Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2019-04-05T10:40:53-03:00
Estadão Conteúdo
BRUMADINHO

“Muito provavelmente iremos resgatar somente corpos”, diz Zema

Segundo governador de MG, a probabilidade de encontrar sobreviventes do rompimento da barragem na Mina do Córrego do Feijão é muito baixa

26 de janeiro de 2019
6:46 - atualizado às 10:40
Governador de MG, Romeu Zema
Romeu Zema, governador de Minas Gerais. - Imagem: Raul Junior/BTG

Para o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), a probabilidade de encontrar sobreviventes do rompimento da barragem na Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, é muito baixa.

"Sabemos que a partir de agora as chances são mínimas. Muito provavelmente iremos resgatar somente corpos", lamentou o governador mineiro.

Até o momento, já foram encontrados sete mortos, mas aproximadamente 150 pessoas estão desaparecidas. Nove foram resgatados com vida e estão sendo atendidos.

A prioridade das forças de resgate agora é acompanhar o estado de uma outra barragem na mesma mina, que não se rompeu. "Vamos ver se ela continua segura e tomar todas as medidas necessárias", pontuou Zema.

Apesar do cenário desolador, Zema acredita que a situação está sob controle e não é necessário reforço do governo federal ou de outros estados. "Temos recebido várias propostas de ajuda de outros estados e do governo federal, o que agradecemos muito, mas no momento nossa força-tarefa tem sido o suficiente. Vamos sim, precisar de ajuda, muito provavelmente, a partir de segunda-feira, com cães farejadores para resgatar os corpos", afirmou.

O governador de Minas também disse que, apesar de guardar semelhanças claras com a tragédia em Mariana de 2015, o novo acidente na mina da Vale tem características diferentes. "É um vazamento com um número maior de vítimas, mas um alcance territorial menor", explicou ele.

Sem responder às perguntas dos repórteres presentes, Zema encerrou seu pronunciamento dizendo que não é a hora de apontar culpados "Neste momento não estamos apurando causas. Este não é o foco. Estamos fazendo o atendimento aos afetados", completou.

As buscas ainda continuam. 200 agentes do Corpo de Bombeiros são esperados nesta madrugada de sábado (26) para auxiliar nas buscas.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

COLUNA DO JOJO

Bolsa hoje: licença para gastar

Hoje, a UE deve divulgar as proporções da dívida sobre PIB dos membros para 2020 – os valores deverão ser volumosos, repercutindo a pandemia, que mudou a relação da atuação dos governos na economia

Tendências da bolsa

AGORA: Ibovespa futuro abre em queda após Paulo Guedes dar aval para furar teto de gastos e dólar vai acima de R$ 5,60

No panorama doméstico, o risco fiscal permanece no radar, enquanto a temporada de balanços segue no exterior

MELOU O NEGÓCIO

Ações da Evergrande saem de suspensão e despencam em meio a desacordo sobre venda de fatia da incorporadora

A própria empreiteira chinesa cancelou um acordo para a venda de uma participação de 50,1% em unidade de serviços imobiliários para a Hopson Development Holdings

De olho na bolsa

Esquenta dos mercados: exterior tem dia de correção e bolsa brasileira deve ter desempenho fraco por mais um dia após fala de Paulo Guedes sobre teto de gastos

Os balanços do exterior devem movimentar os negócios, com Evergrande de volta ao radar após fracasso na venda de uma subsidiária

LAVANDO AS MÃOS

Guedes se isenta e diz que formato do Auxílio Brasil está ‘a cargo da política’

Segundo o ministro, governo teve de fazer um ‘encaixe’ dentro do arcabouço fiscal existente

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies