Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2019-02-28T12:48:58-03:00
Eduardo Campos
Eduardo Campos
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e Master In Business Economics (Ceabe) pela FGV. Cobre mercado financeiro desde 2003, com passagens pelo InvestNews/Gazeta Mercantil e Valor Econômico cobrindo mercados de juros, câmbio e bolsa de valores. Há 6 anos em Brasília, cobre Banco Central e Ministério da Fazenda.
Até R$ 100 bilhões

Leilão de excedentes da cessão onerosa será em 28 de outubro

Conselho Nacional de Política Energética não falou, no entanto, sobre a revisão do contrato entre Petrobras e União

28 de fevereiro de 2019
12:48
Plataforma de petróleo
Imagem: Shutterstock

O megaleilão de petróleo excedente da área do pré-sal da cessão onerosa foi marcado para o dia 28 de outubro e será feito por meio do regime de partilha. A decisão foi tomada após reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), mas não houve manifestação sobre a aguardada revisão de contrato entre a Petrobras e a União.

A revisão desse contrato de 2010 entre Petrobras e o governo é aguardada com certa ansiedade pelos investidores, pois a estatal deverá receber uma grande quantidade de recursos em dinheiro ou barris equivalentes. Essa definição vai impactar no preço das ações da estatal.

Em nota, o Ministério de Minas e Energia (MME), informa que “a realização desse leilão ainda em 2019 configura-se numa extraordinária janela de oportunidade, que não pode ser desperdiçada”.

Estimativas feitas ao longo do ano passado apontaram para arrecadação de mais de R$ 100 bilhões com o chamado bônus de assinatura, parte do modelo de partilha, que tem esse bônus fixo e uma parte variável, que define os vencedores do leilão, chamada de óleo-lucro. Estados e municípios também estão de olho nesse dinheiro.

Segundo MME, esse leilão “tem despertado grande interesse das principais empresas pretroliferas do mundo e trará grandes benefícios econômicos, com geração de emprego e renda”.

Os campos ofertados são Atapu, Buzios, Itapu e Sépia. O vencedor deverá pagar à Petrobras uma compensação pelos investimentos realizados na área e, como contrapartida, adquirirá uma parte dos ativos e da produção.

No fim de março, o CPNE avaliará as simulações que serão feitas com diferentes cenários para definição do bônus de assinatura, percentual mínimo de óleo-lucro e compensação à Petrobras devida pelo vencedor do leilão.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

Planeje-se!

Fuja do Paulo Guedes! Como pagar menos imposto para o governo e ainda aumentar a sua renda para a aposentadoria

Não fique à mercê das reformas do Ministério da Economia. Utilizada da maneira correta, previdência privada pode te ajudar a pagar menos imposto de renda e a não depender totalmente da Previdência Social

PROVENTO EM DÓLAR

Aura Minerals (AURA33) anuncia dividendos e programa de recompra de BDRs — veja o que muda para os acionistas

O pagamento chegará bem a tempo para o Natal dos investidores nacionais, mas para ter direito é preciso possuir os ativos em 9 de dezembro

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Ibovespa perto de perder os 100 mil pontos, Petrobras na mira de Paulo Guedes e outros destaques do dia

A dinâmica dos mercados globais nos últimos dias lembra muito os primeiros momentos de incerteza que marcaram o início da pandemia do coronavírus, no início de 2020. A covid-19 não é mais uma doença desconhecida e as vacinas já estão disponíveis no mercado, mas a desigualdade na distribuição de imunizantes e a recusa de muitos […]

FECHAMENTO DO DIA

Racha no Senado e chegada de ômicron aos Estados Unidos levam o Ibovespa a renovar as mínimas do ano (mais uma vez); dólar sobe

Embora o dia tenha começado positivo para o Ibovespa e as demais bolsas globais, a variante ômicron e a dificuldade de aprovar a PEC dos precatórios azedaram os negócios

CRYPTO NEWS

Aprenda com o bitcoin: não perca o timing com a próxima promessa cripto

O mercado de criptomoedas tem colocado alguns sorrisos nos rostos de quem vem investindo nessa classe de ativos

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies