Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Quer taxa de juro? Tem cadeira cativa na “dívida” e uma boa alternativa

Juro menor (e ele já caiu muito) convida investidores a explorar outros ativos, sobretudo, ações. As privatizações devem gerar caixa para abater a trilionária dívida pública. Mas isso também leva tempo.

4 de julho de 2019
10:47
taxa de juros
Imagem: Shutterstock

Nessa vida apressada e arriscada, quem não quer proteção 24 horas por dia? Todo mundo quer. Eu quero e você também, não é mesmo? É bem verdade que, apesar da demanda e até da torcida, proteção não aparece todo dia. Um tipo, em particular, demorou a chegar, mas valeu a pena. Ganhou fama. E, embora preparado para agradar às mulheres, um “cinquentão” conquistou todo mundo ao garantir que até na hora do aperto “sempre cabe mais um!”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Você se lembrou do Rexona? Então, acertou! Mas apenas se pensou no sabonete desodorante lançado no Brasil, pela Unilever, em 1967. A marca de desodorante mais vendida no mundo – criada por uma médica australiana em 1908 e consagrada pela “intensa proteção 24h” em 1990 – ganhou o slogan contagiante que é repetido ainda hoje por jovens que nem imaginam de onde vem a frase que remete à empurra-empurra e à vida que segue...

Não à toa, me recordo do Rexona ao pesquisar os dados da dívida pública brasileira , que hoje alcança 5 trilhões de reais. São muitos trilhões nas mãos de um número incontável de investidores. Só no Tesouro Direto são mais de 4 milhões autorizados a comprar e a vender os papéis garantidos pelo governo brasileiro – 4 vezes o número de CPFs que podem operar na Bolsa. É uma multidão, concorda? A queda da taxa de juro combinada a privatizações pode mudar esse cenário, mas vai levar um tempo.

Juro menor (e ele já caiu muito) convida investidores a explorar outros ativos, sobretudo, ações. As privatizações devem gerar caixa para abater a trilionária dívida pública. Mas isso também leva tempo.

Se você é um desses (muitos) investidores, fique ciente da importância da sua aplicação para que o país mantenha as contas em dia e também de que o Brasil deve experimentar, em breve, mais uma relevante mudança na sua taxa básica de juro. Há mais de um ano em 6,50 por cento, a taxa Selic deve cair a 5 por cento. Parece pouco, mas não é. No início do atual ciclo de baixa, em outubro de 2015, a Selic nominal era de 14,25 por cento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foi um tombo e tanto do juro nominal. E esse tombo levou a um ajuste não menos importante do juro real, que passou de 7,43 por cento para 2,31 por cento. O Brasil, que há quatro anos pagava o maior juro real do mundo, agora ocupa a 7ª posição no Ranking de Juros Reais que reúne 40 países.

Leia Também

Para baixo todo santo ajuda

Nesse ranking, construído pelo economista-chefe da Infinity Asset Management, Jason Vieira, e atualizado há quase duas décadas – a partir de juros prefixados em 12 meses, descontada a inflação projetada em igual período –, o juro real médio de 40 países era negativo em 1,3 por cento em 2015, enquanto o juro real brasuca era de 7,43. Agora, a relação é de 0,31 por cento para 2,31 por cento. Nossa taxa, mesmo ladeira abaixo, é 7 vezes maior que a média global. E isso é juro pra caramba!

Aprovada a reforma da Previdência, a Selic deve renovar o recorde histórico de baixa, chegando a 5 por cento, calcula Felipe Miranda, estrategista-chefe e CEO da Empiricus. Eu concordo com o Felipe e com a avaliação de que a economia apática e a inflação abaixo da meta recomendam juro menor, sem contar que, ao reduzir o juro, o Banco Central – via Copom – estará alinhando sua taxa básica ao eixo internacional.

Os maiores bancos centrais do planeta – Federal Reserve, Banco Central Europeu e o Banco do Japão – vêm alertando para uma nova onda de alívio monetário ou de expansão de liquidez. Ainda que essa nova onda tenha efeitos discutíveis sobre a atividade econômica com ajuda modesta para reerguer as economias que estão patinando, aos bancos centrais não resta muito a fazer. Nós já assistimos a esse filme...O principal instrumento que eles podem usar para estimular o setor produtivo é a taxa de juro e, nas principais economias, o juro está próximo de zero.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Decididamente, esse não é o caso do Brasil. Uma conta simples mostra que a nossa taxa básica pode encarar uma dieta! Com Selic a 5 por cento, o juro real cairia a 1,27 por cento. Essa mudança seria suficiente para arrastar o país da 7ª para a 11ª posição no ranking global de juros reais, caso os demais BCs não alterassem suas taxas nas próximas reuniões de política monetária. Seria suficiente para fazer a economia bombar? Provavelmente não, mas ajudaria em muito. Não é de hoje que técnicos do BC alertam para a pressão que o crédito direcionado (a determinados setores e a juros subsidiados) exerce contra a Selic.

Contudo, quando a Selic encolhe, a diferença entre taxas de juros praticadas no sistema bancário também diminui. O resultado é uma política monetária mais efetiva para o objetivo maior do BC do Brasil, que é manter a inflação sob controle. E a inflação está sob controle!

Alternativas atraentes

A queda do juro real, de 7,43 por cento em 2015 para 1,27 por cento, como mencionei acima, leva em conta duas estimativas: Selic nominal em 5 por cento ao final de 12 meses e inflação IPCA de 3,68 por cento também ao final de 12 meses. Essa é a projeção divulgada na pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central na segunda-feira (1º).

Juro real de 1,27 por cento não está nada mau do ponto de vista macroeconômico, ante o passado recente, não é mesmo? Mas, para o investidor, essa queda é um convite para pensar em alternativas (e não apenas em renda variável) para rentabilizar o seu dinheiro. A renda fixa tem atrativos, como informa Luiz Rogé, editor da série High Yield (HY) da Empiricus. Apenas em junho, a carteira HY – Renda Fixa rendeu mais de 260 por cento do CDI – ou 1,24 por cento em termos nominais!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atentos à trajetória dos juros, na última edição da série High Yield, Rogé e o editor-assistente, Marx Silveira, sugerem realocações que podem dar uma nova dinâmica para a renda fixa.

Rogé e Marx sugerem reduzir a aplicação em títulos públicos remunerados pelo IPCA e prefixados e substituir parte desses ativos por investimento em debêntures de infraestrutura.

Rogé explica que os títulos públicos – e juros em geral – vêm testando mínimas históricas, em função de maior otimismo com as perspectivas para a economia brasileira. Devido a esse movimento, a quase totalidade do potencial de ganho desses títulos já foi precificada e, portanto, sobrou pouco para ganhar daqui em diante.

Aplicações em debêntures de infraestrutura são atraentes alternativas de investimentos, lembra o editor, que ressalta, por exemplo, o fato de que os fundos de debêntures incentivadas são isentos de IR, possibilitam a diversificação do risco de crédito de emissores privados, aumentam a liquidez para o investidor e contam com equipes de gestão especializadas para escolher os ativos da carteira do fundo e negociar taxas atrativas, que vão reverter em maior rentabilidade para os cotistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foco na votação da reforma e sangria no câmbio

O feriado pela Independência dos Estados Unidos, que suspende os negócios em Nova York, coloca o mercado global em marcha lenta nesta quinta-feira. Isso também vale para o mercado local em condições ideais de temperatura e pressão, mas hoje pode ser diferente. A tensão instalada ontem na comissão especial da Câmara em torno do relatório da reforma da Previdência recomenda maior atenção aos movimentos do governo e do Congresso. Aos trancos e barrancos, o relatório foi lido madrugada adentro pelo deputado Samuel Moreira (PSDB-SP). A votação deve ocorrer hoje e deve levar o dia todo. Até a madrugada desta quinta-feira, 138 destaques ao texto haviam sido apresentados. Desses, 25 eram de bancada. Isso quer dizer que esses destaques não podem ser votados em bloco e exigem discussão um a um.

Apesar da turbulência em Brasília, ontem o Ibovespa sustentou 102 mil pontos e o dólar recuou ao patamar de 3,82 reais. Nesta manhã, a Bolsa abre em forte alta. O Ibovespa Futuro ultrapassa com folga 103 mil pontos. O dólar rompeu o suporte de 3,80 reais e é coado a 3,7983 reais.

A atualização de dados do mercado de câmbio merece atenção. Em junho, deixaram o Brasil 8,286 bilhões de dólares acima do ingresso de divisa. Apenas na última semana, ocorreu a revoada de 8,628 bilhões de dólares. Eduardo Campos, repórter do Seu Dinheiro, conta que, em 12 meses até junho, o fluxo cambial é negativo em 28,543 bilhões. O Brasil só perdeu montante comparável no início de 1999, quando adotou o regime de câmbio flutuante.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
IVY LEAGUE

Universidade que mais forma bilionários no mundo é alma mater de 45 prêmios Nobel, do criador da bomba atômica e de 8 presidentes dos EUA — e ainda viu nascer uma das redes sociais mais influentes da atualidade

7 de maio de 2026 - 16:42

Presidentes, políticos, bilionários, atrizes e ganhadores de Prêmios Nobel passaram por essa universidade, unidos pelo lema “Veritas” — a verdade.

DESENROLA 2.0

Itaú, Bradesco, Nubank e Santander: como vai funcionar o Desenrola 2.0 para devedores de bancos privados?

7 de maio de 2026 - 16:08

Enquanto alguns bancos privados ainda se preparam para o Desenrola 2.0, outros já estão renegociando dívidas

DESENROLA 2.0

Caixa e Banco do Brasil já aderiram ao programa Desenrola 2.0; veja como participar nos bancos públicos

7 de maio de 2026 - 15:15

Banco do Brasil já realizou 1.807 renegociações apenas na quarta-feira (6), primeiro dia do programa Desenrola 2.0

COPOM SOB PRESSÃO

O sonho da Selic mais baixa ficou mais distante? XP entra na onda de revisões e eleva projeção para os juros com inflação mais difícil de domar

7 de maio de 2026 - 14:29

Corretora passou a prever Selic de 13,75% no fim de 2026 diante da alta do petróleo, piora das expectativas e tensão geopolítica — mas não é a única a elevar as estimativas para a taxa básica

TEVE DE TUDO

Dupla Sena 2953 aproveita bola dividida na Lotofácil 3678, desencanta e faz o único milionário da rodada; Mega-Sena promete R$ 36 milhões hoje

7 de maio de 2026 - 7:08

Lotofácil 3678 teve três ganhadores na quarta-feira (6), mas não foi páreo para o prêmio milionário da Dupla Sena

CHOQUE DE INTERESSES

A incerteza energética vai continuar? “Trump quer o urânio em solo americano”, alerta gestor da BTG Asset

6 de maio de 2026 - 19:03

Segundo Ricardo Kazan, impasse sobre urânio enriquecido trava negociações e amplia incertezas no mercado de commodities

ALERTA GLOBAL

Petróleo à beira de um choque? Mercado pode entrar em fase ‘não linear’, diz gestor da BTG Asset

6 de maio de 2026 - 18:02

Gestor da BTG Asset alerta para risco de disparada do petróleo e racionamento global com estoques em queda e conflito no Oriente Médio

O(S) VILÃO(ÕES) DA HISTÓRIA

Entre as tramas do Desenrola 2.0, especialista alerta para possíveis golpes e fraudes relacionados ao programa; confira dicas

6 de maio de 2026 - 16:20

Desenrola 2.0 chama atenção de endividados e golpistas; especialista também destaca papel de instituições financeiras e bancos

ETF DAY

‘Não vamos fazer ajuste fiscal simplesmente aumentando imposto todo ano’, diz Mansueto Almeida, que dá o caminho das pedras

6 de maio de 2026 - 16:08

Para ex-secretário do Tesouro Nacional, ajuste fiscal é possível e não precisa ser drástico, mas precisa de qualquer forma focar em controle de gastos: “Brasil tributa muito acima da média da América Latina”

META ALCANÇADA

Corredor que fez a Maratona de Londres com geladeira nas costas alcança meta de 1 milhão de libras em apenas 10 dias

6 de maio de 2026 - 15:42

Jordan Adams não está correndo apenas cerca de 42,2 km todos os dias por mais de um mês, ele também disputa contra o tempo

BOLADA DIVIDIDA

Da selva real à selva da pedra, Lotofácil 3677 faz os primeiros milionários da semana; Mega-Sena 3004 acumula e prêmio em jogo dispara

6 de maio de 2026 - 7:24

Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de terça-feira, 5 de maio. Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. +Milionária pode pagar quase R$ 40 milhões hoje.

ÚLTIMA CHANCE

Hoje é o último dia para tirar e regularizar o título de eleitor para votar nas eleições de 2026; veja até que horas é possível correr

6 de maio de 2026 - 5:27

O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para brasileiros com mais de 18 anos; cartórios eleitorais funcionarão em horário especial

SEM RECLAMAR

Um Darf de R$ 40 bilhões: família dona da Samsung paga ‘com gosto’ imposto recorde sobre herança

5 de maio de 2026 - 16:06

O valor cobrado é considerado o maior imposto sobre herança já pago na história da Coreia do Sul; herdeiros da Samsung consideram que “pagar impostos é um dever natural dos cidadãos”

BLACK FRIDAY EM MAIO?

Está valendo! Desenrola Fies oferece até 99% de desconto de dívidas estudantis através do Novo Desenrola Brasil; veja como funciona

5 de maio de 2026 - 15:40

Iniciativa do Desenrola Fies é reduzir a inadimplência e ajudar na regularização financeira dos participantes

ONDE INVESTIR

Selic em queda, dólar abaixo dos R$ 5 e petróleo em alta: o que fazer com o seu dinheiro em maio para receber dividendos

5 de maio de 2026 - 15:09

Entre tensão no Oriente Médio e expectativa de cortes de juros, especialistas indicam como equilibrar risco e proteção; confira a última edição do programa Onde Investir

ATENÇÃO

O carro que você dirige talvez precise de reparos: veja quais modelos estão no recall da Volkswagen no Brasil

5 de maio de 2026 - 13:24

Falha pode apagar informações essenciais ao dirigir; confira os modelos da Volkswagen afetados e como resolver o problema gratuitamente

TÍTULO DE ELEITOR

Prazo para tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor a tempo das eleições de 2026 está se esgotando; cartórios expandem horário de atendimento

5 de maio de 2026 - 10:44

Para brasileiros com mais de 18 anos, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios; cartórios eleitorais funcionarão em horário especial

ATA DO COPOM

Quando a Selic deve parar de cair? Copom diz que pode ajustar ritmo de cortes com extensão da guerra no Oriente Médio

5 de maio de 2026 - 9:52

O Comitê de Política Monetária avaliou que o balanço de riscos para a inflação segue mais elevado do que o usual, refletindo principalmente as incertezas em torno dos conflitos no Oriente Médio

CHAPÉU DE ALUMÍNIO NÃO BASTA

123456 ainda é a senha mais usada no mundo — e os golpistas adoram; veja como ter uma senha tão secreta quanto a Área 51

5 de maio de 2026 - 9:25

Com o avanço dos crimes cibernéticos, é importante entender o efeito de uma senha segura para proteção de dados

NÃO TEVE PARA NINGUÉM

Lotofácil 3676, Quina 7016 e outras modalidades acumulam e apostadores das loterias da Caixa ficam a ver navios; Mega-Sena 3004 promete R$ 8 milhões, mas não oferece maior prêmio da rodada

5 de maio de 2026 - 6:55

Prêmio em jogo na Lotofácil quase triplica depois de acúmulo, mas Mega-Sena, Quina e Timemania pagam valores bem maiores nesta terça-feira (5).

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia