Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2019-07-12T10:29:01-03:00
Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Vídeo

Pré-abertura? After market? O que acontece em cada etapa do pregão de ações na bolsa

Além do horário de negociação, o investidor pessoa física também deve conhecer as regras de cada etapa do pregão de ações; confira neste vídeo o que caracteriza cada uma

12 de julho de 2019
5:30 - atualizado às 10:29

Uma das primeiras coisas que você precisa saber antes de começar a negociar ações por conta própria é o horário de negociação na B3. Só que o pregão é dividido em várias etapas, como pré-abertura, negociação e after market. Você sabe o que pode acontecer em cada uma delas?

O after market é o que mais costuma gerar dúvidas nos investidores iniciantes. No vídeo a seguir eu falo sobre o horário de negociação de ações na bolsa e as regras de cada fase do pregão:

Confira a transcrição do vídeo sobre as etapas do pregão na B3

A bolsa de valores é cheia de regrinhas, a começar pelo horário do pregão. No Brasil, a bolsa funciona somente nos dias úteis, e a negociação dos diferentes tipos de ativo tem hora para começar e para acabar. Só que entre a abertura e o fechamento, cada faixa de horário tem uma finalidade diferente. Por exemplo, você sabe o que é pré-abertura? Ou mesmo after market? Se não, eu vou esclarecer essas dúvidas nesse vídeo.

A bolsa brasileira funciona em horário comercial. A negociação normal de ações geralmente ocorre entre as 10h e as 17h, podendo variar um pouco ao longo do ano por causa do horário de verão, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Eu vou deixar aqui o link para o site da B3 onde costumam ser atualizados os horários de negociação.

Só que a movimentação, na verdade, começa meia hora antes do início do pregão. Nos primeiros 15 minutos, os investidores podem cancelar ofertas feitas fora do horário de funcionamento, mas ainda não concluídas; nos 15 minutos seguintes, acontece o leilão de pré-abertura, em que os investidores fazem ofertas, mas os negócios ainda não são concretizados e também não podem ser cancelados. É na pré-abertura que acontece a formação de preço das ações, principalmente daquelas que têm mais liquidez. Essa fase de leilão tem o objetivo de tornar a formação do preço de abertura mais transparente.

Nos cinco minutos finais do pregão regular acontece o call de fechamento. Ou seja, das 16h55 até as 17h, num dia de horário normal, os investidores participam de um leilão que determina os preços de fechamento dos ativos. No mercado de ações, somente os papéis que fazem parte dos índices da bolsa podem ser negociados nessa fase. Outras ações só podem participar por determinação expressa da B3 com meia hora de antecedência.

Depois do fechamento, temos o after market. Ele começa 25 minutos depois do pregão regular e dura 35 minutos. Ou seja, num dia normal, essa fase termina às 18 horas. O after market é uma espécie de prorrogação, aquele chorinho no final da cerveja.

Os primeiros cinco minutos do after market são reservados para o cancelamento de ofertas. Caso o investidor tenha feito uma oferta durante o período normal de negociação que não tenha sido concretizada, ela vai ser concluída no after. Mas se ele não quiser que ela seja fechada, basta cancelar nesses primeiros cinco minutos.

Na meia hora seguinte acontece a negociação. É nessa fase que os investidores que não conseguem negociar em horário comercial podem fazer as suas ordens. Também é uma segunda chance para aqueles que não conseguiram fazer ajustes no final do pregão normal.

Mas o after market tem algumas restrições. Só podem ser negociadas ações no mercado à vista que tenham sido negociadas no pregão normal do mesmo dia e que façam parte do Ibovespa. Além disso, não pode haver oscilações de preço maiores do que 2% para cima ou para baixo em relação ao preço de fechamento. Também existe uma restrição de volume de negociação de R$ 900 mil por CPF.

Gostou do vídeo? Então não se esquece de se inscrever no canal do Seu Dinheiro no YouTube e clicar no sininho para receber as notificações. E pode deixar as suas dúvidas e sugestões para outros vídeos no campo dos comentários.

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

Polêmica

Reserva de emergência e aplicações de curto prazo: CDB 100% do CDI pode ser melhor que Tesouro Selic?

Com a Selic mais alta, vale a pena voltar a discutir qual a opção ideal para a reserva de emergência; e, nesse sentido, os CDBs que pagam 100% do CDI com liquidez diária podem sim ser uma boa pedida

De volta ao jogo

Como ficam os seus investimentos em renda fixa com a Selic em 6,25%

Renda fixa “voltou ao jogo”, mas ainda não dá para ficar rico. Veja como fica o retorno das aplicações conservadoras agora que o Banco Central elevou a Selic mais uma vez

entrevista

BC briga para recuperar a credibilidade e poderia ter acelerado alta da Selic, diz economista-chefe da gestora Garde

Para Daniel Weeks, BC passou mais tempo do que o necessário com a sinalização de que manteria taxa de juros muito baixas; ele avalia que aumento poderia ter sido de 1,25 ponto e que discussão sobre fim do ciclo de ajustes ainda não acabou

Seu Dinheiro na sua noite

Seguindo a rota planejada

Decisão da Selic pelo Copom, juros nos Estados Unidos, dólar em alta e muitas outras notícias que mexeram com o mercado hoje

Vai mudar

Ultrapar (UGPA3): Marcos Lutz, ex-presidente da Cosan, assumirá como CEO em janeiro de 2022

Lutz já era membro do conselho de administração da Ultrapar (UGPA3) e, após o período como CEO, deve virar presidente do colegiado

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies