Menu
2019-05-16T11:13:24-03:00
abaixo das estimativas

IGP-10 de maio fica em 0,70% ante alta de 1,00% em abril, revela FGV

Quanto aos três indicadores que compõem o IGP-10 de maio, os preços no atacado medidos pelo IPA-10 tiveram avanço de 0,84% no mês ante uma elevação de 1,19% em abril.

16 de maio de 2019
11:13
Supermercado
Supermercado - Imagem: Shutterstock

O Índice Geral de Preços - 10 (IGP-10) subiu 0,70% em maio, após ter aumentado 1,00% em abril, informou nesta quinta-feira, 16, a Fundação Getulio Vargas (FGV).

O resultado ficou abaixo da mediana das estimativas dos analistas do mercado financeiro ouvidos pelo Projeções Broadcast, calculada em 0,77%, e dentro do intervalo das previsões, de 0,61% a 0,94%.

Quanto aos três indicadores que compõem o IGP-10 de maio, os preços no atacado medidos pelo IPA-10 tiveram avanço de 0,84% no mês ante uma elevação de 1,19% em abril.

Os preços ao consumidor verificados pelo IPC-10 apresentaram crescimento de 0,47% em maio, após a elevação de 0,73% no mês anterior. Já o INCC-10, que mede os preços da construção civil, teve aumento de 0,31% em maio, depois de um avanço de 0,35% em abril.

O IGP-10 acumulou um aumento de 3,27% no ano. A taxa em 12 meses ficou positiva em 8,02%. O período de coleta de preços para o indicador de maio foi do dia 11 de abril a 10 deste mês.

IPAs

Os preços agropecuários mensurados pelo IPA agrícola caíram 1,43% no atacado em maio, após um aumento de 1,86% em abril, dentro do IGP-10.

Já os preços dos produtos industriais medidos pelo IPA Industrial tiveram alta de 1,60% este mês, depois da elevação de 0,96% no atacado em abril.

Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os preços dos bens finais tiveram alta de 0,77% em maio, ante um avanço de 1,48% em abril.

Os preços dos bens intermediários subiram 0,95% em maio, após aumento de 0,62% no mês anterior.
Já os preços das matérias-primas brutas apresentaram aumento de 0,78% em maio, depois da expansão de 1,53% em abril.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Caos na bolsa

Pressionado pelo coronavírus, Ibovespa cai 7% e tem o pior pregão desde o Joesley Day

O Ibovespa perdeu quase oito mil pontos nesta quarta-feira, impactado por um forte movimento de correção por causa da disparada de casos do coronavírus fora da China — todas as ações do índice fecharam em queda. Já o dólar à vista subiu a R$ 4,44, cravando mais um recorde nominal de encerramento

Mais uma polêmica

Vídeo de Eduardo Bolsonaro defendendo Orçamento impositivo circula pelo WhasApp

Vídeo mostra a fala do parlamentar no plenário da Câmara, no dia 26 de março do ano passado

Surto mundial

Por coronavírus, Costa Cruzeiros amplia medida de segurança em seus navios; Nestlé aconselha funcionários a não viajarem

Entre as providências está a proibição da entrada de pessoas que tenham viajado para países e regiões afetadas pela doença

FORA DO AR

Investidores da XP relatam problemas para acessar home broker nesta quarta-feira

Ao ser procurada, a assessoria de imprensa informou que “a plataforma apresentou lentidão para alguns clientes no início da tarde desta quarta-feira”

Medida do BC

Moody’s: diminuição de compulsório para depósitos a prazo é positiva

Para a agência, os gigantes do mercado são os mais beneficiados, por deterem 72% de todos os depósitos a prazo no Brasil

CDS no radar

Risco-país do Brasil tem novo dia de alta e vai a 106 pontos

Desde o começo de fevereiro o CDS vinha sendo negociado abaixo dos 100 pontos

CRIPTOMOEDAS

Criptomoedas ainda mantêm um papel limitado como forma de proteção, para analistas do JPMorgan

Apesar da baixa correlação das criptomoedas com ativos tradicionais, analistas do banco acreditam que elas ainda não podem servir como hedge da carteira

Gastos no exterior

Compras com cartão no exterior serão cobradas conforme a taxa de câmbio do dia

Opção estará disponível a consumidores a partir de 1º de março e já estava autorizada pelo BC desde 2016; atualmente, valor a ser pago na fatura é definido dez dias antes do fechamento

Ministro minimiza

Bolsonaro ‘não seria maluco’ de atacar o Congresso, afirma Ramos

Ministro da Secretaria de Governo, o general Luiz Eduardo Ramos minimizou o envio, pelo presidente Jair Bolsonaro, de vídeo convocando para manifestações que criticam Congresso

Alerta para a mineradora

Navio carregado de minério de ferro da Vale corre risco de naufrágio no MA

Volume de carga transportado não foi divulgado pela mineradora

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements