Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2019-12-06T19:12:38-03:00
Victor Aguiar
Victor Aguiar
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e com MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pelo Instituto Educacional BM&FBovespa. Trabalhou nas principais redações de economia do país, como Bloomberg, Agência Estado/Broadcast e Valor Econômico. Em 2020, foi eleito pela Jornalistas & Cia como um dos 10 profissionais de imprensa mais admirados no segmento de economia, negócios e finanças.
Altas e baixas

Via Varejo, Cyrela e MRV: os destaques do Ibovespa nesta sexta-feira

A perspectiva de manutenção dos juros em níveis baixos deu forças às ações de varejistas, como a Via Varejo, e de construtoras, como MRV e Cyrela

6 de dezembro de 2019
13:34 - atualizado às 19:12
Fachada da loja Ponto Frio, uma das redes pertencentes à Via Varejo
A Via Varejo é dona do Ponto Frio e das Casas Bahia - Imagem: Wikipedia

Ações dos setores de varejo e construção apareceram entre os destaques positivos do Ibovespa nesta sexta-feira (6), em meio à percepção de manutenção dos juros em patamares baixos, ao mesmo tempo em que a economia doméstica dá sinais de ganho de tração. Nesse cenário, Via Varejo, Cyrela e MRV estiveram entre as mais beneficiadas hoje.

Nesta manhã, foi divulgado que a inflação medida pelo IPCA subiu 0,51% em novembro, resultado que ficou ligeiramente acima das estimativas do mercado. À primeira vista, a tendência é que esse dado desencadeasse um movimento de alta nas curvas de juros, uma vez que, com a inflação mais alta, há menos espaço para cortes na Selic.

Só que, ao olhar os números da inflação com lupa, é possível perceber que grande parte desse efeito foi gerado pelo aumento no preço das carnes — o grupo alimentação e alimentos avançou mais de 8% no mês passado. Assim, desconsiderando o comportamento desse componente, a inflação ainda estaria em níveis bastante controlados.

Desta maneira, por mais que o número global do IPCA tenha ficado acima do esperado, o dado não trouxe maiores preocupações ao mercado: os agentes financeiros continuam acreditando que a taxa básica de juros seguirá em níveis baixos por algum tempo. E juros baixos são sinônimo de estímulo ao consumo — o que, consequentemente, dá forças às varejistas e às construtoras.

Nesse cenário, Via Varejo ON (VVAR3) subiu 7,30% e liderou os ganhos do Ibovespa — ainda no mesmo setor, Lojas Americanas PN (LAME4) teve alta de 7,07%, B2W ON (BTOW3) avançou 3,21% e Magazine Luiza ON (MGLU3) valorizou 1,14%.

Entre as construtoras e incorporadoras, MRV ON (MRVE3) teve ganho de 4,73% e Cyrela ON (CYRE3) avançou 3,83%; fora do Ibovespa, destaque para Helbor ON (HBOR3), em alta de 3,27%, Direcional ON (DIRR3), subindo 4,27%, e Even ON (EVEN3), valorizando 4,24%.

Vale lembrar, ainda, que ao longo dessa semana foram divulgados uma série de indicadores econômicos positivos em relação à atividade doméstica. O PIB do país avançou 0,6% no terceiro trimestre, superando a expectativa do mercado, e a produção industrial avançou 0,8% em outubro, marcando o terceiro mês seguido de evolução na indústria.

Esses dados, em conjunto, criam um ambiente bastante otimista em relação às perspectivas para a economia brasileira no quarto trimestre e em 2020, o que cria as bases para que o mercado aposte suas fichas nesses dois setores.

Commodities em alta

Papéis de empresas ligadas ao setor de commodities, como Petrobras, Vale e as siderúrgicas, também apresentaram desempenho positivo nesta sexta-feira, pegando carona na valorização do petróleo e do minério de ferro.

As ações PN da Petrobras (PETR4), por exemplo, terminaram em alta de 1,00%, enquanto as ONs (PETR3) valorizaram 0,66% — lá fora, o Brent com vencimento em fevereiro teve ganho de 1,58%, e o WTI para janeiro avançou 1,27%. Na semana, ambos os contratos acumularam ganhos de mais de 6%.

A recente tendência positiva das cotações do petróleo tem relação com o desfecho da reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados — grupo conhecido como Opep+. A aliança decidiu aprofundar os cortes na produção da commodity, o que, consequentemente, provoca um aumento no preço do produto.

Já o minério de ferro negociado no porto chinês de Qingdao — cotação que serve como referência para o mercado — fechou em alta de 0,46% nesta sexta-feira, em meio à percepção de que EUA e China estão próximos de fechar um acordo comercial.

O otimismo em relação às negociações entre as potências diminui os temores de um esfriamento econômico mais intenso na China, o principal consumidor global de minério de ferro e aço do mundo. Assim, as ações dessas empresas sobem, dada a perspectiva de manutenção da demanda elevada.

CSN ON (CSNA3) fechou em alta de 2,70%, Gerdau PN (GGBR4) teve ganho de 1,73% e Usiminas PNA (USIM5) valorizou 2,27%. Já Vale ON (VALE3) teve um desempenho mais modesto: subiu 0,79%.

Top 5

Confira abaixo os cinco papéis de melhor desempenho do Ibovespa nesta sexta-feira:

  • Via Varejo ON (VVAR3): +7,30%
  • Lojas Americanas PN (LAME4): +7,07%
  • Yduqs ON (YDUQ3): +5,47%
  • BTG Pactual units (BPAC11): +5,14%
  • Gol PN (GOLL4): +4,98%

Veja também as cinco maiores quedas do índice:

  • Itaú Unibanco PN (ITUB4): -1,81%
  • Santander Brasil units (SANB11): -1,17%
  • Energias do Brasil ON (ENBR3): -1,14%
  • Bradesco PN (BBDC4): -1,12%
  • Itaúsa PN (ITSA4): -0,96%
Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

DINHEIRO NO BOLSO

Presidente da Petrobras (PETR4) garante que estatal vai entregar dividendos prometidos aos acionistas

Silva e Luna reforçou que a empresa é acompanhada por vários órgãos, e que sua equipe tem total conforto e liberdade para gerenciar

Efeito Ômicron

Com nova variante no radar, Jerome Powell abandona discurso de inflação transitória e apavora mercados; entenda

O presidente do Fed confirmou que o banco central dos EUA deve agir para impedir que a alta dos preços se torne algo estrutural no país

Problemas no login

Em dia de pagamento do 13º salário, aplicativo do Bradesco (BBDC4) apresenta falhas e dificulta a vida dos usuários

O banco foi parar no topo dos assuntos mais comentados do Twitter na manhã de hoje, com usuários relatando falhas no aplicativo

DESFIBRILANDO VALOR

Aporte de R$ 1 bilhão destrava valor na Ânima; ação dispara quase 30% na B3, e XP recomenda compra

Para analistas, aporte bilionário condicionado a reorganização societária deve destravar valor e diminuir alavancagem da instituição de ensino

Radiocash

Selic em alta mais bolsa em baixa é igual à fuga para a renda fixa? Para presidente da Anbima, diversificação veio para ficar

As alocações em renda variável podem até diminuir, mas Carlos Ambrósio não acredita que voltaremos para a realidade de ‘poupança, renda fixa e nada mais’

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies