Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2019-03-07T08:33:59-03:00
Bruna Furlani
Bruna Furlani
Jornalista formada pela Universidade de Brasília (UnB). Fez curso de jornalismo econômico oferecido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tem passagem pelas editorias de economia, política e negócios de veículos como O Estado de S.Paulo, SBT e Correio Braziliense.
Reviravolta

Klabin cancela assembleia para votar incorporação da Sogemar

Na prática, isso representa grande revés nos planos da fabricante para deixar de pagar royalties pelo uso de marcas

7 de março de 2019
8:20 - atualizado às 8:33
Klabin
Imagem: Klabin/Divulgação

Depois de anunciar cerca de um mês atrás que o Conselho de Administração da Klabin havia deliberado a incorporação da Sociedade Geral de Marcas (Sogemar), a produtora e exportadora de papéis mudou de ideia e publicou, ontem à noite (6), fato relevante em que fala sobre o cancelamento de assembleia de acionistas para votar a incorporação da companhia.

A ideia de cancelar a reunião ocorreu depois que um investidor da Klabin se opôs ao negócio, sugerindo em vez disso que a Klabin rescindisse o contrato com a Sogemar em definitivo. A assembleia iria ocorrer no dia 14 de março.

No fato relevante, a Klabin enfatizou que atribuía o valor de R$ 343,895 milhões à Sogemar, o que representaria um desconto de aproximadamente 50% sobre o valor presente do fluxo de pagamento de royalties, de acordo com laudo elaborado previamente pela consultoria Deloitte.

Por essa razão, a Klabin revela que recebeu "com enorme surpresa" a solicitação de um único acionista de realização de assembleia para rescindir o contrato de licenciamento com a Sogemar.

“A Companhia lamenta informar haver recebido nesta data, da Sogemar, correspondência comunicando que, à luz da campanha lançada por um único investidor da Klabin contra a incorporação e para que não haja dúvida de que atuou todo o tempo exclusivamente em reação às discussões provocadas pela diretoria da companhia, decidiu retirar o consentimento à sua incorporação pela companhia”, afirmou trecho do fato relevante.

“Diante disso, o conselho de administração da companhia decidiu, também nesta data, cancelar a convocação da AGE prevista para ocorrer em 14 de março de 2019, tendo em vista a perda de seu objeto e convocar a assembleia geral extraordinária requerida pelo único investidor reclamante, uma vez atendidas certas formalidades por ele ainda não observadas”, destaca o fato relevante publicado ontem.

Impacto da decisão

Na prática, isso representa grande revés nos planos da fabricante. Hoje, a Klabin tem o direito de explorar marcas de titularidade da Sogemar, inclusive, o próprio nome Klabin.

Mas para isso precisa pagar os tais royalties, que são calculados sempre com base no faturamento líquido de cartões e caixas de papelão ondulado.

Para evitar o pagamento de royalties sem ter que abrir mão das marcas que utiliza, a produtora de papéis passou a negociar a incorporação da Sogemar.

Comentários
Leia também
INVISTA COMO UM MILIONÁRIO

Sirva-se no banquete de investimentos dos ricaços

Você sabe como ter acesso aos craques que montam as carteiras dos ricaços com aplicações mínimas de R$ 30? A Pi nasceu para colocar esses bons investimentos ao seu alcance

O futuro está no céu

A acirrada corrida pelo ‘carro voador’

Além de chamar a atenção no mercado de capitais, as startups de “carros voadores” estão atraindo talentos e parceiros de setores mais tradicionais da economia

XP anuncia investimento na edtech Resilia

A Resilia é uma edtech que combina tecnologias que potencializam o aprendizado individualizado e em comunidade com um método de ensino que capacita potenciais talentos de uma forma mais rápida para o mercado digital

Análise

Investir em ações de banco ainda é uma boa? Veja 3 motivos que deixam a XP Investimentos cautelosa

Se no ano passado a postura era otimista, agora os analistas do setor financeiro da XP estão mais cautelosos, já que o cenário é de preços elevados dos ativos e uma concorrência e intervenções regulatórias preocupantes.

REFORMA TRIBUTÁRIA

PIB pode crescer 1,6% com redução de IR para empresas, indica estudo

O cálculo de 20% teve como base comportamento das empresas depois de um dos maiores aumentos na alíquota do imposto sobre dividendos no mundo – na França, em 2013, de 15,5% para 46%

ESG

‘Equidade racial se tornou prioridade dentro da Vivo’, diz presidente

Dentro da extensa agenda ESG, que concentra ações ambientais, sociais e de governança, a Vivo aposta na equidade racial

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies