Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2019-03-07T08:33:59-03:00
Bruna Furlani
Bruna Furlani
Jornalista formada pela Universidade de Brasília (UnB). Fez curso de jornalismo econômico oferecido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tem passagem pelas editorias de economia, política e negócios de veículos como O Estado de S.Paulo, SBT e Correio Braziliense.
Reviravolta

Klabin cancela assembleia para votar incorporação da Sogemar

Na prática, isso representa grande revés nos planos da fabricante para deixar de pagar royalties pelo uso de marcas

7 de março de 2019
8:20 - atualizado às 8:33
Klabin
Imagem: Klabin/Divulgação

Depois de anunciar cerca de um mês atrás que o Conselho de Administração da Klabin havia deliberado a incorporação da Sociedade Geral de Marcas (Sogemar), a produtora e exportadora de papéis mudou de ideia e publicou, ontem à noite (6), fato relevante em que fala sobre o cancelamento de assembleia de acionistas para votar a incorporação da companhia.

A ideia de cancelar a reunião ocorreu depois que um investidor da Klabin se opôs ao negócio, sugerindo em vez disso que a Klabin rescindisse o contrato com a Sogemar em definitivo. A assembleia iria ocorrer no dia 14 de março.

No fato relevante, a Klabin enfatizou que atribuía o valor de R$ 343,895 milhões à Sogemar, o que representaria um desconto de aproximadamente 50% sobre o valor presente do fluxo de pagamento de royalties, de acordo com laudo elaborado previamente pela consultoria Deloitte.

Por essa razão, a Klabin revela que recebeu "com enorme surpresa" a solicitação de um único acionista de realização de assembleia para rescindir o contrato de licenciamento com a Sogemar.

“A Companhia lamenta informar haver recebido nesta data, da Sogemar, correspondência comunicando que, à luz da campanha lançada por um único investidor da Klabin contra a incorporação e para que não haja dúvida de que atuou todo o tempo exclusivamente em reação às discussões provocadas pela diretoria da companhia, decidiu retirar o consentimento à sua incorporação pela companhia”, afirmou trecho do fato relevante.

“Diante disso, o conselho de administração da companhia decidiu, também nesta data, cancelar a convocação da AGE prevista para ocorrer em 14 de março de 2019, tendo em vista a perda de seu objeto e convocar a assembleia geral extraordinária requerida pelo único investidor reclamante, uma vez atendidas certas formalidades por ele ainda não observadas”, destaca o fato relevante publicado ontem.

Impacto da decisão

Na prática, isso representa grande revés nos planos da fabricante. Hoje, a Klabin tem o direito de explorar marcas de titularidade da Sogemar, inclusive, o próprio nome Klabin.

Mas para isso precisa pagar os tais royalties, que são calculados sempre com base no faturamento líquido de cartões e caixas de papelão ondulado.

Para evitar o pagamento de royalties sem ter que abrir mão das marcas que utiliza, a produtora de papéis passou a negociar a incorporação da Sogemar.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

DOR NO BOLSO

IPVA 2022 encarecerá 30%, em média, em São Paulo; descubra quanto você vai pagar de imposto

E a notícia doí ainda mais no bolso porque a data de pagamento do IPVA está bem próxima: quem quiser desconto tem de quitar a soma já no próximo mês

Bitcoin (BTC) hoje

Bitcoin e ethereum despencam hoje, e principal criptomoeda do mundo se afunda ainda mais no ‘bear market’

Após uma semana que terminou com ganhos, as duas maiores moedas digitais do mercado sofreram na virada de sexta-feira para sábado

Trabalhadores em falta

Como a falta de bebês na China pode provocar uma crise financeira global

A população da China vem recuando desde 2010, e, com as taxas de natalidade nos menores níveis em 80 anos, o cenário ameaça todo o planeta

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

IPO do Nubank, como driblar os impostos e onde investir o 13º salário: confira os destaques da semana

Nada é pior para um ansioso do que a incerteza. E o mercado, ultimamente, vem sendo marcado por uma forte onda de incertezas, vindas de todos os lados. Os preços dos ativos respondem a isso com volatilidade, e não há muito o que fazer a não ser manter a calma, focar nos fundamentos e aguardar […]

Clube anti-cripto

China acertou ao banir o bitcoin? Braço direito de Warren Buffett diz que as criptomoedas nunca deveriam ter sido inventadas

A aversão de Charlie Munger pelo bitcoin cresceu ainda mais durante a pandemia; para o bilionário, o criptoativo é “repugnante”

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies