Menu
2019-12-23T14:44:24-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
A boa do mercado

XP vê bolsa como investimento mais rentável dos próximos 5 anos

Expectativa dos analistas é de uma valorização de 15,6% ao ano no período

23 de dezembro de 2019
13:59 - atualizado às 14:44
B3 Bolsa ações
Imagem: Shutterstock

No mundo dos investimentos, dezembro de 2019 está sendo muito mais do que a época de traçar planos financeiros para o próximo ano. Muitos analistas também estão desenhando os passos do mercado para a próxima década.

E justamente isso que a XP Investimentos fez em seu mais recente relatório, publicado nesta segunda-feira (23). O grupo traçou um panorama para os próximos 5 anos e deu a sentença: se tudo correr como o esperado, a renda variável é o melhor caminho para quem quer ampliar rendimentos.

A expectativa dos analistas é que a bolsa brasileira suba até 15,6% ao ano no período no melhor cenário, muito acima dos 3,4% projetados para a inflação, ou dos 6,8% esperados para os ativos prefixados.

O plano de fundo

De acordo com a XP, o otimismo com o crescimento global voltou a ganhar terreno nas últimas semanas, sobretudo após China e Estados Unidos sinalizarem um primeiro acordo comercial.

Contudo, os analistas alertam que essa primeira etapa do acordo não deve ser encarada como definitiva, sob o risco de novas tensões entre as duas maiores economias do mundo voltarem ao centro do palco.

Dessa forma, a XP aponta para um cenário mais otimista para o começo da década, mas ainda de crescimento tímido, "com taxas de juros comprimidas e aversão a risco mantendo o dólar e outros ativos considerados seguros em patamares valorizados".

Já no Brasil, a melhora do cenário econômico nos últimos meses fez preço e ajudou a bolsa a alcançar novos recordes nos pregões anteriores. Diante disso, a XP aumentou sua aposta de crescimento na bolsa, tanto no exterior como no Brasil, e sinalizou esse tipo de investimento como aquele com a melhor relação 'retorno esperado X volatilidade histórica' para os próximos 5 anos.

Já na renda fixa, a XP aponta que "os retornos esperados para a carteira de mercado de NTN-Bs (Tesouro IPCA), o IMA-B, estão em linha com o CDI / Selic".

Mas e o futuro?

A XP se mostra otimista com a continuidade da agenda de reformas pelo governo e na retomada (de fato) da economia brasileira para os próximos anos. Segundo os analistas, o ambiente pró-reformas está instalado, "o que tende a fazer com que as engrenagens da economia deslizem com mais facilidade".

Agora, a ressalva do grupo vem lá de Brasília: na visão da XP, o cenário político está longe de ser harmônico, com o governo federal mantendo diálogos "truncados" junto ao Congresso, além de "muita resistência à agenda de reformas por grupos organizados e influentes".

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter
Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter
Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

na agenda americana

EUA começaram a trabalhar no corte de impostos ‘2.0’, diz secretário

Casa Branca planeja implementar um segundo corte de impostos para a classe média e “outros incentivos” para impulsionar o crescimento da economia

dados da receita

Arrecadação federal de impostos em 2019 é a maior em cinco anos

Crescimento é explicado pelo comportamento dos principais indicadores macroeconômicos, especialmente os relacionados com o consumo, produção industrial e importações

SIGA O 'BUY AND HOLD'

A estratégia de comprar ações para acelerar sua aposentadoria; entenda

Um dos maiores erros dos investidores que poupam para a aposentadoria é colocar todo o seu dinheiro na renda fixa. O investimento em ações é o gás que você precisa para acelerar o seu plano. O Seu Dinheiro lançou nesta semana o curso “Aposente-se aos 40 (ou o quanto antes)” para ajudar os leitores a […]

Títulos públicos

Veja os preços e as taxas do Tesouro Direto nesta quinta-feira

Confira os preços e taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra e resgate

Alívio no caixa?

Ações da Oi sobem forte com notícia de venda da Unitel

A participação da Oi na tele angolana foi vendida para a Sonangol por US$ 1 bilhão, de acordo com notícia publicada pelo colunista Lauro Jardim, de O Globo

solução?

Decreto sobre contratação de militares para INSS deve sair esta semana, diz Bolsonaro

TCU já avisou o governo de que terá de ser elaborada uma solução ampla para o recrutamento de pessoal, abrindo a possibilidade de contratação também para civis

primeira reunião do ano

BCE mantém política monetária inalterada, mas lança revisão de estratégia

Como previam analistas, o BCE manteve a taxa de refinanciamento em 0% e a de depósito em -0,50%

Cautela

Ibovespa cai mais de 1%, reagindo à tensão global com o coronavírus; IPCA-15 mexe com dólar e juros

O Ibovespa exibe um tom negativo nesta quinta-feira, preocupado com a disseminação do coronavírus às vésperas do feriado na China. Os dados de inflação no país também são monitorados

levantamento do boa vista

Abertura de empresas cresce 18% em 2019

Setor de serviços foi destaque, com 61,8% de representatividade; em contrapartida, o comércio diminuiu essa parcela

contra a vontade de moro

Governo estuda a recriação do Ministério da Segurança Pública, diz Bolsonaro

Presidente deixou claro que, caso decida recriar o ministério, Moro seguirá no comando da Justiça

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements