2019-06-07T18:50:01-03:00
Fernando Pivetti
Fernando Pivetti
Jornalista formado pela Universidade de São Paulo (USP). Foi repórter setorista de Banco Central no Poder360, em Brasília, redator no site EXAME e colaborou com o blog de investimentos Arena do Pavini.
Tá barato, tá barato

Hora de investir em mim mesmo! Itaú anuncia novo programa de recompra de ações

Maior banco privado brasileiro sinaliza que suas ações estão baratas e aprova renovação do programa de recompra na bolsa

30 de maio de 2019
19:32 - atualizado às 18:50
Itaú - Imagem: Shutterstock

O Itaú Unibanco acaba de anunciar que vai fazer um novo investimento - mas dessa vez o dinheiro será aplicado nele mesmo. O banco anunciou nesta quinta-feira, 30, um novo programa de recompra de ações, que começa a valer a partir de sexta-feira, 31.

A medida, aprovada pela diretoria do banco, autoriza a aquisição de até 15 milhões de ações ordinárias (ITUB3) e 75 milhões de papéis preferenciais (ITUB4). Em termos percentuais, as quantidades equivalem a 0,3% e 1,6% do total de ações disponíveis no mercado, respectivamente.

De acordo com fato relevante divulgado via B3, as compras serão intermediadas pela Itaú Corretora de Valores S.A. e poderão ser feitas até 30 de novembro de 2020.

Tá, mas o que isso significa?

Todos esses termos técnicos podem confundir muita gente no mercado e tirar o foco do que realmente importa para o investidor.

Em termos práticos, quando o Itaú anuncia um novo programa de recompra de ações ele quer dizer ao mercado que o melhor investimento a ser feito no momento é adquirir suas próprias ações. Trocando palavras, o banco sinaliza para os investidores que seus papéis na bolsa estão baratos e que o momento é bom para comprar.

Nesta quinta-feira, as ações preferenciais do Itaú fecharam em alta de 1,01%, negociadas a R$ 35,07. Já os papéis preferenciais (que estão fora do Ibovespa), fecharam em alta de 1,21%, cotados a R$ 30,15.

Um ponto final

Vale citar ainda que o novo pacote fez com que o atual programa de recompra do Itaú fosse interrompido antecipadamente.

O plano em vigência tinha sido aprovado em 15 de dezembro de 2017 e viabilizou a compra de 14.421.132 ações ordinárias e 13.100.000 preferenciais até 30 de abril deste ano.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente
Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

ECONOMIA X COVID

Economia monitora variante ômicron da covid-19, mas programas de auxílio dependem da PEC dos Precatórios; pasta evita falar em gastos fora do teto

Ministério da Economia evita falar em crédito extraordinário, como acontece nos casos de guerras ou calamidades públicas

Black Friday em números

Varejo cresce 6,3% na Black Friday e vê crescimento de lojas virtuais com e-commerce aquecido; confira dados

Apesar do aumento em relação à Black Friday de 2020, o patamar de faturamento do varejo foi 9,1% inferior ao registrado em 2019

Desdobramentos da crise

Presidente da Latam, Roberto Alvo diz que recusou oferta ‘incompleta’ e ‘insuficiente’ da Azul

O conteúdo dela é confidencial”, afirmou, em entrevista coletiva. Procurada, a Azul não quis comentar

Solana no MB

Exclusivo: Solana (SOL), 5ª maior criptomoeda do mundo, chega Mercado Bitcoin com alta de mais de 12.000% no ano

A quinta maior criptomoeda do mundo vem conquistando o mercado porque se coloca como uma blockchain alternativa ao ethereum (ETH)

Pandemia em curso

Variante ômicron da covid-19 já está em dez países, mas chefe da associação médica da África do Sul vê “sintomas médios” da doença em estudo preliminar

Até o fechamento desta matéria, não haviam informações sobre infecções por essa variante da covid-19 nas Américas