Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2019-09-19T15:49:17-03:00
Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Vídeo

Quais as diferenças entre ações ordinárias e preferenciais?

Os dois tipos de ações que podem ser negociados por companhias abertas em bolsa têm relação com o direito a voto e a recebimento dos dividendos, bem como com os direitos dos acionistas em caso de venda do controle da companhia

30 de maio de 2019
14:42 - atualizado às 15:49

Quem já teve um primeiro contato com o mundo da bolsa de valores provavelmente já reparou que a Petrobras, por exemplo, negocia dois tipos de ações: PETR3 e PETR4. As primeiras são as ações ordinárias, e as segundas, as chamadas ações preferenciais. Mas quais as diferenças entre elas? No vídeo a seguir eu te explico as características e diferenças das ações ordinárias e preferenciais:

Veja a seguir a transcrição do vídeo sobre as diferenças entre ações ordinárias e preferenciais

A bolsa de valores é cheia das siglas, códigos e jargões. Você já deve ter reparado que no final dos códigos das ações sempre tem um número, geralmente três ou quatro. Ou então que os nomes das ações às vezes vêm acompanhados de um ON ou PN. E talvez já tenha ouvido falar em ações ordinárias e preferenciais. Mas você sabe quais as diferenças entre elas?

As empresas listadas em bolsa podem emitir dois tipos de ações: as ordinárias ou ON, e as preferenciais ou PN. Algumas companhias negociam apenas um tipo de ação, enquanto outras negociam as duas. As empresas que fazem parte do mais alto segmento de governança corporativa da bolsa, o Novo Mercado, só podem negociar ações ordinárias. As ações ON têm seu código marcado pelo número três, enquanto as PN normalmente têm o código marcado pelo número quatro.

As ações ordinárias são aquelas que, por Lei, conferem direito a voto nas assembleias de acionistas ao seu detentor. Além disso, elas dão direito ao chamado tag along, um mecanismo de proteção aos minoritários no caso de mudança no controle da companhia. Caso o controlador da empresa receba uma oferta para vender as suas ações ordinárias, o comprador interessado fica obrigado a estender a oferta a todos os minoritários detentores de ações ON, garantindo um preço mínimo por ação equivalente a 80% do valor por ação pago ao controlador.

Já as ações preferenciais não têm direito a voto ou sofrem algum tipo de restrição em relação a esse direito. Como compensação, os detentores de ações PN podem ter prioridade no recebimento de dividendos, no reembolso de capital investido em caso de quebra da companhia ou as duas coisas. A prioridade no recebimento de dividendos pode consistir, por exemplo, no direito de receber um dividendo um pouco maior que os detentores de ações ordinárias. Além disso, é possível que a companhia estenda às ações preferenciais o direito ao tag along.

Algumas companhias têm mais de uma classe de ações preferenciais, as PNA e PNB. Quando isso acontece é porque os direitos e restrições de uma classe são diferentes dos direitos e restrições da outra. Os códigos das ações PNA são designados pelo número cinco, e os das ações PNB, pelo número seis.

Gostou do vídeo? Então não deixa de assinar o canal de YouTube do Seu Dinheiro e clicar no sininho para receber as notificações. E pode deixar dúvidas e ideias para os próximos vídeos aqui no campo de comentários.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Clube do Livro

Para ter sucesso nos investimentos, é preciso fugir das armadilhas da mente – É o que mostra o livro “A arte de pensar claramente”, de Rolf Dobelli

Compreender como o nosso cérebro funciona no processo de tomada de decisões é essencial para ter mais assertividade na vida financeira e nos investimentos.

Trilhas de Carreira

O que os cursos sobre liderança profissional não contam para você

Já vi e participei de muitas capacitações, mas poucas me transformaram genuinamente. Isso me faz refletir bastante sobre a essência dos líderes, e observo que há um padrão bem recorrente

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Reserva de emergência é para todo mundo? Não segundo este planejador financeiro; entenda

Separar uma quantia para imprevistos não importa a sua situação é uma recomendação quase unânime entre os planejadores financeiros, mas esse profissional acredita no contrário

EMISSÃO DE AÇÕES

Marisa (AMAR3) vai aumentar o capital social — o que isso significa para os acionistas?

A varejista de moda emitirá até 81 milhões ações a R$ 3,08 cada, um desconto de cerca de 17,5% em relação ao fechamento dos papéis ontem.

TURISMO DO FUTURO

Embraer (EMBR3) fecha mais uma parceria e vai levar seu ‘carro voador’ para a Grande Barreira de Corais, na Austrália

Em conjunto com a Nautilus Aviation, a empresa irá operar em algumas das atrações turísticas mais icônicas de do estado de Queensland

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies