Menu
2019-07-02T07:20:57-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
consequências da tragédia

CPI de Brumadinho vai sugerir indiciamento de ex-presidente da Vale, diz jornal

Relator da CPI deve apresentar o parecer nesta terça-feira. Segundo a publicação, Calos Viana pede que ex-presidente e outros funcionários sejam indiciados pelos crimes de homicídio culposo e lesão corporal culposa, além de crimes ambientais

2 de julho de 2019
7:06 - atualizado às 7:20
Bombeiros em local de resgate em Brumadinho
Bombeiros em local de resgate em Brumadinho - Imagem: Fernando Moreno/Estadão Conteúdo/Futura Press

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado que investiga as causas do rompimento de uma barragem em Brumadinho (MG) deve sugerir o indiciamento do ex-presidente da Vale S/A, Fábio Schvartsman, e mais 13 pessoas.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo, que diz ter tido acesso ao parecer do senador Carlos Viana (PSD-MG), relator da CPI.  Ele deve apresentar o documento nesta terça-feira. Segundo a publicação, Viana pede que Schvartsman e outros funcionários da Vale sejam indiciados pelos crimes de homicídio culposo e lesão corporal culposa, além de crimes ambientais.

Dois engenheiros da Tüv Süd que atestaram a segurança da barragem da mina Córrego do Feijão, Makoto Namba e André Jum Yassuda, também podem responder pelos mesmos crimes, segundo o jornal. No caso das empresas, o pedido de indiciamento é apenas pelos crimes ambientais, que inclui a destruição de flora de preservação permanente.

O relatório de Viana ainda precisa ser aprovado pelos demais membros da comissão. A assessoria da Vale respondeu a publicação dizendo que vai aguardar o relatório ser comunicado oficialmente para se pronunciar.

Segundo o jornal, o advogado de Schavartsman, Pierpaolo Bottini, também afirmou que não se manifestaria antes de ler o relatório. Demais citados não foram encontrados pela reportagem.

No dia anterior, as ações da Vale (VALE3) negociadas na B3 encerraram o dia a R$ 53,65, numa alta de 3,53%. Veja como foi esta segunda-feira para os mercados. 
Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Ninguém escapa

Cenário turbulento afeta até mesmo os IPOs da saúde, um dos setores preferidos dos investidores

Empresas com ofertas ambiciosas tiveram de reduzir suas estimativas de preços ou adiar datas para seguir com as operações

Disparada

No embalo do recorde do bitcoin, ações da Coinbase disparam mais de 70% na estreia na Nasdaq

O CEO da empresa, Brian Armstrong, comentou mais cedo sobre a abertura de capital da Coinbase ao portal CNBC

Fura-teto?

Criticado, governo vai rever PEC que livra obras do teto

O texto não caiu bem entre economistas, parlamentares e membros do próprio governo federal

Relembre a história

Crime e castigo: Bernie Madoff, responsável pela maior pirâmide financeira da história, morre na cadeia

Condenado a 150 anos de prisão, financista que fraudou US$ 20 bilhões e enganou milhares de investidores morreu em desgraça aos 82 anos. Conheça sua história e relembre seus crimes.

Atividade em queda

Indicador da FGV mostra contração da economia em março com agravamento da pandemia

A queda nas expectativas dos consumidores foi um dos destaques negativos entre os componentes do indicador

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies