corrida das aquisições.

Mas hoje a Hapvida finalmente cumpriu a promessa de campanha do IPO, e em grande estilo. No meio da tarde, a empresa anunciou a compra do Grupo São Francisco, por R$ 5 bilhões.

Com o negócio, que coloca a companhia na região Sudeste, as ações da Hapvida dispararam 7% hoje na bolsa. Saiba mais sobre a aquisição bilionária no lucrativo mercado de saúde com o Victor Aguiar.

Azedou de vez

O que já estava ruim ontem ficou ainda pior nesta terça-feira. Os investidores passaram o dia na defensiva diante da confirmação de que os Estados Unidos vão voltar a taxar os produtos chineses. Aqui no Brasil, a falta de grandes novidades sobre a política e a economia também não ajudaram a manter os níveis do Ibovespa. Apesar do dia ruim para a bolsa como um todo, um papel teve grande destaque depois de entregar um balanço para lá de positivo, como você confere nesta matéria.

O guru está de volta

Mark Mobius, o exótico gestor da Mobius Capital, voltou a dar o ar da graça aqui no Brasil. O executivo participou hoje de um evento do BTG Pactual em São Paulo e mostrou que sua postura otimista com o país segue firme e forte. Quer saber quais as ações e setores que são as principais apostas do guru dos mercados emergentes? A Bruna Furlani acompanhou a visita e conta para você tudo o que ele deixou escapar de mais valioso.

Navalha na carne

Quase dois anos depois do fatídico “Joesley Day” surgiu um novo capítulo da novela irmãos Batista, donos do frigorífico JBS. O Ministério Público Federal entrou hoje com uma segunda denúncia contra Wesley Batista pela prática de insider trading, ou seja, o uso de informações privilegiadas para a obtenção de ganhos no mercado financeiro. Ele teria comandado operações cambiais pouco antes da divulgação da delação premiada que provocou um abalo sísmico no mercado. Confira os detalhes da nova ação penal.

Cuidado com o CriptoLeão

A Receita Federal vai acompanhar ainda mais de perto os investidores em criptoativos. Foi publicada hoje uma norma que exigirá a prestação de contas das operações com moedas virtuais, A medida é válida a partir de agosto deste ano. Na prática, essa novidade não muda muito as regras do jogo, mas você deve ficar atento aos prazos e limites para que as transações sejam declaradas. O Edu Campos acompanhou a norma desde quando ela ainda estava em consulta pública e conta tudo para você nesta matéria.

Arriba, roxito!

O Nubank ganhou tanto corpo que agora já alça voos mais distantes e internacionais. O primeiro deles teve como destino a terra dos tacos e da tequila. A partir de agora, os mexicanos também terão acesso aos serviços digitais da empresa, que inclusive planeja uma expansão ambiciosa por lá. Saiba como a empresa dos cartões roxos vai se chamar no México e outros detalhes dessa história com a Jasmine Olga.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

Sem concentração?

Vivo, TIM e Claro defendem compra da Oi

As empresas encaminharam ao Cade respostas às críticas que sofrem de outros agentes do setor de telecomunicações causadas pela transação entre elas

Fenômeno da internet

O ataque dos memes: Conheça 5 ações de empresas “quebradas” que mexem com Wall Street

O caso mais famoso foi o da GameStop, mas outras empresas que não contam com fundamentos sólidos vêm passando por movimentos de valorização estimulados por fóruns de internet

seu dinheiro na sua noite

No mundo corporativo, quem não diversifica, se trumbica

De uns tempos para cá, uma antiga fala de Warren Buffett tem pipocado nas minhas redes. Nela, o megainvestidor diz que “diversificação não faz sentido para quem sabe o que está fazendo” — e ele, naturalmente, se coloca como um sábio. Longe de mim querer contrariar o oráculo do mercado financeiro, mas é preciso tomar […]

nos ares

Boeing realiza 1º voo do maior avião da família 737 MAX e inicia fase de testes

Empresa vem trabalhando para superar acidentes aéreos envolvendo a família de aviões 737 MAX. No Brasil, a Gol tem um pedido firme do 737-10

pix questionado

Procon-SP notifica bancos por brechas exploradas por ladrões de celulares

São requisitados esclarecimentos sobre dispositivos de segurança, bloqueio, exclusão de dados de forma remota e rastreamento de operações financeiras disponibilizados aos clientes vítimas de furto ou roubo

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies