Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
Dados da Bolsa por TradingView
2019-08-15T19:08:44-03:00
Seu Dinheiro na sua noite

Algumas verdades sobre o Ibovespa

15 de agosto de 2019
19:08
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

A verdade é que não há verdade, já dizia Pablo Neruda. Mas eu vou cometer a ousadia de discordar do poeta chileno. Foi do outro lado da Cordilheira, onde passei os últimos nove dias, que acompanhei a formação da tempestade que ameaça desabar sobre os mercados globais.

Poesia parece não rimar nada com recessão, a palavra tão temida pelos investidores no mundo todo. Mas é justamente de momentos ruins que os bons artistas costumam tirar seus melhores versos. Nos investimentos acontece o mesmo.

O Ibovespa novamente abaixo dos 100 mil pontos pode representar aquela oportunidade de entrada para quem acredita no potencial da bolsa. Ou então o começo do fim de um ciclo de alta que começou em 2016, quando o principal índice da B3 ainda estava abaixo dos 50 mil. Qual a sua verdade?

Existe de fato um risco nada desprezível de a festa nos mercados terminar se a disputa entre Estados Unidos e China se agravar e a economia global ir para o vinagre.

Mas uma eventual crise internacional vai encontrar o Brasil em uma situação fiscal menos frágil com a aprovação aparentemente encaminhada da reforma da Previdência. Isso sem falar na boa situação das reservas e contas externas.

Caso o país continue por essa trilha, tem boas chances de sair do outro lado ileso ou ainda mais fortalecido. Isso sem contar na possibilidade de o pior cenário para a economia global não se confirmar.

Até que a visibilidade melhore, contudo, o melhor a fazer é apertar os cintos e contar sempre com um pedaço da carteira protegido das oscilações bruscas de curto prazo. E, claro, acompanhar sempre de perto o sobe e desce das ações para separar o ruído do fundamento. Vale a pena então conferir o relato do Victor Aguiar sobre mais esse dia nada poético nos mercados.

Quem te viu, quem te vê

O cenário financeiro internacional não vai nada bem, mas um mercado em específico está chamando a atenção por sua capacidade de resistir a toda essa pressão que está rolando: o Brasil. Isso mesmo, você não leu errado! Mesmo com a bolsa acumulando perdas nos últimos dias, tem gente grande no mercado apostando boas fichas na nossa economia e dando bons argumentos para esse otimismo. Quem conta essa história é o Eduardo Campos.

Quem te viu, quem te vê (2)

Quem decolou na bolsa hoje foi a JBS. As ações da companhia subiram forte após a divulgação do balanço do segundo trimestre, que para muita gente foi considerado excepcional. Mas quais os motivos para toda essa euforia? O que os analistas viram de tão potencial nos números da empresa? A resposta você confere esta matéria.

Não foi possível completar sua chamada

Se a JBS parece cada dia mais distante dos tempos de “Joesley Day”, a Oi reviveu seus piores momentos depois de divulgar seus resultados trimestrais. Um único número traduz a reação dos investidores: a queda de quase 18% das ações no pregão de hoje da B3. E aí você deve estar se perguntando: seria a hora de pular fora e vender de uma vez os papéis da operadora de telefonia? Saiba qual a recomendação dos analistas do BTG Pactual nesta matéria da Bruna Furlani.

Não é bem assim

Os prazos estabelecidos pelos líderes do Senado para aprovar a reforma da Previdência correm risco de ficarem só no papel. Isso porque uma série de outras pautas estão “furando a fila” e ganhando prioridade nos debates dentro da Casa. A maioria delas versa justamente sobre pacotes de ajuda a Estados e municípios, entes que ficaram de fora da reforma e que foram pontos sensíveis durante a tramitação na Câmara. Entenda como esse jogo de xadrez no Senado pode dificultar o andamento da proposta.

Não faltou ninguém

Para terminar, uma pergunta para você: o que Odebrecht, Ambev, Pão de Açúcar, Banco Safra, Votorantim, BTG Pactual, Itaú e Bradesco têm em comum? Todos os bancos e empresas foram citados na delação do ex-ministro Antonio Palocci. O ex-cacique petista fala em uma "organização criminosa" do partido que supostamente teria atuado por pelo menos 12 anos (2002-2014). Saiba de todos os detalhes e valores envolvidos nesta matéria.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
UMA OPÇÃO PARA SUA RESERVA DE EMERGÊNCIA

Um ‘Tesouro Direto’ melhor que o Tesouro Direto

Você sabia que existe outro jeito de investir a partir de R$ 30 em títulos públicos e com um retorno maior? Fiz as contas e te mostro o caminho

NOVA DEBANDADA?

Mais um técnico da área de Orçamento da Economia deixa cargo e expõe novo desgaste na equipe de Paulo Guedes

O movimento de saída é comum no último ano de governo, mas agora tem ocorrido mais cedo, ainda no primeiro mês de 2022

BARRADAS NO BAILE

Madero e ISH Tech cancelam planos de IPO, elevando para 12 número de desistências na B3 neste ano; veja o que atrapalha as ofertas

E esse número pode crescer ainda mais, pois a Corsan também deve adiar sua oferta em breve. Por enquanto, restam 20 candidatas à estreia na B3

OPERAÇÃO COMPLEXA

Superintendência do Cade dá sinal verde para compra do Big pelo Carrefour, mas prescreve remédios para evitar concentração; entenda

O órgão prevê medidas estruturais e comportamentais para mitigar os problemas concorrenciais identificados durante a análise da operação

Mercados Hoje

Ibovespa tenta se manter em alta em dia negativo em NY e de grande cautela com expectativa em relação ao Fed

Dia é bastante negativo em Wall Street e especialmente na Europa, com temor de invasão da Rússia à Ucrânia e reunião do Fed na quarta-feira

Novo serviço

Saiba se você tem algum dinheiro ‘esquecido’ para receber do banco

O Banco Central disponibilizou serviço para que cidadãos e empresas consultem se têm saldos “esquecidos” em bancos ou valores a receber de devoluções ou cobranças indevidas

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies