Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2019-12-10T19:47:47-03:00
SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Rodada decisiva no jogo das tarifas

10 de dezembro de 2019
19:47
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Além dos números da economia e das empresas, entender pelo menos um pouco sobre relações internacionais tornou-se fundamental para os investidores desde o início da guerra comercial entre Estados Unidos e China.

A disputa, que está mais para um jogo de cartas do que para uma guerra propriamente dita, é acompanhada com tensão pelo mercado porque existe o risco de que a escalada das tarifas afete a economia global. O que por tabela prejudica o resultado das companhias e das ações na bolsa.

Depois de alguns momentos bem delicados ali pelo mês de agosto, quando os dois gigantes quase deixaram a mesa, as negociações começaram a avançar.

A expectativa pela primeira fase de um acordo está cada vez mais próxima, e inclusive com uma data-limite para acontecer: 15 de dezembro.

A redução das tensões ajudou a bolsa brasileira a bater uma sequência de recordes no começo de dezembro. Mas nesta terça-feira o Ibovespa engatou a segunda queda seguida. Há motivos para preocupação?

Saiba como está a rodada decisiva do jogo das tarifas e como ela afeta os mercados na cobertura do Victor Aguiar.

Pressão dos dois lados

As empresas aéreas apareceram hoje na linha de frente das ações com pior desempenho no Ibovespa. O motivo? Dois componentes da sua linha de custos - o dólar e o petróleo - tiveram alta no pregão. Além delas, os outros destaques negativos ficaram para os papéis do Itaú e Banco do Brasil. Confira o que moveu as ações que foram destaque no pregão de hoje.

Um olho aqui, outro na tela 

No vídeo desta semana, o nosso colunista Fausto Botelho, referência em análise técnica no Brasil, traz 16 ações para você ficar de olho nesse fim de ano e que podem trazer boas surpresas. Ele também mostra porque é preciso ficar atento ao desempenho do S&P500, o principal índice da bolsa norte-americana. Vem queda por aí? Aperte o play e confira!

Menos uma etapa 

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou o projeto de lei que autoriza a prisão após condenação em segunda instância. A proposta ganhou força após a decisão do STF de exigir tramitação completa de um processo judicial para que um condenado seja preso. Saiba qual o foi o placar da votação nesta matéria. 

Oi e Lulinha

Em recuperação judicial desde 2016, a operadora de telefonia Oi voltou hoje ao centro do noticiário investigativo após ter o nome envolvido na nova fase da Lava Jato, chamada Mapa da Mina. A operação investiga supostos repasses financeiros realizados pela tele em favor de empresas do grupo Gamecorp/Gol. Elas têm entre os sócios Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do ex-presidente. Veja os detalhes da operação.

Mais uma na mira

E não foi só a Oi quem estampou as páginas de investigação hoje. Depois de ser alvo de uma ação civil pública do Ministério Público contra fraudes no sistema BNDES, as ações da JBS sentiram o baque e terminaram o dia com queda de 2%. Entenda o que está por trás da medida do MPF nesta reportagem.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Airbus A320

Itapemirim começa a receber aeronaves para voos comerciais após Anac autorizar

A Itapemirim diz que a segunda aeronave Airbus A320 de sua frota deve chegar ao aeroporto de Confins (MG) neste domingo

Efeito reverso

Elon Musk fez piada sobre o Dogecoin na TV aberta — e as cotações desabaram

Elon Musk fez a aguardada participação no SNL no último sábado, fazendo piada sobre si mesmo e falando do Dogecoin — mas a cotação caiu forte

Pesquisa da FGV

Presente mais caro: inflação do Dia das Mães é a maior dos últimos quatro anos

Levantamento da FGV mostra que a inflação no Dia das Mães é a maior desde 2017; eletrodomésticos e passagens aéreas tiveram maiores saltos

Expansão

SPX Capital assume operações do Carlyle no país

As operações do Carlyle no Brasil serão absrovidas pela SPX Capital. Com isso, a gestora de Rogério Xavier se expande em private equity

ESTRADA DO FUTURO

Um pé no abismo e outro na casca de banana: como identificar ações de empresas decadentes

Excesso de otimismo, planos mirabolantes e desprezo pela inovação estão entre as receitas para uma empresa falhar, segundo o gestor que se dedicou a descobrir empresas terríveis

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies