Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2019-01-14T14:53:20-02:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
Mudanças à vista

Governo indica almirante para a presidência do conselho da Petrobras

O governo também indicou os nomes de John Milne Albuquerque Forman e João Cox para o conselho da estatal

14 de janeiro de 2019
14:53
Eduardo Bacellar Leal Ferreira, almirante indicado para o conselho da Petrobras
Imagem: Reprodução / Twitter

O almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira foi indicado pelo governo Bolsonaro para ocupar a presidência do conselho de administração da Petrobras.

Leal Ferreira era comandante da Marinha até janeiro do ano passado e ocupou uma série de cargos na hierarquia militar. Não consta no currículo do almirante encaminhado pela Petrobras experiência no setor de óleo e gás.

"Leal Ferreira foi treinado e teve suas capacidades de liderança, gestão e visão estratégica testadas e aperfeiçoadas ao longo de muitos anos de experiência", informa a estatal, em comunicado.

O governo indicou outros dois nomes para compor o conselho da Petrobras: John Milne Albuquerque Forman e João Cox.

Os três membros indicados substituem Luiz Nelson Carvalho, Francisco Petros e Durval José Soledade Santos no Conselho de Administração da Petrobras. Carvalho e Petros haviam pedido para sair no dia 1º de janeiro, enquanto Soledade apresentou pedido de renúncia hoje, segundo a Petrobras.

Soledade permanece como membro externo do Comitê de Minoritários e do Comitê de Auditoria Estatutário do Conglomerado Petrobras.

A saída dos executivos ocorreu a pedido do governo, que queria nomes mais alinhados às novas diretrizes delineadas para a petroleira, segundo notícias veiculadas na imprensa.

Currículos

Dos outros conselheiros indicados, Forman é graduado em geologia e Master of Science em Geologia pela Universidade de Stanford. Foi professor da Escola de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro do Conselho Científico e Tecnológico do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Forman também atuou como presidente da Unipar e da Nuclebrás, além de ter ocupado o cargo de diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP).

João Cox é economista com especialização em economia petroquímica pela Universidade de Oxford, mas fez carreira no setor de telecomunicações, como presidente da Telemig Celular e da Claro. No ano passado, ele assumiu a presidência do conselho de administração da Tim Participações.

Ainda segundo a Petrobras, a nova composição do conselho manterá o percentual mínimo de 40% de membros independentes, conforme o estatuto da companhia.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

PROVENTO EM DÓLAR

Aura Minerals (AURA33) anuncia dividendos e programa de recompra de BDRs — veja o que muda para os acionistas

O pagamento chegará bem a tempo para o Natal dos investidores nacionais, mas para ter direito é preciso possuir os ativos em 9 de dezembro

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Ibovespa perto de perder os 100 mil pontos, Petrobras na mira de Paulo Guedes e outros destaques do dia

A dinâmica dos mercados globais nos últimos dias lembra muito os primeiros momentos de incerteza que marcaram o início da pandemia do coronavírus, no início de 2020. A covid-19 não é mais uma doença desconhecida e as vacinas já estão disponíveis no mercado, mas a desigualdade na distribuição de imunizantes e a recusa de muitos […]

FECHAMENTO DO DIA

Racha no Senado e chegada de ômicron aos Estados Unidos levam o Ibovespa a renovar as mínimas do ano (mais uma vez); dólar sobe

Embora o dia tenha começado positivo para o Ibovespa e as demais bolsas globais, a variante ômicron e a dificuldade de aprovar a PEC dos precatórios azedaram os negócios

CRYPTO NEWS

Aprenda com o bitcoin: não perca o timing com a próxima promessa cripto

O mercado de criptomoedas tem colocado alguns sorrisos nos rostos de quem vem investindo nessa classe de ativos

RECEITAS EM ALTA

Acredite se quiser! Governo pode ter primeiro superávit primário desde 2013 ainda neste ano

A notícia surpreende num momento em que um dos maiores temores do mercado financeiro é justamente o descontrole das contas públicas

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies