O Facebook lançou nesta segunda-feira (25) um aplicativo de pesquisa de mercado que oferece recompensas financeiras pela participação em pesquisas e tarefas: o Viewpoints. No momento, o app está disponível apenas para residentes nos Estados Unidos, mas a companhia diz que espera expandir o serviço em breve.
Segundo a empresa comandada por Mark Zuckerberg, as informações obtidas por meio do app serão usadas para melhorar produtos como Facebook, Instagram, Whatsapp, Portal e Oculus. Além disso, a companhia diz que planeja beneficiar a comunidade em geral.
O primeiro programa do Viewpoints é uma pesquisa de "bem-estar", destinada a ajudar a companhia a entender melhor como o uso de redes sociais como o Facebook pode impactar o bem-estar das pessoas. "As informações desta pesquisa nos ajudarão a criar melhores produtos que visam limitar os impactos negativos das mídias sociais e aumentar os benefícios", diz a companhia.
E como funciona?
Segundo a companhia, depois de configurar uma conta no Facebook Viewpoints, você será convidado a participar de programas. Antes de cada programa, o app explica quais informações serão coletadas, como serão usadas as informações e quantos pontos você receberá pela participação no programa.
O aplicativo deve informar quantos pontos você precisa para receber um pagamento e, toda vez que atingir esse número, o usuário receberá um pagamento diretamente para sua conta do PayPal.
A empresa diz que solicita informações como nome, endereço de e-mail, país de residência, data de nascimento e sexo. "Podemos pedir que você compartilhe informações adicionais, como sua localização, para qualificá-lo para programas individuais".
Em comunicado, o Facebook diz que não fornecerá informações obtidas pelo aplicativo a terceiros. O usuário pode encerrar sua participação a qualquer momento.