Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2019-02-09T10:57:07-02:00
Estadão Conteúdo
FUTURO NEBULOSO

A&M confirma que trabalha na busca de potenciais investidores para a Gafisa

A incorporadora tem pouco dinheiro em caixa e está na iminência de parar obras. Nos últimos meses, já suspendeu lançamentos e acumulou calotes

9 de fevereiro de 2019
10:57
Gafisa
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

A Alvarez & Marsal confirmou que busca de potenciais investidores para a Gafisa dentro de sua área de Situações Especiais, conforme antecipou ontem o Broadcast.

No entanto, a consultoria financeira informa que não assessora a Gafisa em qualquer processo de reestruturação da incorporadora, que atravessa uma grave crise financeira e levanta preocupações de que possa ter de recorrer à proteção judicial para organizar suas finanças. A A&M tampouco diz ter sido contratada pela Gafisa.

Em nota enviada pela A&M ao Broadcast, a consultoria explica que o grupo de Situações Especiais tem em seu escopo avaliar "de forma constante oportunidades de diferentes setores com o objetivo de encontrar soluções e reunir potenciais investidores para situações que requerem o restabelecimento e continuidade financeira de empresas e negócios".

A A&M acrescenta que "não assessora a Gafisa em qualquer processo de reestruturação".

Conforme divulgou ontem o Broadcast , a sondagem da consultoria passa pelo estudo de alternativas para reequilibrar a estrutura de capital da incorporadora, o que envolveria uma operação de compra e venda de participação acionária na companhia e alternativas para viabilizar novos financiamentos ou renegociações de dívidas.

A Gafisa tem pouco dinheiro em caixa e está na iminência de parar obras. Nos últimos meses, já suspendeu lançamentos e acumulou calotes a fornecedores, além de reter indevidamente recebíveis de securitizadoras.

Um juiz da 33ª Vara Cível de São Paulo concedeu, no entanto, liminar a favor da Polo Capital Securitizadora determinando a interrupção da emissão de boletos para receber pagamentos de clientes em seu favor, além de determinar a restituição dos recursos recebidos indevidamente.

A construtora afirmou ontem que vai recorrer da liminar.

O principal acionista - a GWI, do investidor Mu Hak You, com 50% de participação - não tem fôlego para aportes capazes de virar o jogo da incorporadora.

Pelo contrário: a direção que tomou posse sob o comando de Mu Hak iniciou no ano passado um programa de recompra de ações que desfalcou ainda mais o caixa, a despeito dos recursos escassos.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

XP anuncia investimento na edtech Resilia

A Resilia é uma edtech que combina tecnologias que potencializam o aprendizado individualizado e em comunidade com um método de ensino que capacita potenciais talentos de uma forma mais rápida para o mercado digital

Análise

Investir em ações de banco ainda é uma boa? Veja 3 motivos que deixam a XP Investimentos cautelosa

Se no ano passado a postura era otimista, agora os analistas do setor financeiro da XP estão mais cautelosos, já que o cenário é de preços elevados dos ativos e uma concorrência e intervenções regulatórias preocupantes.

REFORMA TRIBUTÁRIA

PIB pode crescer 1,6% com redução de IR para empresas, indica estudo

O cálculo de 20% teve como base comportamento das empresas depois de um dos maiores aumentos na alíquota do imposto sobre dividendos no mundo – na França, em 2013, de 15,5% para 46%

ESG

‘Equidade racial se tornou prioridade dentro da Vivo’, diz presidente

Dentro da extensa agenda ESG, que concentra ações ambientais, sociais e de governança, a Vivo aposta na equidade racial

Clube do livro

Das tulipas ao bitcoin: conheça a história das crises financeiras de uma forma irreverente

O maior trunfo de “Crash”, de Alexandre Versignassi, é nos guiar pela história da economia mundial e brasileira traçando paralelos entre o passado e o presente

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies