Menu
2019-04-05T10:40:53-03:00
Estadão Conteúdo
BRUMADINHO

“Muito provavelmente iremos resgatar somente corpos”, diz Zema

Segundo governador de MG, a probabilidade de encontrar sobreviventes do rompimento da barragem na Mina do Córrego do Feijão é muito baixa

26 de janeiro de 2019
6:46 - atualizado às 10:40
Governador de MG, Romeu Zema
Imagem: Raul Junior/BTG

Para o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), a probabilidade de encontrar sobreviventes do rompimento da barragem na Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, é muito baixa.

"Sabemos que a partir de agora as chances são mínimas. Muito provavelmente iremos resgatar somente corpos", lamentou o governador mineiro.

Até o momento, já foram encontrados sete mortos, mas aproximadamente 150 pessoas estão desaparecidas. Nove foram resgatados com vida e estão sendo atendidos.

A prioridade das forças de resgate agora é acompanhar o estado de uma outra barragem na mesma mina, que não se rompeu. "Vamos ver se ela continua segura e tomar todas as medidas necessárias", pontuou Zema.

Apesar do cenário desolador, Zema acredita que a situação está sob controle e não é necessário reforço do governo federal ou de outros estados. "Temos recebido várias propostas de ajuda de outros estados e do governo federal, o que agradecemos muito, mas no momento nossa força-tarefa tem sido o suficiente. Vamos sim, precisar de ajuda, muito provavelmente, a partir de segunda-feira, com cães farejadores para resgatar os corpos", afirmou.

O governador de Minas também disse que, apesar de guardar semelhanças claras com a tragédia em Mariana de 2015, o novo acidente na mina da Vale tem características diferentes. "É um vazamento com um número maior de vítimas, mas um alcance territorial menor", explicou ele.

Sem responder às perguntas dos repórteres presentes, Zema encerrou seu pronunciamento dizendo que não é a hora de apontar culpados "Neste momento não estamos apurando causas. Este não é o foco. Estamos fazendo o atendimento aos afetados", completou.

As buscas ainda continuam. 200 agentes do Corpo de Bombeiros são esperados nesta madrugada de sábado (26) para auxiliar nas buscas.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Batata quente

Petrobras eleva desinvestimentos para até US$ 35 bi com Marlim e gasodutos

Os gasodutos citados referem-se aos para escoamento de gás natural do pré-sal (Rotas 1, 2 e 3).

mundo em crise

Para FMI, zona do euro não deve retirar estímulos fiscais prematuramente

Kristalina Georgieva avalia que há incerteza no cenário econômico, com novas infecções de covid-19 atrapalhando a retomada

Mudou a data

Azul antecipa fim de acordo de redução de jornada com aeronautas

A antecipação foi aprovada pelos aeronautas, que votaram sobre o tema entre os dias 26 e 27 de novembro.

balanço pós-vendas

Via Varejo, Magazine Luiza e Mercado Livre celebram Black Friday — mas à sua maneira

Empresas usam parâmetros próprios para reportar aumento nas vendas; papéis caem com desempenho do setor no piso das estimativas

Cuidado com a água

Apple é multada por propaganda enganosa sobre função de iPhone

De acordo com a agência italiana, a resistência a água é apenas verdadeira em condições controladas de laboratório.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies