Menu
Angela Bittencourt
Blog da Angela
Angela Bittencourt
é jornalista e editora da Empiricus
2019-06-18T14:34:37-03:00
Blog da Angela

Nativos e gringos soltam o verbo e mercados comemoram

Discurso afinado de relator sobre capitalização na Previdência anima; Draghi levanta a bola e Trump corta com categoria – para o Federal Reserve

18 de junho de 2019
14:34
mercadocomemora
mercado -

Declarações de autoridades brasileiras e estrangeiras embalam negócios nesta terça-feira e conspiram a favor de ativos de risco e aprofundam queda de juro. E, mantido o script, a Bolsa tende a consolidar os 99 mil pontos e, o dólar, R$ 3,85. A curva de juro, estendida até 2030 no pregão de depósito interfinanceiro (DI) da BM&F, cai em bloco.

Quem disse o quê?

O deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), relator da reforma da Previdência na comissão especial da Câmara disse, em entrevista à rádio Eldorado, ser favorável a contas individuais para os mais jovens para que pensem na aposentadoria. Essa é a exata posição defendida pelo ministro da Economia Paulo Guedes. Ao avaliar a possibilidade de inclusão de um sistema de capitalização no texto, o relator avaliou que o sistema de capitalização “é uma ideia daquelas que ninguém aborda de forma adequada˜.

O presidente Jair Bolsonaro abriu espaço para que o Congresso tome a iniciativa de propor um projeto que viabilize o regime de capitalização para a Previdência, retirado do relatório do deputado Samuel Moreira. O governo gostaria que tudo o que foi proposto pelo governo fosse acolhido, mas reconhece a legitimidade da Câmara para alterar a proposta. “Se não for acolhido, o governo prossegue”, disse a jornalistas antes da reunião do Conselho do governo.

Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu (BCE) indicou que a instituição poderá adotar mais medidas acomodatícias caso a economia da zona do euro não dê sinais de retomada em breve. Draghi. Na política monetária acomodatícia cabe redução de juro e mais recompra de títulos em mercado – mecanismo que amplia a liquidez dos mercados.

O presidente os EUA, Donald Trump, reagiu às declarações de Mario Draghi lembrando, no Twitter, que possíveis mudanças na condução da política monetária do BCE provocariam competição injusta na Europa contra os EUA. Essa observação dispara como um lembrete ao Federal Reserve (Fed) que, amanhã, anuncia mais uma decisão de política monetária. No mercado futuro de títulos do Tesouro americano, investidores precificam três cortes de juro pelo BC de Powell até o fim do ano.

Trump escreveu também, nesta manhã, que teve uma conversa muito boa por telefone com Xi Jinping, presidente da China, e “teremos uma reunião prolongada na próxima semana no G-20, no Japão”.

A conversa que Trump deve ter com o líder chinês, espera o mercado, deve ao menos desarmar novos gatilhos na guerra comercial que vem sendo travada pelas duas maiores economias do mundo.

A soma da fala de Draghi e Trump e o sinal positivo de Xi Jinping – relatada pelo presidente norte-americano – sanciona forte alta nas Bolsas internacionais. Movimento que arrebanhou as Bolsas europeias mais cedo levou o principal título de dívida da Alemanha a um recorde negativo, - 0,30% ao ano.

Um ranking de yields de dívida soberana de 19 países europeus mais Estados Unidos mostra que 13 operam com juro negativo para prazo de seis meses, 14 para prazo de 1 ano, 14 para 2 anos, 13 para títulos com 3 anos, 11 para 4 anos, 15 para papéis com 5 anos e 8 países para prazo de 10 anos.

Excluindo do ranking os juros pagos por EUA e pela crítica Itália, o retorno médio de papéis de 17 países com prazo de 10 anos é de 0,37%, ante 2,03% garantidos pelos americanos.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

esquenta dos mercados

Otimismo com vacina e preocupação com situação fiscal se chocam nos mercados

Na agenda, o destaque fica com a divulgação do IPCA-15, prévia da inflação, e dados da arrecadação federal.

AÇÕES NO BOLSO

SulAmérica vai distribuir ações a acionistas após aumentar capital social

Acionistas terão direito a 18,8 novas ações ordinárias e preferenciais para cada lote de 1 mil papéis de cada tipo

follow on

Ânima fará oferta restrita de ações que pode chegar a R$ 1,1 bilhão

Recursos levantados serão destinados a financiar parte da aquisição dos ativos do grupo americano de educação Laureate no Brasil

NÚMEROS DA PANDEMIA

Covid-19: Brasil tem 6 milhões de casos e quase 170 mil mortes

Nas últimas 24 horas foram registrados 302 óbitos e 16.207 novos diagnósticos positivos da doença

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Onde investir se a Bolsa americana estiver cara? Os grandes investidores globais já apontam para um novo caminho…

Existe um horizonte relativamente estável em que poderá haver continuidade dessa alta, mas para onde irão os recursos em um segundo momento?

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies