Menu
2019-12-23T14:44:24-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
A boa do mercado

XP vê bolsa como investimento mais rentável dos próximos 5 anos

Expectativa dos analistas é de uma valorização de 15,6% ao ano no período

23 de dezembro de 2019
13:59 - atualizado às 14:44
B3 Bolsa ações
Imagem: Shutterstock

No mundo dos investimentos, dezembro de 2019 está sendo muito mais do que a época de traçar planos financeiros para o próximo ano. Muitos analistas também estão desenhando os passos do mercado para a próxima década.

E justamente isso que a XP Investimentos fez em seu mais recente relatório, publicado nesta segunda-feira (23). O grupo traçou um panorama para os próximos 5 anos e deu a sentença: se tudo correr como o esperado, a renda variável é o melhor caminho para quem quer ampliar rendimentos.

A expectativa dos analistas é que a bolsa brasileira suba até 15,6% ao ano no período no melhor cenário, muito acima dos 3,4% projetados para a inflação, ou dos 6,8% esperados para os ativos prefixados.

O plano de fundo

De acordo com a XP, o otimismo com o crescimento global voltou a ganhar terreno nas últimas semanas, sobretudo após China e Estados Unidos sinalizarem um primeiro acordo comercial.

Contudo, os analistas alertam que essa primeira etapa do acordo não deve ser encarada como definitiva, sob o risco de novas tensões entre as duas maiores economias do mundo voltarem ao centro do palco.

Dessa forma, a XP aponta para um cenário mais otimista para o começo da década, mas ainda de crescimento tímido, "com taxas de juros comprimidas e aversão a risco mantendo o dólar e outros ativos considerados seguros em patamares valorizados".

Já no Brasil, a melhora do cenário econômico nos últimos meses fez preço e ajudou a bolsa a alcançar novos recordes nos pregões anteriores. Diante disso, a XP aumentou sua aposta de crescimento na bolsa, tanto no exterior como no Brasil, e sinalizou esse tipo de investimento como aquele com a melhor relação 'retorno esperado X volatilidade histórica' para os próximos 5 anos.

Já na renda fixa, a XP aponta que "os retornos esperados para a carteira de mercado de NTN-Bs (Tesouro IPCA), o IMA-B, estão em linha com o CDI / Selic".

Mas e o futuro?

A XP se mostra otimista com a continuidade da agenda de reformas pelo governo e na retomada (de fato) da economia brasileira para os próximos anos. Segundo os analistas, o ambiente pró-reformas está instalado, "o que tende a fazer com que as engrenagens da economia deslizem com mais facilidade".

Agora, a ressalva do grupo vem lá de Brasília: na visão da XP, o cenário político está longe de ser harmônico, com o governo federal mantendo diálogos "truncados" junto ao Congresso, além de "muita resistência à agenda de reformas por grupos organizados e influentes".

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

Crise no mundo encantado

Disney anuncia 32 mil cortes de empregos, principalmente em parques temáticos

A pandemia forçou os parques temáticos da Disney a permanecer fechados ou operar com capacidade reduzida durante boa parte deste ano, e as operações de seus navios de cruzeiro estão suspensas

Tema do momento

Acionista do Carrefour, Abilio Diniz quer que a empresa se torne referência na luta contra o racismo

No evento online, o empresário também falou sobre o futuro do varejo e suas visões positivas para a economia brasileira

BOAS NOTÍCIAS

País tem saldo positivo recorde de vagas formais em outubro

Mercado de trabalho registra a abertura de 394.989 vagas em outubro, de acordo com Caged, superando projeções

Títulos públicos

Veja os preços e as taxas do Tesouro Direto nesta quinta-feira

Confira os preços e taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra e resgate

abrindo os negócios

Ibovespa abre em queda com desentendimento entre Guedes e Campos Neto; dólar e juros sobem com temor fiscal

Embate no seio da equipe econômica deixa investidores cautelosos. Mercados nos Estados Unidos ficam fechados por ocasião do Dia de Ação de Graças

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies