Menu
2019-07-12T10:29:01-03:00
Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Vídeo

Pré-abertura? After market? O que acontece em cada etapa do pregão de ações na bolsa

Além do horário de negociação, o investidor pessoa física também deve conhecer as regras de cada etapa do pregão de ações; confira neste vídeo o que caracteriza cada uma

12 de julho de 2019
5:30 - atualizado às 10:29

Uma das primeiras coisas que você precisa saber antes de começar a negociar ações por conta própria é o horário de negociação na B3. Só que o pregão é dividido em várias etapas, como pré-abertura, negociação e after market. Você sabe o que pode acontecer em cada uma delas?

O after market é o que mais costuma gerar dúvidas nos investidores iniciantes. No vídeo a seguir eu falo sobre o horário de negociação de ações na bolsa e as regras de cada fase do pregão:

Confira a transcrição do vídeo sobre as etapas do pregão na B3

A bolsa de valores é cheia de regrinhas, a começar pelo horário do pregão. No Brasil, a bolsa funciona somente nos dias úteis, e a negociação dos diferentes tipos de ativo tem hora para começar e para acabar. Só que entre a abertura e o fechamento, cada faixa de horário tem uma finalidade diferente. Por exemplo, você sabe o que é pré-abertura? Ou mesmo after market? Se não, eu vou esclarecer essas dúvidas nesse vídeo.

A bolsa brasileira funciona em horário comercial. A negociação normal de ações geralmente ocorre entre as 10h e as 17h, podendo variar um pouco ao longo do ano por causa do horário de verão, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Eu vou deixar aqui o link para o site da B3 onde costumam ser atualizados os horários de negociação.

Só que a movimentação, na verdade, começa meia hora antes do início do pregão. Nos primeiros 15 minutos, os investidores podem cancelar ofertas feitas fora do horário de funcionamento, mas ainda não concluídas; nos 15 minutos seguintes, acontece o leilão de pré-abertura, em que os investidores fazem ofertas, mas os negócios ainda não são concretizados e também não podem ser cancelados. É na pré-abertura que acontece a formação de preço das ações, principalmente daquelas que têm mais liquidez. Essa fase de leilão tem o objetivo de tornar a formação do preço de abertura mais transparente.

Nos cinco minutos finais do pregão regular acontece o call de fechamento. Ou seja, das 16h55 até as 17h, num dia de horário normal, os investidores participam de um leilão que determina os preços de fechamento dos ativos. No mercado de ações, somente os papéis que fazem parte dos índices da bolsa podem ser negociados nessa fase. Outras ações só podem participar por determinação expressa da B3 com meia hora de antecedência.

Depois do fechamento, temos o after market. Ele começa 25 minutos depois do pregão regular e dura 35 minutos. Ou seja, num dia normal, essa fase termina às 18 horas. O after market é uma espécie de prorrogação, aquele chorinho no final da cerveja.

Os primeiros cinco minutos do after market são reservados para o cancelamento de ofertas. Caso o investidor tenha feito uma oferta durante o período normal de negociação que não tenha sido concretizada, ela vai ser concluída no after. Mas se ele não quiser que ela seja fechada, basta cancelar nesses primeiros cinco minutos.

Na meia hora seguinte acontece a negociação. É nessa fase que os investidores que não conseguem negociar em horário comercial podem fazer as suas ordens. Também é uma segunda chance para aqueles que não conseguiram fazer ajustes no final do pregão normal.

Mas o after market tem algumas restrições. Só podem ser negociadas ações no mercado à vista que tenham sido negociadas no pregão normal do mesmo dia e que façam parte do Ibovespa. Além disso, não pode haver oscilações de preço maiores do que 2% para cima ou para baixo em relação ao preço de fechamento. Também existe uma restrição de volume de negociação de R$ 900 mil por CPF.

Gostou do vídeo? Então não se esquece de se inscrever no canal do Seu Dinheiro no YouTube e clicar no sininho para receber as notificações. E pode deixar as suas dúvidas e sugestões para outros vídeos no campo dos comentários.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Direto na conta

Caixa começa a pagar hoje segunda parcela do auxílio emergencial

Nascidos em janeiro receberão nas contas poupança digitais

ESTRADA DO FUTURO

As ações de tecnologia estão caras ou baratas? Saiba como os analistas fazem as contas

Com o tempo, a análise dessas empresas migrou da abordagem de tradicional para um modelo de probabilidades e grandes números

Pandemia

Número de óbitos por covid-19 passa de 434 mil; casos passam de 15,5 milhões

Mais de 2 mil mortes e 67 mil novos casos foram registrados nas últimas 24 horas

Polui menos

Petrobras bate recorde de vendas de diesel S-10

Impacto ambiental do derivado é menor

Acabou a mamata?

Congresso reage a supersalários da cúpula do governo

Medida beneficia diretamente o presidente Jair Bolsonaro e seu vice, Hamilton Mourão

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies