Menu
2019-09-19T15:49:17-03:00
Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Vídeo

Quais as diferenças entre ações ordinárias e preferenciais?

Os dois tipos de ações que podem ser negociados por companhias abertas em bolsa têm relação com o direito a voto e a recebimento dos dividendos, bem como com os direitos dos acionistas em caso de venda do controle da companhia

30 de maio de 2019
14:42 - atualizado às 15:49

Quem já teve um primeiro contato com o mundo da bolsa de valores provavelmente já reparou que a Petrobras, por exemplo, negocia dois tipos de ações: PETR3 e PETR4. As primeiras são as ações ordinárias, e as segundas, as chamadas ações preferenciais. Mas quais as diferenças entre elas? No vídeo a seguir eu te explico as características e diferenças das ações ordinárias e preferenciais:

Veja a seguir a transcrição do vídeo sobre as diferenças entre ações ordinárias e preferenciais

A bolsa de valores é cheia das siglas, códigos e jargões. Você já deve ter reparado que no final dos códigos das ações sempre tem um número, geralmente três ou quatro. Ou então que os nomes das ações às vezes vêm acompanhados de um ON ou PN. E talvez já tenha ouvido falar em ações ordinárias e preferenciais. Mas você sabe quais as diferenças entre elas?

As empresas listadas em bolsa podem emitir dois tipos de ações: as ordinárias ou ON, e as preferenciais ou PN. Algumas companhias negociam apenas um tipo de ação, enquanto outras negociam as duas. As empresas que fazem parte do mais alto segmento de governança corporativa da bolsa, o Novo Mercado, só podem negociar ações ordinárias. As ações ON têm seu código marcado pelo número três, enquanto as PN normalmente têm o código marcado pelo número quatro.

As ações ordinárias são aquelas que, por Lei, conferem direito a voto nas assembleias de acionistas ao seu detentor. Além disso, elas dão direito ao chamado tag along, um mecanismo de proteção aos minoritários no caso de mudança no controle da companhia. Caso o controlador da empresa receba uma oferta para vender as suas ações ordinárias, o comprador interessado fica obrigado a estender a oferta a todos os minoritários detentores de ações ON, garantindo um preço mínimo por ação equivalente a 80% do valor por ação pago ao controlador.

Já as ações preferenciais não têm direito a voto ou sofrem algum tipo de restrição em relação a esse direito. Como compensação, os detentores de ações PN podem ter prioridade no recebimento de dividendos, no reembolso de capital investido em caso de quebra da companhia ou as duas coisas. A prioridade no recebimento de dividendos pode consistir, por exemplo, no direito de receber um dividendo um pouco maior que os detentores de ações ordinárias. Além disso, é possível que a companhia estenda às ações preferenciais o direito ao tag along.

Algumas companhias têm mais de uma classe de ações preferenciais, as PNA e PNB. Quando isso acontece é porque os direitos e restrições de uma classe são diferentes dos direitos e restrições da outra. Os códigos das ações PNA são designados pelo número cinco, e os das ações PNB, pelo número seis.

Gostou do vídeo? Então não deixa de assinar o canal de YouTube do Seu Dinheiro e clicar no sininho para receber as notificações. E pode deixar dúvidas e ideias para os próximos vídeos aqui no campo de comentários.

Comentários
Leia também
INVISTA COMO UM MILIONÁRIO

Sirva-se no banquete de investimentos dos ricaços

Você sabe como ter acesso aos craques que montam as carteiras dos ricaços com aplicações mínimas de R$ 30? A Pi nasceu para colocar esses bons investimentos ao seu alcance

Dinheiro no bolso

Banco do Brasil anuncia pagamento de R$ 333 milhões em JCP do 4T20

Dessa forma serão pagos no dia 30 de dezembro e terão como base a posição acionária do dia 11 de dezembro de 2020

seu dinheiro na sua noite

Maradona e o rali da bolsa

O baixinho Maradona passa por dois marcadores, toca para o companheiro e depois corre para disputar a bola na área. Ele dá um salto e, de alguma forma, consegue subir mais que o goleiro inglês Peter Shilton para empurrar (literalmente) a bola para as redes. O lance do antológico gol de mão do craque argentino […]

fechamento dos mercados

Ibovespa desacelera com queda de Petrobras, mas fecha acima de 110 mil com Itaú e Vale e sobe 4% na semana

Bolsas americanas fecham para cima, renovando máximas históricas, em sessão mais curta; por aqui, ações de Petrobras reduziram alta perto do fim da sessão, eventualmente virando e fechando em queda, tirando índice acionário local da proximidade do pico intradiário

Urgente

Guilherme Boulos é diagnosticado com Covid-19

As agendas de campanha foram todas suspensas, e a coordenação da campanha vai propor à TV Globo que o último debate, previsto para hoje, seja feito de forma virtual.

Novidade no mercado

CMN: corretora de título e valor mobiliários pode prestar serviço de pagamento

Com isso, as SCTVM e SDTVM deverão optar entre a manutenção das atuais contas de registro ou a utilização de contas de pagamento.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies