IPCA + 8% e outros títulos ‘premium’: receba as melhores ofertas de renda fixa no seu WhatsApp

Cotações por TradingView
2019-02-19T15:44:15-03:00
Bruna Furlani
Bruna Furlani
Jornalista formada pela Universidade de Brasília (UnB). Fez curso de jornalismo econômico oferecido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tem passagem pelas editorias de economia, política e negócios de veículos como O Estado de S.Paulo, SBT e Correio Braziliense.
De mal a pior

Deu ruim… Administradora da GWI tem até esta quinta (21) para dar uma resposta para cotistas de fundos

Depois do prazo, a Planner deve realizar uma assembleia em até 15 dias para deliberar entre cinco opções a que deve prevalecer

19 de fevereiro de 2019
15:33 - atualizado às 15:44
Cuidado Investidor em Perigo Gafisa
Cuidado Investidor em Perigo Gafisa - Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Assim como comentei ontem, a situação da gestora GWI parece ter adquirido cada vez mais contornos trágicos. Em comunicado publicado no site da GWI na última sexta-feira (15), a administradora Planner diz que fechou todos os quatro fundos de ações que a gestora possui para saque. E desde então, não informou mais nada aos cotistas.

Mas, de acordo com a instrução número 555 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), os cotistas precisam ser informados até esta quinta-feira (21) sobre o que vai acontecer com o dinheiro investido por eles.

Nela, há uma norma que detalha que "caso o fundo permaneça fechado por período superior a 5 (cinco) dias consecutivos, o administrador deve obrigatoriamente, além da divulgação de fato relevante por ocasião do fechamento a que se refere, convocar no prazo máximo de 1 (um) dia, para realização em até 15 (quinze), assembleia geral extraordinária para deliberar".

Depois de seis dias consecutivos, a assembleia geral deve deliberar sobre as seguintes possibilidades: se fará a substituição do administrador, do gestor, ou de ambos; a reabertura ou manutenção do fechamento do fundo para resgate; a possibilidade do pagamento de resgate em ativos financeiros; se fará a cisão do fundo e se vai optar por liquidar o fundo.

Hoje, os quatro fundos que foram fechados para saques são o GWI Classic Fundo de Investimento em Ações, GWI High Value Fundo de Investimento em Ações, GWI Leverage Fundo de Investimento em Ações e GWI Pipes Fundo de Investimento em Ações.

Segundo dados obtidos pelo sistema da CVM, os quatro fundos possuem 348 cotistas, porém é possível que um cotista seja dono de uma cota em mais de um fundo.

Histórico dos fundos

Ao que tudo indica, a situação dos quatro fundos já não era nada boa. Segundo informações obtidas no próprio site da GWI, a rentabilidade obtida pelos quatro fundos nos últimos 36 meses até o dia 31 de outubro do ano passado foi negativa. No mesmo período, o Ibovespa rendeu 90,59%. Os valores sempre possuem uma defasagem de três meses.

A pior performance durante o período estudado é a do fundo GWI Leverage, com queda de 71,9%. Em seguida, vem o fundo GWI Classic com desvalorização de 63,7% e depois o GWI High Value, com queda de 55,6%. Em último lugar, está o fundo Pipes com uma performance um pouco menos negativa que os demais, mas equivalente a 37,8%.

Repeteco

E não é a primeira vez que isso ocorre. Em 2008, a crise dos mercado fez a gestora fechar para resgate e para aplicações dois de seus quatro fundos de investimento, o GWI FIA e o GWI Classic.

Naquele período, a queda provocada pela crise teve efeito muito negativo na carteira do gestor por conta da alavancagem que ele costumava utilizar ao investir.

E a GWI, o que diz?

Ao ser procurada, a GWI informou - por meio de um advogado que atendeu a minha ligação - que a gestora deve publicar um fato relevante entre hoje e amanhã (20) sobre o que deve acontecer com os cotistas dos quatro fundos. E disse que não ia comentar mais nada sobre o ocorrido.

Cuidados

Antes de buscar um fundo, um dos passos primordiais é verificar o histórico dos gestores responsáveis pela a gestão dos ativos. Como os fundos funcionam como condomínios em que o gestor faz as vezes de um síndico, é preciso saber muito bem a sua experiência no mercado.

Além disso, um detalhe importante é olhar os ativos que compõem a carteira. Mesmo no caso de fundos de ações, é possível dar uma olhada na carteira com uma defasagem de três meses.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

FALÊNCIA DA CORRETORA

‘Investigando o colapso da FTX’: comitê quer ouvir corretora sobre falência — e processo pode endurecer a lei sobre criptomoedas

29 de novembro de 2022 - 12:13

Em um post nas redes sociais, Maxine Waters, presidente do Comitê de Serviços Financeiros dos EUA, confirmou o agendamento da sessão para 13 de dezembro

TECNOLOGIA

VAR 2.0? Conheça a bola altamente tecnológica que ajudou o juiz a anular o gol de Vini Junior na Copa do Mundo

29 de novembro de 2022 - 11:38

Batizada como Al Rihla, a bola da Copa do Mundo contém dois sensores que emitem 500 sinais de localização por segundo à sala do VAR

DUELO DE GIGANTES

Elon Musk declara guerra contra a Apple pelo “fim da censura” e de taxas excessivas — e ele não é o único

29 de novembro de 2022 - 11:18

CEO da Tesla criticou a empresa de Tim Cook após suposta ameaça da Apple de remover o Twitter da loja de aplicativos App Store; entenda a disputa

RECALCULANDO

JP Morgan muda a recomendação para as ações da B3 (B3SA3); veja se é hora de comprar

29 de novembro de 2022 - 10:45

Além da mudança na avaliação da B3 (B3SA3), o banco também revisou suas projeções para o setor de meios de pagamento como um todo

REVIRAVOLTA INESPERADA

Mesmo com falências à vista, ethereum (ETH) dispara 10% na semana e criptomoedas buscam reverter as perdas de novembro; confira preços hoje

29 de novembro de 2022 - 10:43

Entre os maiores tokens em valor de mercado, o Dogecoin (DOGE) disparou 36,29% nos últimos sete dias

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies