2019-12-11T19:29:15-03:00
Kaype Abreu
Kaype Abreu
Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Colaborou com Estadão, Gazeta do Povo, entre outros.
altas do dia

Ações de Kroton e Estácio sobem forte após MEC ampliar ensino a distância no País

Medida tende a reduzir os custos de ambas as empresas; segundo um analista, entra na conta dos investidores a perspectiva de melhora da economia

11 de dezembro de 2019
13:58 - atualizado às 19:29
Fachada de faculdade da Estácio - Imagem: Liz Guimarães/Estadão Conteúdo

As ações da Cogna (antiga Kroton) e da Yduqs (anteriormente chamada de Estácio) lideram os ganhos do Ibovespa nesta quarta-feira (11) após o governo ampliar o ensino a distância (EAD) no País.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou uma portaria permitindo que até 40% da carga horária dos cursos superiores presenciais no Brasil sejam ofertados na modalidade EAD. O limite anterior era de 20%.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente

As ações ON da Cogna (COGN3) fecharam o pregão desta quarta em alta de 7,08%, sendo negociadas a R$ 11,95. Os papéis da Yduqs (YDUQ3) avançaram 4,25%, a R$ 44,15. No ano, a alta de cada uma é de 36,32% e 89,27%, respectivamente.

A medida anunciada pelo governo tende a reduzir os custos de ambas as empresas. Segundo o analista da Guide Investimentos, Luis Sales, entram na conta dos investidores a perspectiva de melhora da economia, que avançou 0,6% no terceiro trimestre. 

"A gente começa a enxergar um momento mais favorável, passado o período de reestruturação pós-Fies [programa de financiamento estudantil do governo federal, vitrine das gestões do PT]", diz o especialista. 

O EAD foi a saída que as gestões de Cogna e Yduqs encontraram para tentar suprir a baixa do Fies. No passado, ambas cresceram embaladas por recursos do programa federal. Mas, com a crise financeira, os recursos do governo minguaram, e a inadimplência dos alunos aumentou. 

Além de investirem em EAD, Cogna e Yduqs também trocaram de nome — anteriormente se chamavam Kroton e Estácio, respectivamente. 

Não são só as medidas do governo federal que afetam os papéis dessas empresas. Em março deste ano, a ameaça do presidente Jair Bolsonaro de uma "Lava Jato da educação" fez as ações das companhias que oferecem cursos superiores caírem em torno de 2% em um dia.

Em novembro, o governo recuou da ideia de uma investigação de gestões anteriores do Ministério da Educação — que nesse meio-tempo também trocou de comando, com a entrada do economista Abraham Weintraub.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente
Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Bitcoin (BTC) hoje

Bitcoin (BTC) corre atrás do prejuízo e avança mais de 4% hoje; ethereum (ETH) recupera perdas da semana

As criptomoedas correm atrás do prejuízo e tentam recuperar parte da queda brusca registradas no último sábado

CRIPTO INSTITUCIONAL

Real digital vem aí! Banco Central prepara versão virtual da moeda brasileira para 2022

A instituição lançou um laboratório para estudar as possibilidades de uso e de execução de projetos com a versão virtual da moeda brasileira

Clube do Livro

Para ter sucesso nos investimentos, é preciso fugir das armadilhas da mente – É o que mostra o livro “A arte de pensar claramente”, de Rolf Dobelli

Compreender como o nosso cérebro funciona no processo de tomada de decisões é essencial para ter mais assertividade na vida financeira e nos investimentos.

Trilhas de Carreira

O que os cursos sobre liderança profissional não contam para você

Já vi e participei de muitas capacitações, mas poucas me transformaram genuinamente. Isso me faz refletir bastante sobre a essência dos líderes, e observo que há um padrão bem recorrente

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Reserva de emergência é para todo mundo? Não segundo este planejador financeiro; entenda

Separar uma quantia para imprevistos não importa a sua situação é uma recomendação quase unânime entre os planejadores financeiros, mas esse profissional acredita no contrário