O Banrisul (BRSR3), banco estatal do estado do Rio Grande do Sul, anunciou nesta terça-feira (10), a realização de uma oferta restrita subsequente de ações (follow on).
Ao todo, serão negociadas 96.323.426 ações ordinárias de propriedade do governo do Estado do Rio Grande do Sul, que representam 23% da participação no banco. A oferta, restrita a investidores institucionais, acontecerá na B3 no próximo dia 19.
O preço por ação ainda não foi estipulado e deve ser fixado após a coleta de intenções de investimento, realizada junto a investidores profissionais no próximo dia 17 de setembro. Segundo a cotação da última segunda-feira (09), quando os papéis estavam cotados a R$23,18, a oferta pode captar até R$ 2,232 bilhões.
Em junho, o governo gaúcho já havia sinalizado a sua intenção de vender ações do banco estatal, mas sem perder o controle da empresa. Atualmente, o governo detém 98% das ações com direito a voto do Banrisul.
Por se tratar de uma oferta secundária, onde todas as ações negociadas são de titularidade do governo do Rio Grande do Sul, nenhuma parte dos recursos captados será destinado ao banco.
A oferta também terá esforços de colocação no exterior. A iniciativa terá como coordenador líder o próprio Banrisul, além da participação de BofA Merrill Lynch, Itaú BBA e JPMorgan.