A Petrobras avançou mais uma casa no tabuleiro do plano de desinvestimentos. E, desta vez, a novidade diz respeito à venda do controle da BR Distribuidora.
O conselho de administração da estatal aprovou o modelo da operação: será feita uma oferta pública secundária de ações (follow on), que deverá reduzir a participação da Petrobras na BR Distribuidora a menos de 50% — atualmente, a empresa detém 71,25% do capital da companhia.
"Esta operação está alinhada à otimização do portfólio e à melhoria de alocação do capital da companhia, visando a geração de valor para os nossos acionistas", informou a Petrobras, em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) após o fechamento do pregão desta quarta-feira (22).
Segundo a estatal, as definições do preço das ações e do percentual que irá manter na distribuidora ainda dependem de aprovação dos órgãos internos da petroleira e de órgãos reguladores — o mesmo vale para os próximos passos que precederão a oferta de ações.
Rumores de que a Petrobras estaria na iminência de começar o processo de venda da BR Distribuidora já movimentaram os papéis das duas empresas no pregão desta quarta-feira. As ações PN (PETR4) e ON (PETR3) da Petrobras, que chegaram a cair mais de 1%, fecharam com leves altas de 0,32% e 0,30%, respectivamente.
Já os papéis ON da BR Distribuidora (BRDT3) encerraram a sessão com baixa de 1,84%, na mínima do dia. O Ibovespa terminou o pregão em queda de 0,13%, aos 94.360,66 pontos — confira a cobertura completa do andamento dos mercados nesta quarta-feira.