Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2019-04-25T09:34:13-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
IPCA-15

Prévia da inflação acelera em abril; taxa é a maior desde a greve dos caminhoneiros

As informações são do Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgado hoje, 25, pelo IBGE

25 de abril de 2019
9:12 - atualizado às 9:34
Consumo
Imagem: shutterstock

A prévia da inflação acelerou para 0,72% em abril — taxa mais alta desde junho de 2018, quando o índice foi impactado pela greve dos caminhoneiros.

As informações são do Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgado hoje, 25, pelo IBGE, que também indica que essa é a maior variação para abril desde 2015 (1,07%).

A alta do último mês, segundo o IBGE, foi puxada pelo aumento nos preços dos grupos Transportes  (1,31%) — atribuído em parte aos combustíveis — e Alimentação e bebidas (0,92%) — destaque a alta do tomate. Por outro lado, houve deflação do grupo Comunicação (-0,05%)

Já o grupo Saúde e cuidados pessoais registrou a segunda maior variação (1,13%). As demais variações ficaram entre 0,06% de Educação e 0,57% de Vestuário.

Goiânia tem deflação em abril

Apenas Goiânia (-0,01%) registrou deflação em abril, em função, especialmente, da queda nos preços da gasolina (-1,62%). Porto Alegre (1,27%), Salvador (1,06%), Fortaleza (0,99%) e Recife (0,90%) ficaram com as maiores altas.

Segundo o IBGE, para o cálculo do IPCA-15, os preços foram coletados no período de 16 de março a 12 de abril de 2019 e comparados com aqueles vigentes de 13 de fevereiro a 15 de março de 2019.

O indicador refere-se às famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e Goiânia.

*Com informações da Agência IBGE Notícias

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

INVESTIDORES ATENTOS

4 fatos que mexem com o Ibovespa na próxima semana — incluindo Copom e IPO do Nubank

O principal índice acionário brasileiro terá um calendário cheio de eventos e dados econômicos para digerir ao longo dos próximos dias

Alívio no Orçamento

Com receita acima do esperado, Economia reduz estimativa de rombo nas contas públicas em 2022

Considerando todo o setor público, o que inclui Estados e Municípios, as novas projeções da pasta preveem até mesmo um saldo positivo

Bitcoin (BTC) hoje

Bitcoin (BTC) corre atrás do prejuízo e avança mais de 4% hoje; ethereum (ETH) recupera perdas da semana

As criptomoedas correm atrás do prejuízo e tentam recuperar parte da queda brusca registradas no último sábado

CRIPTO INSTITUCIONAL

Real digital vem aí! Banco Central prepara versão virtual da moeda brasileira para 2022

A instituição lançou um laboratório para estudar as possibilidades de uso e de execução de projetos com a versão virtual da moeda brasileira

Clube do Livro

Para ter sucesso nos investimentos, é preciso fugir das armadilhas da mente – É o que mostra o livro “A arte de pensar claramente”, de Rolf Dobelli

Compreender como o nosso cérebro funciona no processo de tomada de decisões é essencial para ter mais assertividade na vida financeira e nos investimentos.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies