Menu
2019-05-22T18:42:22-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
Estatal fará follow on

Petrobras bate o martelo: irá reduzir sua fatia na BR Distribuidora para menos de 50%

A Petrobras irá diminuir sua participação na BR Distribuidora por meio de uma oferta pública secundária de ações (follow on), mas a fatia exata a ser vendida ainda não foi definida

22 de maio de 2019
18:25 - atualizado às 18:42
Posto de combustíveis Petrobras / BR Distribuidora
Imagem: Shutterstock

A Petrobras avançou mais uma casa no tabuleiro do plano de desinvestimentos. E, desta vez, a novidade diz respeito à venda do controle da BR Distribuidora.

O conselho de administração da estatal aprovou o modelo da operação: será feita uma oferta pública secundária de ações (follow on), que deverá reduzir a participação da Petrobras na BR Distribuidora a menos de 50% — atualmente, a empresa detém 71,25% do capital da companhia.

"Esta operação está alinhada à otimização do portfólio e à melhoria de alocação do capital da companhia, visando a geração de valor para os nossos acionistas", informou a Petrobras, em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) após o fechamento do pregão desta quarta-feira (22).

Segundo a estatal, as definições do preço das ações e do percentual que irá manter na distribuidora ainda dependem de aprovação dos órgãos internos da petroleira e de órgãos reguladores — o mesmo vale para os próximos passos que precederão a oferta de ações.

Rumores de que a Petrobras estaria na iminência de começar o processo de venda da BR Distribuidora já movimentaram os papéis das duas empresas no pregão desta quarta-feira. As ações PN (PETR4) e ON (PETR3) da Petrobras, que chegaram a cair mais de 1%, fecharam com leves altas de 0,32% e 0,30%, respectivamente.

Já os papéis ON da BR Distribuidora (BRDT3) encerraram a sessão com baixa de 1,84%, na mínima do dia. O Ibovespa terminou o pregão em queda de 0,13%, aos 94.360,66 pontos — confira a cobertura completa do andamento dos mercados nesta quarta-feira.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

O melhor do seu dinheiro

Avanço na PEC Emergencial e dólar a R$ 5,70

Hoje foi um dia daqueles em que Ibovespa e dólar caminharam para o mesmo sentido – para cima. As notícias têm sido agridoces para o mercado financeiro, então enquanto algumas coisas animam de um lado, outras preocupam do outro. No front da PEC Emergencial, as coisas avançaram, e parece que vai ter, afinal, algum controle […]

Primeiro passo

Os documentos que você deve reunir para declarar o imposto de renda 2021

Reunir a documentação que te auxilia no preenchimento da declaração é o primeiro passo. Empresas tiveram até a última sexta (28) para entregar os informes de rendimentos.

FECHAMENTO

Ibovespa reage na reta final e sobe mais de 1% com novidades sobre PEC Emergencial; dólar também sobe refletindo cautela

A bolsa chegou a cair mais de 2%, enquanto o Banco Central precisou injetar mais de US$ 2 bilhões para tentar segurar o câmbio

Chama o Max

Devo comprar ações da Jereissati para surfar na retomada da economia? Confira a análise

Como investidor, você pode tirar proveito da retomada da economia através dos papéis de uma das mais promissoras microcaps nacionais.

Fundos de investimento

Ney Miyamoto deixa equipe de gestão da Alaska

Fundador e um dos executivos mais experientes da equipe da Alaska, Miyamoto permanece como sócio e investidor dos fundos da casa

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies