Menu
2019-04-25T09:34:13-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
IPCA-15

Prévia da inflação acelera em abril; taxa é a maior desde a greve dos caminhoneiros

As informações são do Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgado hoje, 25, pelo IBGE

25 de abril de 2019
9:12 - atualizado às 9:34
Consumo
Imagem: shutterstock

A prévia da inflação acelerou para 0,72% em abril — taxa mais alta desde junho de 2018, quando o índice foi impactado pela greve dos caminhoneiros.

As informações são do Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgado hoje, 25, pelo IBGE, que também indica que essa é a maior variação para abril desde 2015 (1,07%).

A alta do último mês, segundo o IBGE, foi puxada pelo aumento nos preços dos grupos Transportes  (1,31%) — atribuído em parte aos combustíveis — e Alimentação e bebidas (0,92%) — destaque a alta do tomate. Por outro lado, houve deflação do grupo Comunicação (-0,05%)

Já o grupo Saúde e cuidados pessoais registrou a segunda maior variação (1,13%). As demais variações ficaram entre 0,06% de Educação e 0,57% de Vestuário.

Goiânia tem deflação em abril

Apenas Goiânia (-0,01%) registrou deflação em abril, em função, especialmente, da queda nos preços da gasolina (-1,62%). Porto Alegre (1,27%), Salvador (1,06%), Fortaleza (0,99%) e Recife (0,90%) ficaram com as maiores altas.

Segundo o IBGE, para o cálculo do IPCA-15, os preços foram coletados no período de 16 de março a 12 de abril de 2019 e comparados com aqueles vigentes de 13 de fevereiro a 15 de março de 2019.

O indicador refere-se às famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e Goiânia.

*Com informações da Agência IBGE Notícias

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

pacote comercial

Brasil e EUA assinam acordo para facilitar comércio e desburocratizar regulação

O Acordo de Comércio e Cooperação Econômica vinha sendo negociado pelos dois países desde 2011, mas estava em hibernação até a eleição do presidente Jair Bolsonaro

Relatório de produção

Vale: Produção de minério vai a 88,676 milhões/toneladas, alta anual de 2,3%

No relatório que divulgou nesta segunda-feira, 19, a companhia informa que está evoluindo com seu plano de estabilização e entregou uma forte produção de minério de ferro no terceiro trimestre.

Buscando eficiência

Infraestrutura anuncia início do plano de incorporação da Valec e EPL

Segundo a pasta, um dos principais objetivos da incorporação é “otimizar os gastos por meio de uma empresa mais enxuta, eficiente e sustentável”.

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Segurando o teto

Hoje foi dia de descolamento entre o Ibovespa e as bolsas americanas novamente. E tudo por causa dos impasses que vêm pesando sobre as perspectivas dos investidores nos últimos tempos. Mas desta vez o jogo virou. Foi a bolsa brasileira que se saiu bem, enquanto as bolsas americanas amargaram perdas. Lá fora, o vaivém das […]

Agora vai?

Agora é oficial: CSN entra com pedido de IPO da unidade de mineração

A abertura de capital da unidade da CSN que inclui a mina Casa de Pedra é aguardada há pelo menos uma década, a ponto de ganhar status de lenda urbana no mercado

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies